Qual o relé adequado
Qual o relé adequado
Boas caros membros, sou novo por cá e venho por este meio pedir ajuda aos mais entendidos, entendo alguma coisa de eletrônica mas não chega para este tipo de trabalho que pretendo fazer,
Construí um Galinheiro e como estou muitas vezes ausente queria qua a porta do galinheiro se fecha-se e abri-se sozinha para assim os animais andarem no campo a solta, e eu não precisar de ir abri-las nem fechá-la,
Já tenho a porta pronta a colocar um atuador de 12v
Tenho o material todo pronto a colocar: atuador 12v, temporizador12v, bateria 12v,,
o que me faz mais confusão é a parte do Atuador que só tem dois fios, para abrir ou fechar temos de inverter a polaridade senão só abre ou fecha, neste caso irei precisar de um relé que inverta a polaridade auto, certo?
Pois comprei um relé da FINDER de 8 pinos sem base só para exprimentar mas já ando de volta daquilo a horas e não consigo nada, o atuador só abre e não fecha,
Alguém me pode ajudar nesta situação qual a forma mais simples de o temporizador fazer abrir o atuador de manhã e fechar a noite
Será que irei precisar de dois temporizadores um para fechar e outro para abrir??
irei tb prestar aqui neste forum toda a minha sabedoria
Muito obrigado
José
Construí um Galinheiro e como estou muitas vezes ausente queria qua a porta do galinheiro se fecha-se e abri-se sozinha para assim os animais andarem no campo a solta, e eu não precisar de ir abri-las nem fechá-la,
Já tenho a porta pronta a colocar um atuador de 12v
Tenho o material todo pronto a colocar: atuador 12v, temporizador12v, bateria 12v,,
o que me faz mais confusão é a parte do Atuador que só tem dois fios, para abrir ou fechar temos de inverter a polaridade senão só abre ou fecha, neste caso irei precisar de um relé que inverta a polaridade auto, certo?
Pois comprei um relé da FINDER de 8 pinos sem base só para exprimentar mas já ando de volta daquilo a horas e não consigo nada, o atuador só abre e não fecha,
Alguém me pode ajudar nesta situação qual a forma mais simples de o temporizador fazer abrir o atuador de manhã e fechar a noite
Será que irei precisar de dois temporizadores um para fechar e outro para abrir??
irei tb prestar aqui neste forum toda a minha sabedoria
Muito obrigado
José
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Re: Qual o relé adequado
Vivam.
Caro Sr José
como é que vai garantir que todas as galinhas se encontram no interior do galinheiro no momento do fecho
ou que alguma delas fique atracada quando a porta fecha se nao estiver la para ver?
Cps
A. Castro
Caro Sr José
como é que vai garantir que todas as galinhas se encontram no interior do galinheiro no momento do fecho
ou que alguma delas fique atracada quando a porta fecha se nao estiver la para ver?
Cps
A. Castro
Caro CF
Obrigado pela sua preocupação sobre as galinhas,
Pois já tenho o Galinheiro á muito tempo e tenho confiança total nas galinhas, elas ao anoitecer vão todas sozinhas para o poleiro e não fica nenhuma para traz, como tb, desde que estejam todas dentro tanto no poleiro como no ninho elas não dão nem um passo visto que as galinhas de noite ficam sem visão, como tb é impossível ficar alguma atracada na porta, como já referi elas de noite não se movem
Obrigado
Pois já tenho o Galinheiro á muito tempo e tenho confiança total nas galinhas, elas ao anoitecer vão todas sozinhas para o poleiro e não fica nenhuma para traz, como tb, desde que estejam todas dentro tanto no poleiro como no ninho elas não dão nem um passo visto que as galinhas de noite ficam sem visão, como tb é impossível ficar alguma atracada na porta, como já referi elas de noite não se movem
Obrigado
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 13 times
Boa tarde,
Para o que pretende, suponho que terá de usar 2 relés de 5 pinos mais base.
No campo de aplicação desses relés, deverá utilizar um relógio programável de 2 canais, onde a ordem, conforme for programado será independente para cada um dos relés.
