Transformador AC DC em zona humida

Responder
jpoliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 out 2020, 22:32

Transformador AC DC em zona humida

Mensagem por jpoliveira »

Boa noite
Antes de mais avisar que é o meu primeiro post no fórum. Já há muito que o consulto mas só agora me registei (não tinha havido necessidade até então pois tudo me pareceu devidamente explícito :D )

O que me trás por cá é um problema com uma instalação que estou prestes a iniciar.
Trata-se de uma casa de banho, onde pretendo colocar luz led em fita numa sanca e é aqui que reside o meu problema.
A fita naturalmente terá proteção IP65 uma vez que será colocada perto da zona de banhos e não vale a pena o risco.
A minha grande dúvida é relativa à alimentação.
A fonte será colocada por dentro do teto falso, portanto não será diretamente exposta a humidade nem a vapores. No entanto não tenho 100% certeza se devo optar por uma fonte estanque ou se devo prosseguir com uma de IP20.

Creio que vim ao sítio certo perguntar :) Aguardo ansiosamente as vossas dicas.
Um abraço!
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Re: Transformador AC DC em zona humida

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Penso que não haverá problema em ser IP20. A questão das fitas de LED é essencialmente a "qualidade" dos drivers / transformadores e se vão estar a operar à potência máxima ou não.

Cumps!
jpoliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 out 2020, 22:32

Re: Transformador AC DC em zona humida

Mensagem por jpoliveira »

Obrigado Gil82,

A potencia é realmente algo que tenho em conta.
Estou a estimar +20% da potencia para o próprio transformador e a assumir apenas 80% da capacidade do transformador (talvez seja exagerado).

PotenciaTransformador ≈ (PotenciaNecessaria + 20%)/0.8
Portanto se eu necessitar de 26W de potencia para a fita, vou para um transformador de 35W no mínimo.

Abraço!
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”