Dimensionamento de Quadros
-
- Curioso
- Registado: 11 ago 2020, 22:06
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Dimensionamento de Quadros
Boa noite,
venho solicitar alguma ajuda para que me possam observar o dimensionamento de uns quadros elétricos que tive que dimensionar, gostaria de saber se estão corretamente dimensionados.
A corrente de serviço é de 59.76A, a potência a contratar é 41.4kVA
tem dois quadros de automatismos que são alimentados a partir do QGE, num quadro de automatismos 1 tenho um interruptor de corte geral de 125A e tem o disjuntor de 100A no QGE e no outro quadro de automatismos 2 tenho um interruptor de corte geral de 63A e no QGE um disjuntor de 40A
utilizei a regra de 1.25xIn(disjuntor) para definir o valor de interruptor no quadro parcial 1, quadro parcial 2, quadro de automatismos 1 e quadro automatismos 2
junto imagens dos quadros que projetei para que quem puder ajudar visualize o que tenho e me possa indicar se é assim que se dimensiona corretamente os quadros elétricos.
venho solicitar alguma ajuda para que me possam observar o dimensionamento de uns quadros elétricos que tive que dimensionar, gostaria de saber se estão corretamente dimensionados.
A corrente de serviço é de 59.76A, a potência a contratar é 41.4kVA
tem dois quadros de automatismos que são alimentados a partir do QGE, num quadro de automatismos 1 tenho um interruptor de corte geral de 125A e tem o disjuntor de 100A no QGE e no outro quadro de automatismos 2 tenho um interruptor de corte geral de 63A e no QGE um disjuntor de 40A
utilizei a regra de 1.25xIn(disjuntor) para definir o valor de interruptor no quadro parcial 1, quadro parcial 2, quadro de automatismos 1 e quadro automatismos 2
junto imagens dos quadros que projetei para que quem puder ajudar visualize o que tenho e me possa indicar se é assim que se dimensiona corretamente os quadros elétricos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Dimensionamento de Quadros
Qual o cabo de entrada do QGBT ?
posso ter entendido mal mas se tem um disjuntor de corte geral de 80A no QG como pode ter um corte a um QP de 100A?? ainda por cima com cabo de 10mm??
Que está aqui errado?
posso ter entendido mal mas se tem um disjuntor de corte geral de 80A no QG como pode ter um corte a um QP de 100A?? ainda por cima com cabo de 10mm??
Que está aqui errado?
-
- Curioso
lmmonteiro o cabo de entrada ao QGE é de 4x16mm^2 LXV, é nesse ponto que tenho a maior dúvida, pois no quadro de automatismos está o interruptor de 125A, mas de resto está certo o dimensionamento? Que corte ao QP me aconselha?
-
- Curioso
o cabo enganei-me, é o X1AV 4x16mm^2, pela tabela da Cabelte a corrente máxima admissível é de 113A, assim no corte geral ficaria um de 125A e o corte ao QP já poderia ter o de 100A, certo? como não tenho muita experiência a dificuldade é maior.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
-
- Curioso
Olá a todos,
Afinal estão 4 monocodutores LXV de 1x95mm^2, 80 metros de distância.
Aqui anexo a tabela da Cabelte.
a potência é os 41,4kVA e pelas contas a Ib será de 59,75A.
- Anexos
-
- Cat_Nacional_baixa-3.pdf
- (14.39 MiB) Transferido 372 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!
Há muito que essas tabelas "não valem nada" para projeto, mas sim as tabelas das RTIEBT, uma vez que tem que se ter em conta vários fatores, nomeadamente como os cabos/condutores estão instalados.
Cumps!
Há muito que essas tabelas "não valem nada" para projeto, mas sim as tabelas das RTIEBT, uma vez que tem que se ter em conta vários fatores, nomeadamente como os cabos/condutores estão instalados.
Cumps!
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Mesmo usando uma tabela desatualizada não sei onde foi identificar cabo 16mm com 3 fases a 100 A.smalhao34 Escreveu: 30 set 2020, 09:01 Olá a todos,
Recomendo que o cálculo seja realizado por alguém entendido na matéria.
Cumprimentos.
-
- Curioso
Pois aí é que está a minha dúvida, pela regra do cálculo do disjuntor de corte geral, através do cálculo 1.25xIb = 1.25 x 59,76 é igual a 74,7, logo seria um corte geral de 80A. No entanto o corte geral do quadro de automatismos 1 tem um interruptor diferencial de 125A e é alimentado a partir do quadro geral de entrada com cabo XV-U5G16.
O cálculo utilizado para Ib foi
Ib= P(kVA)/Raizquadrada(3)*U = Ib= 41400/Raizquadrada(3)*400 = 59.76A
O cálculo utilizado para Ib foi
Ib= P(kVA)/Raizquadrada(3)*U = Ib= 41400/Raizquadrada(3)*400 = 59.76A
-
- Curioso
Olhando para as regras e propriamente o quadro 52H das RTIEBT para canalizaçoes á vista (tubos) usando o Método de referência B e indo á tabela 52-C4 e olhando para a seção de 16mm2 para 3 condutores carregados em XLPE temos uma corrente admissivel no cabo Iz de 88A correto?
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Tem que calcular em conjunto com o comprimento do cabo a queda de tensão dentro das normas e o fator simultaneadade curto circuito etc...