Cumprimentos.
Para o que pretende, suponho que terá de usar 2 relés de 5 pinos mais base.
No campo de aplicação desses relés, deverá utilizar um relógio programável de 2 canais, onde a ordem, conforme for programado será independente para cada um dos relés.
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
Vivam.L200 Escreveu: 07 out 2020, 23:31 Caro CF
Obrigado
Nao é preocupaçao, é segurança, tanto para seres humanos como para outros animais...
Na minha optica, o seu esquema de principio baseia-se no esquema de inversao de motor trifasico pilotado por interruptor horario, dois contactores e, talvez, dois temporizadores (a estudar)...
Cpls
A. Castro
Obrigado a todos,
já funciona perfeitamente com apenas um relé da finder de 8 pinos sem base, com muita paciência consegui,
projeto este que me foi dito que seria impossivél fazer com apenas um mini relé, projeto este que está a surpreender alguns profissionais de eletrônica
que me dizeram para esquecer o meu projeto,
Por isso digo não acreditar em tudo que por aí dizem, os fóruns as vezes só complicam
Obrigado mais uma vez.
já funciona perfeitamente com apenas um relé da finder de 8 pinos sem base, com muita paciência consegui,
projeto este que me foi dito que seria impossivél fazer com apenas um mini relé, projeto este que está a surpreender alguns profissionais de eletrônica
que me dizeram para esquecer o meu projeto,
Por isso digo não acreditar em tudo que por aí dizem, os fóruns as vezes só complicam
Obrigado mais uma vez.
-
- Técnico Dedicado
Vivam.
Bravo, Sr José, tiro-lhe o chapéu!
O Sr é um homem prendado: Motorista... adestrador de galinhas... ainda conseguiu surpreender alguns profissionais de electronica!...Se calhar, sem relé também fazia o mesmo...
Estou a prever que daqui a algumas semanas vai voltar a este forum, ou ao outro onde surpreendeu alguns profissionais de electronica, a perguntar porque é que a sua engenhoca deixou de funcionar...
Cps
A. Castro
O Sr é um homem prendado: Motorista... adestrador de galinhas... ainda conseguiu surpreender alguns profissionais de electronica!...Se calhar, sem relé também fazia o mesmo...
Estou a prever que daqui a algumas semanas vai voltar a este forum, ou ao outro onde surpreendeu alguns profissionais de electronica, a perguntar porque é que a sua engenhoca deixou de funcionar...
Cps
A. Castro
Não se preocupe que não irei voltar mais sobre este tema, nem a minha engenhoca vai deixar de funcionar,CF,Lda Escreveu: 09 out 2020, 22:45 Vivam.
Cps
A. Castro
Por ser motorista não quer dizer que não tenha conhecimento do assunto,caso contrário nunca iria eu próprio fazer este tipo de projeto, contratava alguém,
Muito obrigado
Pelo contexto do tópico presume-se que seja um atuador linear com tensão de trabalho a 12V DC. Há quem chame pistão elétrico, cilindro (pneumático) elétrico, entre outros nomes.
Se quiser posso pesquisar no google e enviar-lhe uma foto, mas talvez seria mais fácil você próprio o fazer,
No seu browser digite www.google.pt de seguida no campo de pesquisa digite a palavra atuador e pressione a tecla enter,
Vai-lhe aparecer milhares deles de toda a forma e feitio, caso seja muito complicado não se preocupe támos cá para o ajudar,
Posso enviar-lhe uma foto do mesmo
Obrigado
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Oh "L200", quando se pretende alguma informação convém que seja o mais detalhada possível.
Dizer "atuador, actuador" convém explicar qual o tipo de actuador, dado que não somos adivinhos.
Como já está resolvido, ficámos sem saber que tipo de actuador foi aplicado.
Cump.
Mário
Oh "L200", quando se pretende alguma informação convém que seja o mais detalhada possível.
Dizer "atuador, actuador" convém explicar qual o tipo de actuador, dado que não somos adivinhos.
Como já está resolvido, ficámos sem saber que tipo de actuador foi aplicado.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."