Um edifício com três projetos 3 ITED

Responder
ruiguedes
Curioso
Curioso
Registado: 07 jun 2011, 19:25
Has thanked: 5 times

Um edifício com três projetos 3 ITED

Mensagem por ruiguedes »

Bom dia,
Estou com uma dúvida acerca da abordagem a um projeto de ited4 na esperança que alguém possa responder.

Trata-se de um edifício de serviços, em que no seu interior irão funcionar três instituições de forma independente. O edifício interiormente não é fechado, ou seja, há portas de acesso/corredores, e as instituições podem comunicar fisicamente pelo interior do edifício. O dono de obra deseja que cada uma das instituições tenha o seu serviço de telecomunicações.

A dúvida é: Poderei ter para um só edifício 3 CVM, 3 PAT, basicamente 3 ited's, de forma a poder ter três redes distintas a funcionar de forma independente? No manual ITED não encontro qualquer objeção ao desejado.

Cumprimentos
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Um edifício com três projetos 3 ITED

Mensagem por Varejo »

Faz um projeto ITED, com as frações projetadas como individuais.

4.1.2 EDIFÍCIOS DE DOIS OU MAIS FOGOS PROJETADOS COMO
INDIVIDUAIS

Em edifícios com dois ou mais fogos com entradas independentes, ou sem quadro elétrico de
serviços comuns, as infraestruturas poderão ser projetadas como individuais, ou seja, sem rede
coletiva, sendo obrigatória a instalação de uma PAT (Passagem Aérea de Topo) e de uma CVM,
ou CAM, por fogo.

Embora as infraestruturas do edifício sejam projetadas sem rede coletiva, existe a obrigatoriedade,
em cada um dos fogos, de instalação de um sistema de receção de TDT, dando cumprimento ao
disposto no n.º 2 do artigo 59.º do DL123.
Esta solução pode ser utilizada, por exemplo, nos fogos em banda ou desenvolvidos em altura
(andar-moradia).
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
ruiguedes
Curioso
Curioso

Mensagem por ruiguedes »

Varejo Escreveu: 20 out 2020, 22:56 Faz um projeto ITED, com as frações projetadas como individuais.

4.1.2 EDIFÍCIOS DE DOIS OU MAIS FOGOS PROJETADOS COMO
INDIVIDUAIS

Em edifícios com dois ou mais fogos com entradas independentes, ou sem quadro elétrico de
serviços comuns, as infraestruturas poderão ser projetadas como individuais, ou seja, sem rede
coletiva, sendo obrigatória a instalação de uma PAT (Passagem Aérea de Topo) e de uma CVM,
ou CAM, por fogo.

Embora as infraestruturas do edifício sejam projetadas sem rede coletiva, existe a obrigatoriedade,
em cada um dos fogos, de instalação de um sistema de receção de TDT, dando cumprimento ao
disposto no n.º 2 do artigo 59.º do DL123.
Esta solução pode ser utilizada, por exemplo, nos fogos em banda ou desenvolvidos em altura
(andar-moradia).
Obrigado. É mesmo isto que vou implementar.
morim
Curioso
Curioso
Registado: 25 jan 2016, 13:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 5 times
Contacto:

Mensagem por morim »

Eu concordaria com o exposto, mas tenho de efectuar algumas perguntas para dar uma opinião concreta.

O edifício tem apenas um acesso comum às 3 empresas? Será um edifício tipo escritório open space, com salas/ divisões a dividirem as empresas?
Ou serão "3 edifícios independentes", cada um com a sua entrada, que têm espaços comuns?

Se for o primeiro , eu faria um CVM, um ATI/ATE (bastidor com todas as tecnologias e TDT (com ligação á PAT) e colocaria cada uma das empresas um PD com todas as tecnologias. E a partir dai perguntava ao dono de obra o que pretende fazer ou que será instalado nas empresas (o ideal seria as empresas darem um feedback para ser á medida).
Eu estou a imaginar que será um edifício tipo o da cisco no lagoas park, a nível de espaços comuns.

Se for o 2º caso, concordo com o Varejo

Abc
Na pratica, a teoria é outra!
ruiguedes
Curioso
Curioso

Mensagem por ruiguedes »

morim Escreveu: 21 out 2020, 10:35 Eu concordaria com o exposto, mas tenho de efectuar algumas perguntas para dar uma opinião concreta.

O edifício tem apenas um acesso comum às 3 empresas? Será um edifício tipo escritório open space, com salas/ divisões a dividirem as empresas?
Ou serão "3 edifícios independentes", cada um com a sua entrada, que têm espaços comuns?

Se for o primeiro , eu faria um CVM, um ATI/ATE (bastidor com todas as tecnologias e TDT (com ligação á PAT) e colocaria cada uma das empresas um PD com todas as tecnologias. E a partir dai perguntava ao dono de obra o que pretende fazer ou que será instalado nas empresas (o ideal seria as empresas darem um feedback para ser á medida).
Eu estou a imaginar que será um edifício tipo o da cisco no lagoas park, a nível de espaços comuns.

Se for o 2º caso, concordo com o Varejo

Abc
Boa tarde,

trata-se de um edifício único, cada uma das três instituições tem a sua entrada no edifício e os seus postos de trabalho estão bem definidos. No interior do edifício as instituições têm comunicação física entre elas, por corredores / portas de acesso interiores. Trata-se de um edifício público, que irá ter três instituições públicas no seu interior, mas o dono de obra (município) quer que cada uma delas tenham serviços independentes de modo a que os custos sejam da responsabilidade de cada uma delas. Como não tenho serviços comuns, acho que a única opção que tenho será ter três redes distintas, com três ited distintos.

Cumprimentos.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

Dá forma como interpreto a sua descrição do edificio não me parece que se possa enquadrar com o ponto "4.1.2 EDIFÍCIOS DE DOIS OU MAIS FOGOS PROJETADOS COMO INDIVIDUAIS".

seria bom ter uma planta para se perceber a constituição do edifício!!!
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Se não tem quadro de serviços comuns, não dá para fazer rede coletiva, pode projetar como individuais.

A zona interior onde as frações comunicam, não tem iluminação de serviços comuns?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Voto em redes ITED individuais (3 entradas) que poderão ou não ter uma rede privada partilhada.

Cumps!
ruiguedes
Curioso
Curioso

Mensagem por ruiguedes »

Varejo Escreveu: 23 out 2020, 20:25 Se não tem quadro de serviços comuns, não dá para fazer rede coletiva, pode projetar como individuais.

A zona interior onde as frações comunicam, não tem iluminação de serviços comuns?
Bom dia,

Não tem iluminação de serviços comuns. Ao sair de um espaço pertencente à instituição A, estou logo a entrar num espaço pertencente à instituição B. A iluminação existente no interior do edifício pertence a cada uma das três instituições.

Cumprimentos.
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”