Olá bom dia,
voluntariei-me para fazer a troca de uma lâmpada da escada, do prédio onde moro, pois pensava que estava fundida (há eternidades). Qual é o meu espanto quando vejo que o fio de ligação é dos antigos fios de pano. Fui até ao contador da escada e verifiquei que estavam diversas ligações desses fios... (PÂNICO!) Deixei tudo conforme estava.
É que recentemente tinham-me informado que a conduta de electricidade tinha sido colocada nova, mas pelo que averiguei o que há de novo, e pertencente à conduta, são os fios de electricidade que vão dar aos telefones dos apartamentos para a rua. A instalação que dá luz na escada é velha.
O prédio é dos anos 40, mas tem tido várias intervenções de obras, nos últimos anos, pelo que me informei, visto que fui para lá recentemente.
A minhas questões são as seguintes:
- Não está proibida, por lei, a utilização destes fios de pano antigos? Alguém me sabe dizer onde encontrar essa informação?
- Se correr algum incêndio, a seguradora pode-se esquivar de responsabilidades, visto que é um sistema antigo?
Desde já muito obrigada.
Fios de pano
Re: Fios de pano
Vou tentar esclarecer algumas questões...
Quando dizes que colocaram uma conduta nova, não sei se te referias á coluna eléctrica "a instalação principal do prédio que vos abastece de electricidade"
Pois se assim foi, o instalador ao efectuar a coluna, têm de garantir a qualidade mínima dos serviços comuns, ou seja...
- Iluminação das escadas
- Sistema de chamada "Campainhas, telefones porta, etc..."
- Abertura remota da porta da escada "trinco eléctrico c/ comando na habitação"
Claro que todos estes itens depois de intervencionados, tem de estar em consonância com as normas técnicas em vigor.
Quanto ao seguro não te sei explicar, mas penso que podem fugir ao pagamento de indemnizações caso exista negligencia na instalação que possa provocar o sinistro.
Quando dizes que colocaram uma conduta nova, não sei se te referias á coluna eléctrica "a instalação principal do prédio que vos abastece de electricidade"
Pois se assim foi, o instalador ao efectuar a coluna, têm de garantir a qualidade mínima dos serviços comuns, ou seja...
- Iluminação das escadas
- Sistema de chamada "Campainhas, telefones porta, etc..."
- Abertura remota da porta da escada "trinco eléctrico c/ comando na habitação"
Claro que todos estes itens depois de intervencionados, tem de estar em consonância com as normas técnicas em vigor.
Quanto ao seguro não te sei explicar, mas penso que podem fugir ao pagamento de indemnizações caso exista negligencia na instalação que possa provocar o sinistro.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 ago 2008, 22:39
Olá, muito obrigada pela resposta.
A questão aqui, é que quando fizeram essa dita obra na conduta, fizeram essas coisas que referiste, somente a iluminação da escada ficou como estava, ou seja, com os fios de pano. Mas, sinceramente, eu não sei até que ponto é que os fios de pano não ficaram, porque o condominio deveria querer algum orçamento mais comedido...
Eu nessa altura ainda não morava no prédio. Actualmente, já alertei para esta situação, mas as pessoas preferem ignorar, daí eu estar à procura de legislação para me apoiar e dar-lhes uma explicação com bases.
Já agora, alguém me sabe dizer, em electricidade, qual o termo técnico para fios de pano?
Muito obrigada.
A questão aqui, é que quando fizeram essa dita obra na conduta, fizeram essas coisas que referiste, somente a iluminação da escada ficou como estava, ou seja, com os fios de pano. Mas, sinceramente, eu não sei até que ponto é que os fios de pano não ficaram, porque o condominio deveria querer algum orçamento mais comedido...

Eu nessa altura ainda não morava no prédio. Actualmente, já alertei para esta situação, mas as pessoas preferem ignorar, daí eu estar à procura de legislação para me apoiar e dar-lhes uma explicação com bases.
Já agora, alguém me sabe dizer, em electricidade, qual o termo técnico para fios de pano?
Muito obrigada.
Existe uma situação onde te podes agarrar
Se a instalação da coluna montante foi feita de forma legal, obrigou a um projecto e respectiva vistoria.
Logo esse fios deveriam obrigatoriamente de ser substituídos, pois estão fora de legislação.
Por outro lado, pode ter acontecido outra situação, ou seja...
Alguém do prédio que encomendou o trabalho, pedio que fosse feito um reforço da coluna eléctrica, mas sem ter de cumprir com a legislação, apenas para assegurar o abastecimento sem problemas.
Desta forma o instalador pode fugir a muitos valores que seria obrigado pela legislação, desde o projecto, aos enfiamentos dos serviços comuns, etc...
E neste caso, não é responsável pelo enfiamentos antigos, digo eu
Se a instalação da coluna montante foi feita de forma legal, obrigou a um projecto e respectiva vistoria.
Logo esse fios deveriam obrigatoriamente de ser substituídos, pois estão fora de legislação.
Por outro lado, pode ter acontecido outra situação, ou seja...
Alguém do prédio que encomendou o trabalho, pedio que fosse feito um reforço da coluna eléctrica, mas sem ter de cumprir com a legislação, apenas para assegurar o abastecimento sem problemas.
Desta forma o instalador pode fugir a muitos valores que seria obrigado pela legislação, desde o projecto, aos enfiamentos dos serviços comuns, etc...
E neste caso, não é responsável pelo enfiamentos antigos, digo eu