Ligações com Shelly 1
Ligações com Shelly 1
Olá a todos
Num apartamento tenho alguns Shelly instalados no entanto apenas em 2 cenários não está a funcionar como previsto e como tal não me fez avançar para os quartos onde tenho 3 interruptores para 1 lâmpada apenas mas vou aos meus problemas neste momento
Passo a explicar
Cenário #1
Botão A e botão B
Ambos são de 1 interruptor e controlam a mesma lâmpada Y
Instalei no botao A o shelly no entanto para controlar no botão B tenho que deixar o botão A como “ligado”
Ou seja
Da a entender que é como num rio, se a barragem está aberta, a água passa e é possível fazer tudo e mais alguma coisa
(consigo ligar e desligar com o shelly ou usar o interruptor B)
Mas se ligar utilizando apenas no interruptor B não muda o estado na aplicação do shelly logo não consigo desligar pela App tenho pressionar novamente B para desligar a lâmpada.
Se a tal barragem interruptor A estiver fechada não consigo controlar nem no B nem na App
Onde é que deverei colocar o shelly ?
====
Cenário #2
Interruptor A (botão único - controla lâmpada X)
Interruptor B (botão duplo - B1 controla lâmpada X; B2 controla lâmpada Z)
Coloquei no interruptor B2 -1 shelly que controla bem a lâmpada Z)
Coloquei no interruptor A -1 shelly para controlar a lâmpada X mas aqui tenho problemas
se não “mexer” no interruptor A consigo controlar na App o ligar e desligar
Mas se ligar no interruptor B1 não informa o estado na aplicação e para desligar tenho que pressionar novamente o mesmo botão
O que estou fazer errado ?
Dá-me entender que tenho problema igual ao cenário 1.
Ou no cenário 2, devia mudar o shelly no B2 para o shelly 2,5 e assim controlava as 2 lâmpadas (X e Y)??
PS a nível de ligações ao shelly
Eu já entendi dai ter conseguido ligar
E estão a funcionar a 100% os interruptores que tenho ligados apenas para uma lâmpada
Config do shelly
N-neutro
O-fio que liga a lâmpada
SW-fio que entra no interruptor
L e I - e a fase
Num apartamento tenho alguns Shelly instalados no entanto apenas em 2 cenários não está a funcionar como previsto e como tal não me fez avançar para os quartos onde tenho 3 interruptores para 1 lâmpada apenas mas vou aos meus problemas neste momento
Passo a explicar
Cenário #1
Botão A e botão B
Ambos são de 1 interruptor e controlam a mesma lâmpada Y
Instalei no botao A o shelly no entanto para controlar no botão B tenho que deixar o botão A como “ligado”
Ou seja
Da a entender que é como num rio, se a barragem está aberta, a água passa e é possível fazer tudo e mais alguma coisa
(consigo ligar e desligar com o shelly ou usar o interruptor B)
Mas se ligar utilizando apenas no interruptor B não muda o estado na aplicação do shelly logo não consigo desligar pela App tenho pressionar novamente B para desligar a lâmpada.
Se a tal barragem interruptor A estiver fechada não consigo controlar nem no B nem na App
Onde é que deverei colocar o shelly ?
====
Cenário #2
Interruptor A (botão único - controla lâmpada X)
Interruptor B (botão duplo - B1 controla lâmpada X; B2 controla lâmpada Z)
Coloquei no interruptor B2 -1 shelly que controla bem a lâmpada Z)
Coloquei no interruptor A -1 shelly para controlar a lâmpada X mas aqui tenho problemas
se não “mexer” no interruptor A consigo controlar na App o ligar e desligar
Mas se ligar no interruptor B1 não informa o estado na aplicação e para desligar tenho que pressionar novamente o mesmo botão
O que estou fazer errado ?
Dá-me entender que tenho problema igual ao cenário 1.
Ou no cenário 2, devia mudar o shelly no B2 para o shelly 2,5 e assim controlava as 2 lâmpadas (X e Y)??