De onde vem o cabo? BT ou mt?
Existem vários fatores a ter em consideração e para tal deverá ser o projectista a realizar esses cálculos.
De onde vem o cabo? BT ou mt?
Existem vários fatores a ter em consideração e para tal deverá ser o projectista a realizar esses cálculos.
-
- Curioso
A ver se entendi, o disjuntor no QGE irá proteger o cabo que vai para o QP, dentro da zona que o QP abrange terei de calcular as potências dos vários circuitos que irão ligar ao QP é isso? Já estou a ficar baralhado um bocado.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Para dimensionar um quadro a partida terá que saber calcular as potências dos circuitos que vai criar.
No QG garante a proteção do cabo que alimenta o parcial através do disjuntor devidamente dimensionado.
Não conhecendo mais pormenores sobre a instalação elétrica e tendo em conta a informação por si prestada 16 mm para 90A digo lhe que é insuficiente. Mas continuo a não entender como tem entrada no quadro geral com corte a 80A E quer no parcial meter 100A.
Neste caso se o parcial necessita de 100a o cabo tem que permitir esta intensidade e a sua proteção ser garantida no quadro geral.
O cabo de entrada no quadro geral tem que permitir a intensidade de pelo menos 125a que pode ser insuficiente não tenho mais pormenores sobre a instalação.
Penso que está um pouco perdido na análise e deverá analisar corretamente o que realmente necessita projetar por forma a garantir a qualidade e garantias do correto funcionamento em toda a instalação elétrica.
Cumprimentos
No QG garante a proteção do cabo que alimenta o parcial através do disjuntor devidamente dimensionado.
Não conhecendo mais pormenores sobre a instalação elétrica e tendo em conta a informação por si prestada 16 mm para 90A digo lhe que é insuficiente. Mas continuo a não entender como tem entrada no quadro geral com corte a 80A E quer no parcial meter 100A.
Neste caso se o parcial necessita de 100a o cabo tem que permitir esta intensidade e a sua proteção ser garantida no quadro geral.
O cabo de entrada no quadro geral tem que permitir a intensidade de pelo menos 125a que pode ser insuficiente não tenho mais pormenores sobre a instalação.
Penso que está um pouco perdido na análise e deverá analisar corretamente o que realmente necessita projetar por forma a garantir a qualidade e garantias do correto funcionamento em toda a instalação elétrica.
Cumprimentos
-
- Curioso
A instalação desde a portinhola até ao QGE é a que está na imagem em anexo. A caixa de transição é uma portinhola P100 que foi entretanto anulada pelo que me foi dito, mas penso que entre a P100 ao lada estrada e a caixa de transição esteja o cabo LXV de 4 monocondutores de 95mm^2, e entre a caixa de transição e o QGE esteja o cabo H1XV-4x16mm^2, no quadro de automatismos o corte geral tem um interruptor deferencial de 125A/500mA que junto imagem em anexo também. A ideia agora é criar um quadro de alimentação dos quadros parciais e dos de automatismos. O quadro de automatismos tem o disjuntor de 40A a proteger o cabo para o local onde está e no local onde está tem um interruptor de 63A o que está correto pelo que percebi. Para o quadro parcial 1 como só tem uma lâmpada e uma tomada monofásica e uma trifásica penso que como projetei esteja correto pois a carga não será muita, de igual forma para o quadro parcial 2 como tem 4 lâmpadas, 2 tomadas monofásicas e 1 trifásica. O que me está a dar mais complexidade é a proteção do cabo de alimentação para o quadro de automatismos onde está o ID de 125A/500mA.lcmmonteiro Escreveu: 30 set 2020, 13:19 Para dimensionar um quadro a partida terá que saber calcular as potências dos circuitos que vai criar.
Cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Do ponto de vista prático, nesse quadro de automatismos nunca irá ter más que 60A, uma vez que é a corrente que tem na portinhola. Por outro lado, convinha saber o que vai alimentar esse quadro de automatismos e qual é a potencia necessária para isso (nem que seja na placa de identificação do quadro ou por medição). Assim, eu diria que uma protecção de 60A seria o suficiente.
No entanto, essa protecção serve exclusivamente para proteger o cabo (como já foi dito), contra sobrcarga e curto-circuitos.
Pela minha tabela, para o método de referência B, para cabo de cobre com isolamento em XLPE e tendo 3 condutores carregados tem-se 66A para a secção de 10mm2. Sendo assim, se não houver nenhum factor de correcção a aplicar, a protecção de 60A seria suficiente para esse cabo, uma vez que:
Ib <= In <= Iz e I2 <= 1,45 Iz
No entanto é estranho que se esse quadro funciona com 60A o projectista ter colocado um interruptor geral de 125A. (ou não depois de ver este post)
No entanto, essa protecção serve exclusivamente para proteger o cabo (como já foi dito), contra sobrcarga e curto-circuitos.
Pela minha tabela, para o método de referência B, para cabo de cobre com isolamento em XLPE e tendo 3 condutores carregados tem-se 66A para a secção de 10mm2. Sendo assim, se não houver nenhum factor de correcção a aplicar, a protecção de 60A seria suficiente para esse cabo, uma vez que:
Ib <= In <= Iz e I2 <= 1,45 Iz
No entanto é estranho que se esse quadro funciona com 60A o projectista ter colocado um interruptor geral de 125A. (ou não depois de ver este post)