TRIESP Instalação Vs Exploração

Responder
Formini
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 17 ago 2020, 18:14
Has thanked: 6 times

TRIESP Instalação Vs Exploração

Mensagem por Formini »

Olá, boa noite, a todos!

Há cerca de um ano que obtive o certificado como TRIESP, na DGEG. :D
Acontece que o dito certificado, folha A.4, permite só a parte da instalação, ficando a parte da Exploração em falta, e segundo me informaram, precisava fazer uma UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração) através do IEFP, ou outra Entidade Certificada nessa área, para completar a certificação. :roll:
Alguém, aqui do Forum me pode esclarecer melhor sobre este assunto? Que esteja nas mesmas condições ou tenha passado por isto? E qual é a UFCD?! :roll:
Qual a diferença da parte Instalação/Exploração? :oops:
Obrigado por qualquer esclarecimento!
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: TRIESP Instalação Vs Exploração

Mensagem por lcmmonteiro »

Que tipo de formação frequentou?

Qual o certificado que obteve?

Qual a sua habilitação académica?

E por último que título a dgeg lhe atribuiu?
Formini
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Formini »

Boa noite, lcmmonteiro!

Que tipo de formação frequentou?

R: Curso Geral de Electricidade, antigo 5º Ano, Cursos Industriais, havia electricistas, mecânicos e comercial.
Tenho Carteira Profissional de Electricista, passada na altura pelo SIESI, Pré oficial III-XII.

Qual o certificado que obteve?

R: Diploma do Curso. Curso de Electricista de uma Escola de Ensino Técnico Profissional.

Qual a sua habilitação académica?

R: Pós Secundário, ficaram por concluir 6 cadeiras da Licenciatura em Tecnologias de Informação e da Comunicação.

E por último que título a dgeg lhe atribuiu?

R: TRIESP, de acordo com a Lei 14/2015 de 16 de Fevereiro, EXECUÇÂO. E atribuíram um numero que uso para fazer os registos das MCP.

Trabalho na venda e montagens de sistemas fotovoltaicos, com três anos de experiência, mas com a categoria de Op. de Armazém.

A minha questão é saber qual a formação que preciso tirar, para validar a parte da EXPLORAÇÃO. Que penso tenha a ver com fazer/assinar projectos.
Na altura do meu registo como TRIESP, não me informaram o pormenor, e é essa informação que precisava!

Obrigado! Cumps.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

A parte da exploração não tem nada a ver com projetos mas sim assumir a responsabilidade até 250kva.

Ou seja

Nível 2 técnico responsável por execução de instalações elétricas. Permite assumir a responsabilidade pela execução até 41.40KVa.

Nível 4 técnico responsável por execução e exploração de instalações elétricas. Permite assumir a responsabilidade pela execução até 30KV 250kva.

Qualificação de dupla certificação, obtida por via das modalidades de educação e formação do Sistema Nacional de Qualificações, que integrem unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas e respeitem os conteúdos definidos no Catálogo Nacional de Qualificações; ou

Conclusão, com aproveitamento, das unidades de formação de curta duração na área das instalações elétricas, integradas no Catálogo Nacional de Qualificações.

Projetos so engenheiros.

Contudo só a própria dgeg poderá responder com exactidão as suas questões e necessidades. Pois serão eles que dirão o que realmente é necessário para a obtenção do título desejado.

Eu quando me inscrevi na dgeg já a muitos anos também me foi atribuído apenas o nível 2 porque não tinha o 12 ano concluído na altura.

Entretanto já o conclui e já procedi à um rvcc no IEFP e embora tenha enviado email já a mais de um ano nunca obtive resposta por parte da dgeg.

Inclusive a minha inscrição encontra se no regime transitório e continuo sem saber o que vai acontecer... Ninguém soube dar uma resposta concreta.
Formini
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Formini »

Obrigado, pelo esclarecimento, lcmmonteiro!
;) Sempre a aprender...

Melhores cumprimentos!
Fleamint
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 nov 2024, 11:31
Profissão: eletric

Mensagem por Fleamint »

Formini Escreveu: 10 set 2020, 22:51 Olá, boa noite, a todos!

Há cerca de um ano que obtive o certificado como TRIESP, na DGEG. :D
Acontece que o dito certificado, folha A.4, permite só a parte da instalação, ficando a parte da Exploração em falta, e segundo me informaram, precisava fazer uma UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração) através do IEFP, ou outra Entidade Certificada nessa área, para completar a certificação. :roll:
Alguém, aqui do Forum me pode esclarecer melhor sobre este assunto? Que esteja nas mesmas condições ou tenha passado por isto? E qual é a UFCD?! :roll:
Qual a diferença da parte Instalação/Exploração? :oops:
Obrigado por qualquer esclarecimento!
Olá! Parece que a questão da diferença entre Instalação e Exploração gera bastante dúvida. Instalação refere-se à montagem e preparação inicial do sistema, enquanto Exploração envolve o uso contínuo e manutenção. Sobre a UFCD, o IEFP geralmente oferece essas formações. Recomendo verificar o catálogo do IEFP para áreas relacionadas a energia ou eletricidade.
À noite gosto de relaxar e jogar riorise.com onde existem muitos jogos de mundo aberto
Responder

Voltar para “Dúvidas”