PS a nível de ligações ao shelly
Eu já entendi dai ter conseguido ligar
E estão a funcionar a 100% os interruptores que tenho ligados apenas para uma lâmpada
Config do shelly
N-neutro
O-fio que liga a lâmpada
SW-fio que entra no interruptor
L e I - e a fase
- Anexos
-
- 0E5DBE63-EF8E-4D59-B992-08268E110A77.jpeg (54.85 KiB) Visto 5862 vezes
-
- 9686F606-25A1-419A-A23B-5ECC0180E9C7.jpeg (37.11 KiB) Visto 5862 vezes
Re: Ligações com Shelly 1
Confirma as ligações que deve ser aí que está o problema.
N - Neutro (condutor direto)
L - Fase (condutor direto)
SW - Interruptor (saída do comutador que antes ligava diretamente à lâmpada, é necessário um condutor entre essa saída e o SW)
I - Fase (condutor direto), podes repicar do L
O - Lâmpada (condutor que antes ligava à lâmpada)
N - Neutro (condutor direto)
L - Fase (condutor direto)
SW - Interruptor (saída do comutador que antes ligava diretamente à lâmpada, é necessário um condutor entre essa saída e o SW)
I - Fase (condutor direto), podes repicar do L
O - Lâmpada (condutor que antes ligava à lâmpada)
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 13 times
Boa tarde,
No meu entendimento, conforme diz o colega joao-pt, no seu primeiro cenário será um erro de ligação.
Pelo que, para ter os 2 interruptores a funcionar para o mesmo ponto de luz com o Shelly, deverá ter o fio (castanho suponho) que vai do interruptor para o ponto de luz, a sair directo para o SW do Shelly e no Output deste, colocar um fio a sair directo para esse ponto de luz.
No segundo cenário, se entendi bem, parece-me apenas configuração na app.
Cumprimentos
No meu entendimento, conforme diz o colega joao-pt, no seu primeiro cenário será um erro de ligação.
Pelo que, para ter os 2 interruptores a funcionar para o mesmo ponto de luz com o Shelly, deverá ter o fio (castanho suponho) que vai do interruptor para o ponto de luz, a sair directo para o SW do Shelly e no Output deste, colocar um fio a sair directo para esse ponto de luz.
No segundo cenário, se entendi bem, parece-me apenas configuração na app.
Cumprimentos
Obrigado pelo feedback
Sobre as ligações elas estão bem
Eu já entendi que o significado da legenda O(output e a lâmpada etc )
E inclusive esta a funcionar se estive apenas a utilizar um interruptor
Os interruptores funcionam
Liga num ponto desligo noutro vice versa
A questão é mesmo com a App da shelly
Se a lâmpada tiver desligada consigo ligar na App e desligar
Se eu ligar no interruptor A (onde está o shelly ligado) muda o estado na App e consigo controlar na App também.
Problema está e no interruptor que tem mais uso que é o B
Não faz a comunicação com a App
Estará o shelly ligado no interruptor errado ??
Sei que o shelly liga no interruptor que tem a saida para a lâmpada. Correto ?? Como ter a certeza absoluta do output ?
Sobre as ligações elas estão bem
Eu já entendi que o significado da legenda O(output e a lâmpada etc )
E inclusive esta a funcionar se estive apenas a utilizar um interruptor
Os interruptores funcionam
Liga num ponto desligo noutro vice versa
A questão é mesmo com a App da shelly
Se a lâmpada tiver desligada consigo ligar na App e desligar
Se eu ligar no interruptor A (onde está o shelly ligado) muda o estado na App e consigo controlar na App também.
Problema está e no interruptor que tem mais uso que é o B
Não faz a comunicação com a App
Estará o shelly ligado no interruptor errado ??
Sei que o shelly liga no interruptor que tem a saida para a lâmpada. Correto ?? Como ter a certeza absoluta do output ?
- Miguel Alves
- Aprendiz
- Registado: 16 fev 2009, 19:07
- Been thanked: 9 times
Olá boa tarde a todos,
Penso que é isto que precisa, exemplo para comutador de escada.
