Cabos Antigos

Responder
nmiguel_pt
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2020, 22:38
Has thanked: 5 times

Cabos Antigos

Mensagem por nmiguel_pt »

Boa Tarde,

Num quadro electrico actualmente sem energia e sem dijuntores para me orientar encontro cabo maioritariamente preto (5x), cabo vermelho (2x) e cabo branco (1x), este “quadro” alimentaria umas escadas com 4 lampedas e com interruptores de pressao, sendo que estes num polo tem cabo vermelho e no outro polo cabo branco ... Assim sendo o que devo julgar que sejam os cabos no “quadro” na vossa opiniao ?

Vermelho = Neutro
Preto = Fase
Branco = Retorno

?

Obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Re: Cabos Antigos

Mensagem por pedro caetano »

boas..por aquilo que tenho visto a cor branca é o neutro, preto é fase e o vermelho tambem era fase, julgo que era assim. cump
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Branco é neutro preto e vermelho é fase. No teu caso, parece tratar-se de um automático de escada em que o comando é feito pelo neutro e o vermelho vai activar o automático de escada. Mas para 5 pretos tens que ter mais qualquer coisa. Vê a imagem onde tens os dois tipos de ligação para automático de escada.
Anexos
image.jpg.jpg
nmiguel_pt
Curioso
Curioso

Obrigado pelas respostas antes de mais.

Sim, é possivel que ai existisse um automatico de escada, mas neste caso para ligar esse automatico o que teria de fazer, ou seja agora fiquei confundido, se tenho branco como neutro este liga ao N/1 e depois nos restantes ... isto não está mesmo nada fácil !!!!

Obrigado
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Em principio o branco vai ao N, tens que ligar ao barramento de neutro e vai às lâmpadas. O vermelho vai dos botões ao 3 e um dos pretos que estará nos pontos de luz vai ao 4. A fase irá de um disjuntor ao L. Na imagem que enviei é o esquema de baixo. É muito fácil. Mas pelo que deduzo da tua experiência, é melhor chamares alguém.
nmiguel_pt
Curioso
Curioso

Obrigado,

Vou testar ...

Efetivamente nao e a minha via profissional a eletrecidade apesar de gostar e so o pratico a nivel pessoal/familiar.

Curiosamente ... por acaso antes de postar ja chamei não uma mas duas pessoas que alegadamente trabalham na area aqui na zona e ... parecem burros a olhar para um palacio .... infelizmente e muito complicado encontrar alguem com competencia ... mas pronto isto e apenas um desabafo ...

Obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”