Escolher cabo elétrico
Escolher cabo elétrico
Boa noite, estou para instalar luz numa casa.. ja tive a falar com um eletricista que ele instalava me o contador no muro de entrada só que para levar a luz dai ate casa( cerca 100m) onde vai ficar o quadro elétrico preciso de um cabo que vai ir enterrado dentro de um tubo! Agora queria saber qual o cabo recomendado para esse serviço( ligar do contador ao quadro +-100metros) ele falou me num de cobre 6mm! Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Escolher cabo elétrico
Boa noite.
Sendo essa pessoa eletricista certificado recomendou lhe o cabo de 6 mm com comprimento de 100m para que potência?
A tal casa já teve ou tem fornecimento de energia? Ou vai ser a primeira vez?
Sendo essa pessoa eletricista certificado recomendou lhe o cabo de 6 mm com comprimento de 100m para que potência?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Eu recomendo que contacte um profissional! Escolher um cabo eléctrico não é o mesmo que escolher uma porta ou uma torneira lá para casa. Esse problema não deve ser resolvido num fórum na internet (que nem sequer sabe se a pessoa que lhe está a dar a resposta sabe o que está a dizer).
Sabe qual é a potência que tem instalada ou quer instalar? Sabe calcular a queda de tensão? Sabe qual é a queda de tensão máxima que pode ter nesse cabo instalado nessa situação? Será melhor um cabo de alumínio ou de cobre? Armado ou entubado? Sabe qual é a profundidade mínima que esse cabo deve ser enterrado?
Os trabalhos relacionados com a electricidade são uma coisa séria, por isso é que é preciso uma autorização especial para os fazer, para além de um seguro de responsabilidade civil. (não acha!?)
Sabe qual é a potência que tem instalada ou quer instalar? Sabe calcular a queda de tensão? Sabe qual é a queda de tensão máxima que pode ter nesse cabo instalado nessa situação? Será melhor um cabo de alumínio ou de cobre? Armado ou entubado? Sabe qual é a profundidade mínima que esse cabo deve ser enterrado?
Os trabalhos relacionados com a electricidade são uma coisa séria, por isso é que é preciso uma autorização especial para os fazer, para além de um seguro de responsabilidade civil. (não acha!?)
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas posso lhe dizer que para a distancia que tem 100m e para 6.9kvas ou seja 30a terá de colocar um cabo de 70mm em aluminio, e com duas caixas de transiçao, digo aluminio porque é mais barato, digo isto porque já fiz algumas com essa distancia. mas convem saber qual a potencia que pretende. cump
É a primeira instalação, a potência é a normal....lcmmonteiro Escreveu: 23 set 2020, 22:08 Boa noite.
A potência vais a ser a que se usa normalmente numa casa, e sim disse me ou cobre ou alumínio!pedro caetano Escreveu: 23 set 2020, 22:26 boas posso lhe dizer que para a distancia que tem 100m e para 6.9kvas ou seja 30a terá de colocar um cabo de 70mm em aluminio, e com duas caixas de transiçao, digo aluminio porque é mais barato, digo isto porque já fiz algumas com essa distancia. mas convem saber qual a potencia que pretende. cump
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Nesse caso solicita a esse tecnico a elaboracao da ficha electrotécnica e pedido de ligacao a EDP.
Desejo lhe boa sorte na sua obra.
Cumprimentos
Cumprimentos
Sim é isso mas ele disse me para arranjar o cabo na internet que ficava mais barato de cobre ou aluminio de 6, agora queria saber qual o melhor e onde comprar a bom preço!lcmmonteiro Escreveu: 24 set 2020, 12:43 Nesse caso solicita a esse tecnico a elaboracao da ficha electrotécnica e pedido de ligacao a EDP.
Cumprimentos
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
seixo Escreveu: 24 set 2020, 14:13Sim é isso mas ele disse me para arranjar o cabo na internet que ficava mais barato de cobre ou aluminio de 6, agora queria saber qual o melhor e onde comprar a bom preço!lcmmonteiro Escreveu: 24 set 2020, 12:43 Nesse caso solicita a esse tecnico a elaboracao da ficha electrotécnica e pedido de ligacao a EDP.
Cumprimentos

-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Isto só me faz lembrar uma obra duma moradia onde fui há dias para fazer o levantamento do que já estava feito para elaborar o projecto.
O electricista (que era também o pedreiro, picheleiro, técnico de gás e avac, pladur e etc), como a moradia tinha dois pisos, decidiu colocar só um quadro eléctrico, no patamar a meio da escada. Assim dava para os dois.... Os circuítos de iluminação eram os mesmos das tomadas.
