Tenho uma dúvida acerca de uma possível instalação para um ponto de carregamento para VE numa garagem de um condomínio, e tenho esperança que alguém por aqui me consiga ajudar e apontar a regulamentação técnica aplicável para eu aprofundar o assunto.
Primeiro algum contexto: moro num prédio multifamiliar (vulgo condomínio), construído algures em meados dos anos 70. Este prédio tem 12 andares, 2 apartamentos por andar, estando eu no 11º.
A garagem deste prédio é composta por "boxs" fechadas que são parte das várias fracções, ou seja não podem ser vendidas em separado do apartamento. Como tal, na garagem há 24 "boxs", uma por apartamento.
Já discuti com a administração do condomínio a possibilidade de instalar um posto de carregamento ligado ao quadro da garagem, o qual tem um contador EDP.
A ideia não foi bem recebida, sendo o principal argumento o de que se eu fizer outros também vão querer no futuro, e depois não irá dar para toda a gente.
Pediram-me para pesquisar uma solução que permitisse no futuro escalar para o prédio inteiro caso fosse necessário.
Apesar de ter efectuado essa pesquisa, cheguei mesmo a contactar a EDP para a solução que têm para condomínios, sempre achei que não faria muito sentido estar a onerar o condomínio num investimento possivelmente avultado sendo eu para já o único condómino que pretende instalar um ponto de carga.
Assim sendo, um dia ocorreu-me uma alternativa que permitiria fazer uma ligação do quadro da minha fracção até à minha "box", o que à partida resolve todas as questões que o condomínio levantou anteriormente.
No entanto, sendo este um prédio antigo, não tem qualquer conduta vertical por onde passar cabos (na altura não se pensava no futuro), e a minha solução passa então por passar o cabo via a conduta de ventilação de uma das casas-de-banho.
Cada apartamento em cada piso tem a sua própria conduta, por isso, a conduta que serve a minha casa-de-banho só serve a minha casa-de-banho e não há potenciais interferências com a ventilação das casas-de-banho dos vizinhos.
Daí para a frente, e porque a saída da conduta fica no túnel da rampa de acesso à garagem, é fácil fazer o cabo chegar à minha "box" no -2 navegando o mesmo ao longo das paredes e tectos. Como é tudo aberto, não há necessidade de fazer furos, nem qualquer tipo de trabalho que afecte permanentemente o edifício.
É o que eu chamaria de uma instalação limpa no que diz respeito às partes comuns, se retirasse o cabo era (quase) como se nunca lá estivesse estado.
Já contactei uma empresa credenciada, que já efectuou dezenas de instalações de pontos de carga para VE nos mais diversos cenários, e é uma instalação tecnicamente exequível.
Agora as minhas dúvidas prendem-se mais com questões legais e regulamentares:

Necessito de ter estas duas questões respondidas e devidamente fundamentadas nos regulamentos ou legislação, antes de propor isto ao condomínio.
Desde já, um muito obrigado pelas respostas.