Substituição de contador

edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 09 out 2016, 16:59
Has thanked: 133 times
Been thanked: 23 times

Substituição de contador

Mensagem por edeluz »

Olá,

Na mudança do contador antigo (analógico) para o novo quanto tempo costumam demorar a realizar o serviço?
Estou em teletrabalho e é um factor importante.
Convém desligar a luz no Q.E. principal? Ou como eles cortam a ligação no armário de distribuição da rua não me devo preocupar com isso?

Obrigado
pereira 45
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 jun 2020, 20:00
Been thanked: 1 time

Re: Substituição de contador

Mensagem por pereira 45 »

Costuma ser rápido
Mas já apanhei eletricistas que desligam o fusível e outros não trabalham em carga
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

É rápido (minutos), deverão tocar à campainha antes a pedir-te que faças o corte geral e que encerres os computadores que tiveres ligados sem bateria. Enquanto esperam já estão a tirar o que é possível antes do corte. É provável que façam o trabalho em tensão. No final tens direito a formação rápida ou um folheto, não sei como estão as regras com isto do vírus. Há 4 meses a indicação era de não entrarem nas habitações se não fosse mesmo necessário.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

O que me disseram ao telefone foi que é preciso agendar e que o cliente teria que estar presente no local. Apenas em situações em que o contador está na rua é que podem fazer todo o trabalho sem ter a presença do cliente. (pensei que no caso de ser prédio eles pudessem fazer as coisas sem a presença do cliente).

Quais as vantagens de mudar o contador? Fiquei com a sensação que senão ligasse a agendar eles nem cá vinham (a carta funciona apenas com um chamariz).

Cumps.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

joao-pt Escreveu: 14 set 2020, 19:24 É rápido (minutos), deverão tocar à campainha antes a pedir-te que faças o corte geral e que encerres os computadores que tiveres ligados sem bateria. Enquanto esperam já estão a tirar o que é possível antes do corte. É provável que façam o trabalho em tensão. No final tens direito a formação rápida ou um folheto, não sei como estão as regras com isto do vírus. Há 4 meses a indicação era de não entrarem nas habitações se não fosse mesmo necessário.
O que me preocupa é mesma essa parte, de eles terem que entrar em casa. É que estamos todos em casa, incluindo as crianças. E sinceramente andámos paranoicos com as limpezas.
No Q.E. da casa tenho o DCP - Disjuntor de Controlo de Potência da EDP e o contador está na zona comum do prédio. Acho que não vão ter que entrar na residência, pois se eu desligar o meu diferencial eles podem trabalhar à vontade (mesmo em carga).

Como consigo distinguir se o que tenho junto ao quadro é um disjuntor ou interruptor (DCP ou ICP) da EDP? Esqueçam esta parte, já descobri, faz sentido que seja um DCP. Apenas os novos contadores tem o ICP pois a protecção é garantida de outra maneira.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Por norma o dcp é ajustado para o valor In máximo para garantir que este não atua e apenas será realizado o corte no novo contador em caso de ultrapassar a potência contratada.

Pessoalmente eu ângulo o dcp e entrego na EDP visto não estar a fazer nada..

No seu caso tendo a caixa de contagem no exterior da habitação mas no interior do edifício convém estar presente para a abrir a porta do prédio e permitir o acesso ao técnico para a execução do serviço.

Apenas convém desligar o seu quadro pelas razões de desligar e ligar os cabos no contador desta forma evita os picos de corrente e em simultâneo protege os seus equipamentos.

Tirando este pormenor e possível realizar este tipo de. Intervenção sem estar em casa pois o corte caso 9 técnico necessite trabalhar sem tensão pode fazê lo na caixa de coluna do prédio.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

O que quis dizer com esta parte "Pessoalmente eu ângulo o dcp e entrego na EDP visto não estar a fazer nada.. "?

Então não precisam de entrar em casa é isso?
O DCP está no interior, mas atendendo à situação não querem que entrem.

Não posso ser eu a retirar o DCP, pois preciso de passar cabo novo do contador para o quadro no interior da habitação. O melhor, no meu caso, é deixar ficar o DCP.

O folheto é este? https://www.edpdistribuicao.pt/sites/ed ... igital.pdf
Dá para escolher o modelo do contador? https://www.edpdistribuicao.pt/sites/ed ... mentos.pdf
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

edeluz Escreveu: 16 set 2020, 12:00 O que quis dizer com esta parte "Pessoalmente eu ângulo o dcp e entrego na EDP visto não estar a fazer nada.. "?

Não posso ser eu a retirar o DCP, pois preciso de passar cabo novo do contador para o quadro no interior da habitação. O melhor, no meu caso, é deixar ficar o DCP.