Conclusão, não fui lá fazer nada. Fiz um projecto como devia ser e ele depois que arrancasse tudo para o cumprir...
Esse electricista deve ter estudado na mesma escola...
O electricista (que era também o pedreiro, picheleiro, técnico de gás e avac, pladur e etc), como a moradia tinha dois pisos, decidiu colocar só um quadro eléctrico, no patamar a meio da escada. Assim dava para os dois.... Os circuítos de iluminação eram os mesmos das tomadas.
Conclusão, não fui lá fazer nada. Fiz um projecto como devia ser e ele depois que arrancasse tudo para o cumprir...
Esse electricista deve ter estudado na mesma escola...
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Desculpem mas que dizer a uma. Situação destas?dsrsantos Escreveu: 24 set 2020, 17:56seixo Escreveu: 24 set 2020, 14:13Sim é isso mas ele disse me para arranjar o cabo na internet que ficava mais barato de cobre ou aluminio de 6, agora queria saber qual o melhor e onde comprar a bom preço!lcmmonteiro Escreveu: 24 set 2020, 12:43 Nesse caso solicita a esse tecnico a elaboracao da ficha electrotécnica e pedido de ligacao a EDP.
Cumprimentos![]()
![]()
![]()
![]()
Ora se foi um eletricista certificado que prestou tais iiinformacoes o mesmo que preencha a ficha electrotécnica execute a obra e assuma a responsabilidade pela sua execução.
Acredito que terá surpresas negativas mais tarde.
O. Que lhe posso dizer neste momento é com as informações que prestou que nada está certo
Se já tem a ficha electrotécnica partilhe no fórum e rapidamente obtera feedbacks em que está errado tudo o que indicou.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasseixo Escreveu: 24 set 2020, 11:42É a primeira instalação, a potência é a normal....lcmmonteiro Escreveu: 23 set 2020, 22:08 Boa noite.
Meu amigo, esse Sr. que você chama de Eletricista, nunca por lá passou, senão nunca lhe diria tal absurdo.
Não vá em conversas de café, porque a brincadeira vai-lhe sair depois muito cara.
Cpts.
Energy
Energy
Ora muito boa noite meu caro "seixo"
Permita-me que lhe diga o seguinte: - tal como alguns colegas aqui no fórum lhe disseram para fazer, se não sabe procure um profissional
qualificado que saiba o que diz e acima de tudo de como fazer.
Essa pessoa que o aconselhou deverá ter trabalhado para alguém e adquiriu alguns conhecimentos empíricos para lhe dizer o que disse.
São pessoas coma essa, que criam na opinião dos clientes uma má imagem dos verdadeiros técnicos de eletricidade: quer sejam engenheiros
ou técnicos em eletricidade.
Só uma pessoa, que tenha passado por uma escola técnica estará devidamente habilitado para fazer essas contas, já para não falar no aspecto
regulamentar que hoje em dia é muito mais rigoroso (criterioso) em matéria de instalações a inspecionar pela primeira vez.
Uma outra questão, que diz apenas respeito aos condutores. Na Baixa Tensão só existem condutores de alumínio na secção de 6 mm2 em fio
monocondutor (isto é, apenas de um único condutor ou fio), com a respectiva isolação.
Para um cabo de energia elétrica, não há nenhum cabo de 6 mm2 em alumínio, isto que eu saiba.
Talvez, quem sabe se não estarei um pouco fora dessas novas tecnologias elétricas.
Cptos
JAG
Permita-me que lhe diga o seguinte: - tal como alguns colegas aqui no fórum lhe disseram para fazer, se não sabe procure um profissional
qualificado que saiba o que diz e acima de tudo de como fazer.
Essa pessoa que o aconselhou deverá ter trabalhado para alguém e adquiriu alguns conhecimentos empíricos para lhe dizer o que disse.
São pessoas coma essa, que criam na opinião dos clientes uma má imagem dos verdadeiros técnicos de eletricidade: quer sejam engenheiros
ou técnicos em eletricidade.
Só uma pessoa, que tenha passado por uma escola técnica estará devidamente habilitado para fazer essas contas, já para não falar no aspecto
regulamentar que hoje em dia é muito mais rigoroso (criterioso) em matéria de instalações a inspecionar pela primeira vez.
Uma outra questão, que diz apenas respeito aos condutores. Na Baixa Tensão só existem condutores de alumínio na secção de 6 mm2 em fio
monocondutor (isto é, apenas de um único condutor ou fio), com a respectiva isolação.
Para um cabo de energia elétrica, não há nenhum cabo de 6 mm2 em alumínio, isto que eu saiba.
Talvez, quem sabe se não estarei um pouco fora dessas novas tecnologias elétricas.
Cptos
JAG