Instalação electrica num WC
Instalação electrica num WC
Com as novas regras os WC devem ficar protegidos por um diferencial (30mA), a minha duvida é a seguinte:
- É necessário um diferencial por WC ou posso juntar todos os pontos de um piso num único diferencial?
- Devo depois colocar 2 disjuntores separados para os circuitos de electricidade e iluminação ligados ao diferencial do ponto anterior?
- Posso ter os circuitos de iluminação e tomadas ligados ao mesmo diferencial directamente sem disjuntor?
Se tiverem mais algumas dicas relativas ao WC que considerem relevantes por favor coloquem aqui no post.
- É necessário um diferencial por WC ou posso juntar todos os pontos de um piso num único diferencial?
- Devo depois colocar 2 disjuntores separados para os circuitos de electricidade e iluminação ligados ao diferencial do ponto anterior?
- Posso ter os circuitos de iluminação e tomadas ligados ao mesmo diferencial directamente sem disjuntor?
Se tiverem mais algumas dicas relativas ao WC que considerem relevantes por favor coloquem aqui no post.
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Instalação electrica num WC
ja vi alguns projectos aprovados com varios WC ligados ao mesmo diferencial. nesse mesmo diferencial podes colocar iluminação e tomadas dos varios wc. provavelmente o ideal seria colocar cada wc com um diferencial mas se for mtas casas de banho isso iria encarecer a obra, isto é a minha opinião.
abraço joão silva
abraço joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
Obrigado pela resposta, apenas tenho uma duvida se posso ligar as tomadas e iluminação ao mesmo diferencial (2 circuitos diferentes) e se tenho de colocar disjuntores para cada um desses circuitos ou apenas ligo os 2 directos ao diferencial. Relativamente à quantidade não me parece problema pois a casa tem 4 ou 5 casas de banho e como tal não terá grande influência no preço.
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
rspratley Escreveu:Obrigado pela resposta, apenas tenho uma duvida se posso ligar as tomadas e iluminação ao mesmo diferencial (2 circuitos diferentes) e se tenho de colocar disjuntores para cada um desses circuitos ou apenas ligo os 2 directos ao diferencial. Relativamente à quantidade não me parece problema pois a casa tem 4 ou 5 casas de banho e como tal não terá grande influência no preço.
Boas
A utilização de disjuntores para cada um dos cirrcuitos é obrigatória, quanto ao alimentar os disjuntores através do mesmo diferencial fica ao critério do instalador.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- eng_jersilva
- Velha Guarda
concordo com o rebelocruz. por norma eu coloco sempre as tomadas junto com a iluminação nos wc.
abraço joão silva
abraço joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
caro eng_jersilva da sua resposta depreendo que tenha um unico diferencial e depois dois disjuntores, certo?
- eng_jersilva
- Velha Guarda
um diferencial e disjuntores em tds os circuitos q usar nesse diferencial.
abraço joão silva
abraço joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
No caso de ter um estore eléctrico nesse WC posso ligá-lo ao disjuntor das tomadas ou devo colocar um disjuntor novo?
- eng_jersilva
- Velha Guarda
poder pode nada o impede.
joão silva
joão silva
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Jers@Portugalmail.com
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Enviou: 6 vezes
Tenho algumas duvidas relativamente as regras nas casas de banho:
É necessário a utilização de um diferencial ou a segurança das casas banho podem ser asseguradas através de aparelhagem de classe II de isolamento?
A casa de banho que estou a considerar insere-se no volume 2.
Terei de considerar o seguinte artigo ou utilizar aparelhagem de classe isolamento II é suficiente?
701.53.05 - No volume 2, não é permitida a instalação de qualquer aparelhagem, com
excepção da indicada nas alíneas seguintes:
a) Dispositivos de comando e tomadas de circuitos alimentados a uma
tensão reduzida de segurança (veja-se 411.1) de tensão nominal não
superior a 12 V, em corrente alternada (valor eficaz), ou a 30 V, em
corrente contínua, devendo a fonte de alimentação de segurança ser
instalada fora dos volumes 0, 1 e 2;
b) Tomadas alimentadas por meio de transformadores de separação da
classe II (veja-se 413.5), de pequena potência, integrados nas próprias
tomadas, destinadas, por exemplo, a alimentarem máquinas de barbear,
de acordo com a Norma EN 60742, capítulo 2, secção 1.
O que eu penso dizer na MD é o seguinte:
c) Para os circuitos de iluminação normal e de segurança no interior das casas de banho deverá garantida através de classe II de isolamento, ou de classe I se os circuitos que os alimentam estiverem protegidos por dispositivos diferenciais de corrente estipulada não superior a 30mA.
É suficiente?
