Bom dia Pessoal,
Comprei alguns potenciometros B 100k e instalei em uma lampada LED giratória, ela girava com muita velocidade e agora posso controlar isso e até parar este giro, mas com muita dificuldade no controle, é um motorzinho, pois o potenciomentro me dá apenas 1milímetro de área para controlar, preciso ficar alguns minutos tentando encontrar a velocidade desejada, pois o espaço para controlar é muito curto e nao consigo parar no ponto exacto, quaquer movimento no potenciometro ele vai logo a parar o motorzinho. ou seja, 99% do potenciomentro indica o motor parado e apenas 1% controla a velocidade. Porque isso acontece? errei na compra do potenciomentro? Qual modelo me daria um controle maior do motorzinho desta lâmpada?
Como sei qual potenciomentro escolher para ter um maior controle dos aparelhos? Exite uma tabela?
Fico muito agradecido por qualquer ajuda, muito obrigado! Abraços
Caixa de Potenciometro Universal (ideia)
Re: Caixa de Potenciometro Universal (ideia)
muito obrigado pela resposta nelmindo, acho que vai ter que ser um menor mesmo que 1k, mas nao estou achando para comprar, nem consigo achar informação de como se escreve o potenciomento menor que 1k, como é que eu acho ele tipo 0,5k? como é a unidade de menor que 1 k?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
100 ohm = 100RRolter Escreveu: 09 nov 2020, 01:18muito obrigado pela resposta nelmindo, acho que vai ter que ser um menor mesmo que 1k, mas nao estou achando para comprar, nem consigo achar informação de como se escreve o potenciomento menor que 1k, como é que eu acho ele tipo 0,5k? como é a unidade de menor que 1 k?
10 ohm = 10R
470 ohm = 470R
2,2 ohm = 2R2
tanto a letra k, ou a letra M nos componentes electrónicos ficam no sitio onde deveria estar um virgula, no mesmo contexto.
2200 ohm = 2,2k, na eletrónica (inscrição nos componentes) fica 2k2
A letra R fica reservada para valores abaixo 1000 ohm, associando a letra R a resistência.
publicado sem intenção de publicidade:
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=005-1102
obrigado pela resposta nelmindo, mas nao percebi. Pode dizer como devo buscar em lojas online o potenciometro referente 10 vezes menor que 1k? ou seja 0,1knelmindo Escreveu: 10 nov 2020, 19:53100 ohm = 100RRolter Escreveu: 09 nov 2020, 01:18muito obrigado pela resposta nelmindo, acho que vai ter que ser um menor mesmo que 1k, mas nao estou achando para comprar, nem consigo achar informação de como se escreve o potenciomento menor que 1k, como é que eu acho ele tipo 0,5k? como é a unidade de menor que 1 k?
10 ohm = 10R
470 ohm = 470R
2,2 ohm = 2R2
tanto a letra k, ou a letra M nos componentes electrónicos ficam no sitio onde deveria estar um virgula, no mesmo contexto.
2200 ohm = 2,2k, na eletrónica (inscrição nos componentes) fica 2k2
A letra R fica reservada para valores abaixo 1000 ohm, associando a letra R a resistência.
publicado sem intenção de publicidade:
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=005-1102
muito obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
A unidade de medida da resistência eléctrica é o Ohm. São utilizados os múltiplos e sub-multiplos desta unidade para consensão os números, assim:
100 000 Ohm é representado como 100 kOhm
assim como, 1 000 000 Ohm é respresentado como 1 MOhm.
Se tem uma resistência de 1k (Ohm), quer dizer que tem uma resistência de 1000 Ohm. Se quer uma resistência 10 vezes menor, quer dizer que precisa de uma resistência de 100 Ohm.
Como o nelmindo referiu no post, por vezes o Ohm (que é representado pela letra grega Omega maiúsculo), também é representado pela letra "R". Então, pode ser que encontre essa resistência (ou potenciómetro), identificado como 100R.
Se tem uma resistência de 1k (Ohm), quer dizer que tem uma resistência de 1000 Ohm. Se quer uma resistência 10 vezes menor, quer dizer que precisa de uma resistência de 100 Ohm.
Como o nelmindo referiu no post, por vezes o Ohm (que é representado pela letra grega Omega maiúsculo), também é representado pela letra "R". Então, pode ser que encontre essa resistência (ou potenciómetro), identificado como 100R.
Muito obrigado luissilva, encontrei na net por 100R. Vou testar para ver se com 100R tenho maior controle do giro do motar da lampada.luisilva78 Escreveu: 14 nov 2020, 13:15 A unidade de medida da resistência eléctrica é o Ohm. São utilizados os múltiplos e sub-multiplos desta unidade para consensão os números, assim:
Existe alguma tabela que mostre como escolher determinado potenciometro para determinado aparelho conforma sua força, voltagem, watts (não sei de tudo como determinar essa escolha)
Muito Obrigado