A escrita no telemóvel as vezes dá nestes erros lool..

O que eu quis dizer foi que eu anulo o dcp. No lugar dele pode instalar um equipamento em calha din. Existem acessórios próprios para tal adaptação.

No entanto e pelas razões já referidas anteriormente existe necessidade em aumentar o valor do dcp caso este se mantenha ativo.

Cumprimentos
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

lcmmonteiro Escreveu: 16 set 2020, 12:05
edeluz Escreveu: 16 set 2020, 12:00 O que quis dizer com esta parte "Pessoalmente eu ângulo o dcp e entrego na EDP visto não estar a fazer nada.. "?

A escrita no telemóvel as vezes dá nestes erros lool..

O que eu quis dizer foi que eu anulo o dcp. No lugar dele pode instalar um equipamento em calha din. Existem acessórios próprios para tal adaptação.

No entanto e pelas razões já referidas anteriormente existe necessidade em aumentar o valor do dcp caso este se mantenha ativo.

Cumprimentos
No lugar dele vou ter que instalar uma DIN com um conjunto de bornes em um quadro para garantir o IP (5 pois tenho um 5G do contador ao meu quadro - antes o apartamento tinha trifásico). Refere-se a uma solução como esta?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Nada disso... O cabo tem que vir do contador direto ao equipamento sem uniões ou ligações a meio caminho...

Por exemplo se intalar um disjuntor 4P ou ID 4P o cabo liga diretamente neste equipamento.

Os acessórios são os da. Imagem em anexo
Anexos
Screenshot_20200916_122910_com.google.android.apps.docs.jpg
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

Mas foi isso que eu disse.
Tenho o Contador + DCP + Q.E.
Retiro o DCP e no lugar dele coloco um interruptor 4P (com um borne para o terra) por exemplo. Mas para fazer isso tenho que solicitar o corte de energia no armário de distribuição.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Porque no armário?

Não tem caixa de coluna? Portinhola?

Borne para terra porque?
Este condutor não está ligado ao dcp mas diretamente ao barramento de terra.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

lcmmonteiro Escreveu: 16 set 2020, 13:05 Porque no armário?

Não tem caixa de coluna? Portinhola?

Borne para terra porque?
Este condutor não está ligado ao dcp mas diretamente ao barramento de terra.
Porque não quero perder o corte de energia ao meu Q.E. no interior da habitação.
No DCP o terra não é "cortado"? O DCP apenas "corta" as 3 fases?

No prédio existe forma de desligar a energia à minha habitação sem interferir com as restantes?
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

O dcp trifásico é de 4P logo corta 3 fases mais neutro.

O dcp monofasico é de 2P e corta fase e neutro.

Não há nenhum equipamento de corte num quadro eléctrico que corte o condutor de Protecção.

Em edifícios de vários pisos existem as caixas de. Coluna que permitem derivar as entradas seccionadas. Ou seja para além de alimentar uma fracção e aqui que também se faz o corte para manutenção e protecção do cabo até ao quadro. De entrada contra curto circuito.

Conclusão

Vai me desculpar a observação mas Anda um pouco perdido ou não entende nada do assunto?

E coloco esta questão directamente porque no seu perfil tem como profissão eletricista.... Ora se o é e não sabe isto então não deveria sequer colocar a sua profissão como eletricista.

Com o devido respeito

Cumprimentos
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por edeluz »

lcmmonteiro Escreveu: 16 set 2020, 14:07 O dcp trifásico é de 4P logo corta 3 fases mais neutro.

O dcp monofasico é de 2P e corta fase e neutro.

Não há nenhum equipamento de corte num quadro eléctrico que corte o condutor de Protecção.

Em edifícios de vários pisos existem as caixas de. Coluna que permitem derivar as entradas seccionadas. Ou seja para além de alimentar uma fracção e aqui que também se faz o corte para manutenção e protecção do cabo até ao quadro. De entrada contra curto circuito.

Conclusão

Vai me desculpar a observação mas Anda um pouco perdido ou não entende nada do assunto?

E coloco esta questão directamente porque no seu perfil tem como profissão eletricista.... Ora se o é e não sabe isto então não deveria sequer colocar a sua profissão como eletricista.

Com o devido respeito

Cumprimentos
Uma vez que acabo de levar nas orelhas do mestre tenho mais é que baixar a bola :D
Estudei para electricista e desempenho essas funções, mas no ramo industrial. É por isso que aspectos de ligação na parte residencial passam-me ao lado.

Vou "cheirar" o que o prédio têm e ver se é possível realizar o corte ao meu apartamento (não estou a colocar em causa o que escreveu. Apenas vou ver o que anda no prédio). Se sim, vou retirar o DCP e depois chamar a EDP. O que acha?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”