É necessário a utilização de um diferencial ou a segurança das casas banho podem ser asseguradas através de aparelhagem de classe II de isolamento?
Terei de considerar o seguinte artigo ou utilizar aparelhagem de classe isolamento II é suficiente?
701.53.05 - No volume 2, não é permitida a instalação de qualquer aparelhagem, com
c) Para os circuitos de iluminação normal e de segurança no interior das casas de banho deverá garantida através de classe II de isolamento, ou de classe I se os circuitos que os alimentam estiverem protegidos por dispositivos diferenciais de corrente estipulada não superior a 30mA.
É suficiente?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
AS CONDIÇÕES DE INSTALAÇÃO DE TOMADAS EM CASAS DE BANHO SÃO AS SEGUINTES:migjac Escreveu:Tenho algumas duvidas relativamente as regras nas casas de banho:
É suficiente?
Volume 0 e 1:
Não é permitida a alimentação de tomadas.
Volume 2:
a) Permitida a instalação de tomadas alimentadas a TRS, de 12 V c.a. ou 30 V c.c., com fonte de alimentação fora dos volumes 1, 2 e 3;
b) Permitida a instalação de tomadas alimentadas por um transformador de separação eléctrica da classe II de isolamento, de pequena potência e integrados nas próprias tomadas.
Volume 3:
Permitida a instalação de tomadas, excepto no volume acima do volume 2 a menos de 1 m da sua parte superior, desde que:
a) Sejam alimentadas por transformador de separação;
b) Sejam alimentadas a TRS;
c) Sejam protegidas por dispositivo diferencial com I∆n menor ou igual a 30 mA.
NÃO ESQUECER TAMBÉM AS LIGAÇÕES EQUIPOTENCIAIS, O QUE COSTUMO COLOCAR NAS MD'S EM RELAÇÃO A ISSO É O SEGUINTE:
Nas casas de banho, deverá efectuar-se um circuito de equipotencialidade suplementar em condutor H07V-U1G2,5/VD16, com origem no borne de terra da tomada da respectica casa de banho e que interligará os seguintes elementos, quando metálicos: tubagens de água quente e fria, ventilação e esgotos, louças sanitárias, aberturas de ventilação mecânica e respectivas condutas e todos os restantes elementos condutores (incluindo aros de portas e janelas). As medidas a tomar para executar estas ligações são as estipuladas nas secções 413.1.2.2 e 413.1.6 e 701.413.1.6 das R.T.I.E.B.T., ver anexos I e II da secção 7.
QUANTO À ILUMINAÇÃO E TOMADAS TER TAMBÉM EM CONTA OS INDICES DE PROTECÇÃO A UTILIZAR QUE SÃO:
Volume 0: IPX7;
Volume 1: IPX5;
Volume 2: IPX4 e no caso de balneários públicos IPX5;
Volume 3: IPX1 e no caso de balneários públicos IPX5.
Espero que seja uma ajuda!!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Enviou: 6 vezes
Obrigado,
E relativamente a circuitos de iluminação normal e de segurança no interior das casas de banho?
Deverá ser garantida através de classe II de isolamento, ou de classe I se os circuitos que os alimentam estiverem protegidos por dispositivos diferenciais de corrente estipulada não superior a 30mA. Basta a classe II de isolamento ou necessita de diferencial?
E relativamente a circuitos de iluminação normal e de segurança no interior das casas de banho?
Deverá ser garantida através de classe II de isolamento, ou de classe I se os circuitos que os alimentam estiverem protegidos por dispositivos diferenciais de corrente estipulada não superior a 30mA. Basta a classe II de isolamento ou necessita de diferencial?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Enviou: 18 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Quanto a aparelhos de utilização as regras a cumprir são as seguintes:migjac Escreveu:Obrigado,
Volume 0: Proibida a instalação a menos que os circuitos sejam alimentados a TRS a 12 V c.a. ou 30 V c.c..
Volume 1: Proibida a instalação excepto os seguintes casos:
a) se alimentados a TRS 12 V c.a. ou 30 V c.c.;
b) aparelhos de aquecimento de água protegidos com diferencial de 30 mA.
Volume 2: Permitos respeitando as seguintes condições:
a) Aparelhos de aquecimento de água protegidos com diferencial de 30 mA;
b) Aparelhos de iluminação que sejam da classe II de isolamento;
c) Aparelhos de iluminação da classe I de isolamento mas protegidos com diferencial de 30 mA.
Volume 3: Permitos nas seguintes condições:
Permitidos das classes II e III ou da classe I se o circuito de alimentação for protegido por diferencial de 30 mA.
P.S.: Não esquecer os indices de protecção!!!
Axo que responde às tuas questões!
Cumprimentos,
Osvaldo Sousa