Boa tarde
Arrendei uma loja que tem uma grade eléctrica de subir e descer através de um comutador externo de chave. Para a esquerda faz descer a grade e para a direita faz subir a grade.
Podem-me dizer que material tenho que comprar para poder abrir e fechar a loja por dentro?
Estava a imaginar um botão externo tipo de escada...
Sim, não perde nada disto, mas o meu amigo eletricista esta de férias e só volta daqui a uns dias e eu queria ter isso feito antes.
Obrigado, desde já.
Grade eléctrica, como montar botão interior
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Grade eléctrica, como montar botão interior
Se não tem o conhecimento necessário para o fazer nesse caso recomendo que aguarde pelo seu amigo eletricista.
A instalação de um inversor pode parecer simples mas existem ligações específicas e que convém ser feito por alguém entendido na matéria.
Cumprimentos.
A instalação de um inversor pode parecer simples mas existem ligações específicas e que convém ser feito por alguém entendido na matéria.
Cumprimentos.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 28 set 2020, 18:53
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Obrigado pela sua resposta.lcmmonteiro Escreveu: 28 set 2020, 21:06 Se não tem o conhecimento necessário para o fazer nesse caso recomendo que aguarde pelo seu amigo eletricista.
Cumprimentos.
Apesar do meu amigo ser oficial (nível 3) ele nunca fez esta operação específica.
Ele falou num "comutador de pressão de 3 fios"! Mas disse que ia ter que estudar a coisa.
Pode-se só dizer que material é necessario, se faz favor?
Ao abrir com a chave, tem que segurar nesta até estar aberto ou fechado. Ou roda para um dos lados e fica nessa posição?
Imagine o seguinte: Esses motores, se forem DC, para a direita mete + e - nos dois fios que vão ao motor e ele sobe (por ex.). Para descer, roda para a esquerda e a polaridade é invertida - e +. No caso de ser AC, terá, em principio 3 fios (em nenhum dos casos estou a considerar o condutor de protecção). Um dos fios será o Neutro. Quando mete fase a um dos restantes, roda para um lado. Se meter fase ao outro vai rodar ao contrário. Espero não o estar a confundir muito
. Agora imagine que, ao mesmo tempo que do lado de fora alguém manda subir, e do lado de dentro alguém manda descer. PUMM!. Espero que a onomatopeia o esclareça. Não é assim tão simples. Poderia aplicar relés, de maneira a obter encravamentos e assim impedir quer o curto circuito quer o comando simultâneo em sentidos diferentes. O ideal, para mim, era aplicar uma placa de portão automático, que para além de prevenir as situações atrás descritas, possibilitava, para além de chave e botão, o uso de comando. Esta situação fica mais cara do que aquela, mas é serviço mais limpo. Se optar por placa e comando, recomendo que seja roller code, por ser muito mais difícil de clonar.
Tendo em conta a forma como coloca a questão, acha-se capaz de fazer isto? Não será melhor esperar pelo seu electricista?
Cumprimentos
Imagine o seguinte: Esses motores, se forem DC, para a direita mete + e - nos dois fios que vão ao motor e ele sobe (por ex.). Para descer, roda para a esquerda e a polaridade é invertida - e +. No caso de ser AC, terá, em principio 3 fios (em nenhum dos casos estou a considerar o condutor de protecção). Um dos fios será o Neutro. Quando mete fase a um dos restantes, roda para um lado. Se meter fase ao outro vai rodar ao contrário. Espero não o estar a confundir muito

Tendo em conta a forma como coloca a questão, acha-se capaz de fazer isto? Não será melhor esperar pelo seu electricista?
Cumprimentos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 28 set 2020, 18:53
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
É preciso ficar a segurar na chave.mpinto Escreveu: 29 set 2020, 19:17 Ao abrir com a chave, tem que segurar nesta até estar aberto ou fechado. Ou roda para um dos lados e fica nessa posição?
Imagine o seguinte: Esses motores, se forem DC, para a direita mete + e - nos dois fios que vão ao motor e ele sobe (por ex.). Para descer, roda para a esquerda e a polaridade é invertida - e +. No caso de ser AC, terá, em principio 3 fios (em nenhum dos casos estou a considerar o condutor de protecção). Um dos fios será o Neutro. Quando mete fase a um dos restantes, roda para um lado. Se meter fase ao outro vai rodar ao contrário. Espero não o estar a confundir muito. Agora imagine que, ao mesmo tempo que do lado de fora alguém manda subir, e do lado de dentro alguém manda descer. PUMM!. Espero que a onomatopeia o esclareça. Não é assim tão simples. Poderia aplicar relés, de maneira a obter encravamentos e assim impedir quer o curto circuito quer o comando simultâneo em sentidos diferentes. O ideal, para mim, era aplicar uma placa de portão automático, que para além de prevenir as situações atrás descritas, possibilitava, para além de chave e botão, o uso de comando. Esta situação fica mais cara do que aquela, mas é serviço mais limpo. Se optar por placa e comando, recomendo que seja roller code, por ser muito mais difícil de clonar.
Cumprimentos
No entanto, já percebi que isto é muita areia para o meu camião e vou aguardar.
Obrigadissímo pelo texto, tenho a certeza que o meu amigo vai perceber o que escreveu e será muito útil como referência.
Sendo necessário segurar na chave (pressão) ou sendo de posição fixa (comutador), problema e solução são exactamente os mesmos.