Problema instalação elétrica quarto

Responder
Luissarabando
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 nov 2020, 22:13

Problema instalação elétrica quarto

Mensagem por Luissarabando »

Olá a todos. Sou novo por aqui e trago aqui umas dúvidas se alguém pudesse esclarecer. Comprei recentemente uma casa para restaurar, e tenho efetuado eu mesmo as obras incluindo mudança da aparelhagem elétrica. Apesar de ter tido alguns estudos na área da eletricidade e eletrónica já são conhecimentos que ficaram algo esquecidos. Acontece que num dos quartos tenho um interruptor, duas lâmpadas e dois interruptores do tipo "pêra" dos antigos. Alguém aqui poderia disponibilizar o esquema elétrico funcional destes elementos? Para tristeza minha a instalação elétrica, nomeadamente a cor dos condutores, não foi feita consoante as normas, e tenho varios cabos da mesma cor, que são tanto neutro como fase e é dificil perceber de onde vêem e para o que são. Apesar de já os ter identificado com recurso a multimetro , nao vejo qual o modo certo de fazer as ligações. Sendo as "pêras" antigas, elas sao um interruptor ligados a uma certa "tomada" específica que não encontro novo em lado nenhum? Como se fazem estas ligações hoje em dia? Sendo duas lâmpadas é possivel fazer corretamente a comutação entre o interruptor de parede e as duas "pêras"? E deve ser empregue o de escada ou o de lustre? Desculpem lá a minha ignorância, mas não estou a entender muito do assunto. Se alguém puder ajudar agradeço, um abraço a todos aqui do grupo :)
rio
Curioso
Curioso
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Re: Problema instalação elétrica quarto

Mensagem por rio »

A primeira coisa é dizer
Quantos fios tens e cores de um sitio para o outro.
Para ter noção se faltam fios para o que quer fazer.
Ou o que dá para fazer com os fios que estão nas instalações
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Luissarabando Escreveu: 09 nov 2020, 22:31 Olá a todos. Sou novo por aqui e trago aqui umas dúvidas se alguém pudesse esclarecer. Comprei recentemente uma casa para restaurar, e tenho efetuado eu mesmo as obras incluindo mudança da aparelhagem elétrica. Apesar de ter tido alguns estudos na área da eletricidade e eletrónica já são conhecimentos que ficaram algo esquecidos. Acontece que num dos quartos tenho um interruptor, duas lâmpadas e dois interruptores do tipo "pêra" dos antigos. Alguém aqui poderia disponibilizar o esquema elétrico funcional destes elementos? Para tristeza minha a instalação elétrica, nomeadamente a cor dos condutores, não foi feita consoante as normas, e tenho varios cabos da mesma cor, que são tanto neutro como fase e é dificil perceber de onde vêem e para o que são. Apesar de já os ter identificado com recurso a multimetro , nao vejo qual o modo certo de fazer as ligações. Sendo as "pêras" antigas, elas sao um interruptor ligados a uma certa "tomada" específica que não encontro novo em lado nenhum? Como se fazem estas ligações hoje em dia? Sendo duas lâmpadas é possivel fazer corretamente a comutação entre o interruptor de parede e as duas "pêras"? E deve ser empregue o de escada ou o de lustre? Desculpem lá a minha ignorância, mas não estou a entender muito do assunto. Se alguém puder ajudar agradeço, um abraço a todos aqui do grupo :)
Os interruptores do tipo "pera" que eu conheço são os utilizados em candeeiros. De modo que ajudaria a entender se pudesse partilhar algumas fotos.

No que toca à instalação existente se não tem cores a identificar cada condutor terá que começar pelo principio, no quadro, e identificar cada condutor e à medida que segue o seu percurso em cada caixa de derivação, tomada ou interruptor, identificar um a um. Caso contrário será muito dificil conhecer e entender a instalação existente.

Quanto ao tipo de interruptores terá que entender o que existe e o que pretende, um interruptor simples só permite uma função, o de lustre permite duas funções separadas, já o de escada permite ligar e desligar em dois pontos distintos.

Para o poder ajudar tem que partilhar mais informação sobre o que realmente pretende fazer.

Cumprimentos.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

As peras que ele se refere, são as peras comutadoras (comutador de escada).
Trança de 3 fios.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”