Miguel Alves
Penso que é isto que precisa, exemplo para comutador de escada.
Miguel Alves
- Miguel Alves
- Aprendiz
Boa Tarde a todos,
Segue um vídeo explicativo como ligar e controlar o Shelly1 e Slhelly2,
Segue um vídeo explicativo como ligar e controlar o Shelly1 e Slhelly2,
Numa tentativa descobrir o fio da lâmpada removi o castanho de baixo do interruptor B
Mas a luz acende na mesma com o A
Portanto acredito que o shelly terá que ser ligado no A
Onde neste momento está
Só queria era quando utilizasse o interruptor B mudasse o estado como muda no A
Onde neste momento está
- Miguel Alves
- Aprendiz
Olá,unknot Escreveu: 10 out 2020, 19:13 Numa tentativa descobrir o fio da lâmpada removi o castanho de baixo do interruptor B
Onde neste momento está
veja o vídeo que coloquei no post em cima, pois lá vai encontrar a explicação para esse "problema".
Miguel Alves
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 13 times
Boa noite,
Pela configuração do interruptor na foto que postou, o fio do ponto de luz ou da entrada de tensão será o borne com a patilha vermelha (supondo que a instalação elétrica foi anteriormente bem executada).
Cumprimentos
Pela configuração do interruptor na foto que postou, o fio do ponto de luz ou da entrada de tensão será o borne com a patilha vermelha (supondo que a instalação elétrica foi anteriormente bem executada).
Cumprimentos
Os interruptores funcionam como se não existisse o shelly portanto também deduzo que fiz o trabalho bem.Duende Escreveu: 10 out 2020, 19:43 Boa noite,
Cumprimentos
eu se ligar no botão A na app acompanha o estado do botao
mas se ligar no botão B a app não acompanha
Mudei o estado para “Edge” e continua igual.Miguel Alves Escreveu: 10 out 2020, 19:19Olá,unknot Escreveu: 10 out 2020, 19:13 Numa tentativa descobrir o fio da lâmpada removi o castanho de baixo do interruptor B
Onde neste momento está
veja o vídeo que coloquei no post em cima, pois lá vai encontrar a explicação para esse "problema".
Miguel Alves
Já foram colocados aqui vários esquemas que estão corretos. Tens as ligações mal feitas, podes dar as voltas que quiseres na aplicação que não vai funcionar enquanto não alterares as ligações.
Onde poderá estar o erro ?
Era essa ajuda que eu precisava
Orientar-me
Senão la terei que chamar um eletricista para vir cá a casa.
Era essa ajuda que eu precisava
Orientar-me
Senão la terei que chamar um eletricista para vir cá a casa.
O erro está na identificação dos condutores.
Refaz as ligações sem o Shelly e testa tudo para teres a certeza que consegues acender num sítio e apagar no outro.
Tens de identificar qual é o condutor de fase (está num comutador) e o condutor para a lâmpada (estará no outro comutador).
Se preferires coloca fotos com os comutadores ligados e a funcionar que pode ser que seja mais fácil te ajudarmos.
Refaz as ligações sem o Shelly e testa tudo para teres a certeza que consegues acender num sítio e apagar no outro.
Tens de identificar qual é o condutor de fase (está num comutador) e o condutor para a lâmpada (estará no outro comutador).
Se preferires coloca fotos com os comutadores ligados e a funcionar que pode ser que seja mais fácil te ajudarmos.
Eu coloquei o shelly no botão A
Porque fazendo o que fiz na última imagem não há luz. Logo acredito que seja o fio da lâmpada. E esse eu coloquei no O e fiz a restante ligação como noutro interruptor que tenho a funcionar bem
Só em escada e que tive dificuldade colocar isto a 100%
Porque fazendo o que fiz na última imagem não há luz. Logo acredito que seja o fio da lâmpada. E esse eu coloquei no O e fiz a restante ligação como noutro interruptor que tenho a funcionar bem
Só em escada e que tive dificuldade colocar isto a 100%