Contactor de 1P ou 3P?

firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 ago 2020, 01:28
Has thanked: 1 time

Contactor de 1P ou 3P?

Mensagem por firewallcj »

Boa tarde camaradas,

A situação é a seguinte: Por motivos de poupança energética, necessito de colocar um contactor a ser comandado por um interruptor (que tenho disponível para o efeito) para desligar e ligar o disjuntor tripolar (20A) do circuito anexo à placa de indução.
A questão é, se posso usar um contactor de 1P, ou terá que ser na mesma o de 3P?
Algum modelo e o esquema de ligação que possam disponibilizar?

O sistema da habitação é Trifásico.

Imagem
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Re: Contactor de 1P ou 3P?

Mensagem por mpinto »

Parece-me que tens o barramento a meter neutro no tripolar e os restantes polos levam as duas fases para a placa. Ligas ou desligas a placa, nos comandos da própria placa, de que forma queres gerir o consumo com o contactor. Vai ser exactamente a mesma coisa. Provavelmente estou a interpretar mal o que pretendes.
firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

mpinto Escreveu: 17 ago 2020, 18:32 Parece-me que tens o barramento a meter neutro no tripolar e os restantes polos levam as duas fases para a placa. Ligas ou desligas a placa, nos comandos da própria placa, de que forma queres gerir o consumo com o contactor. Vai ser exactamente a mesma coisa. Provavelmente estou a interpretar mal o que pretendes.
A colocação do contactor é para evitar que a placa gaste um consumo residual de 0.1 amperes (mesmo estando desligada), a Bosch já validou e está tudo bem com a placa. Neste momento é a colocação do contactor ou a troca de uma placa que não gaste nada estando desligada.
rio
Curioso
Curioso
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por rio »

se queres cortar tudo utiliza 3 P
nao te esqueças e escolhe bem a tensao de alimentaçao da bobina do contactor
firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

A tensão entre fases é de 400V~. Fiz um esquema rudimentar, estarei certo?
Imagem
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

O neutro tem que obrigatoriamente ser cortado pelo disjuntor não pode estar em carga se desligar o disjuntor.

E está a pensar colocar esse tipo de. Interruptor? E onde?

Na minha opinião o ideal seria o próprio interruptor da placa a cortar a entrada de corrente. Mas para tal seria necessário abrir a placa para o poder fazer.

Tem ainda a possibilidade de realizar esse tipo de instalação na parte de trás do móvel do forno. Recomendo a instalação de uma caixa de alta temperatura com o equipamento. Se puder abrir a placa e ligar directamente ao botão on off da placa seria óptimo.

Compreendo que não queira abrir a. Placa principalmente pelas razões da garantia. Mas seria o. Ideal.
firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

lcmmonteiro Escreveu: 18 ago 2020, 10:41 O neutro tem que obrigatoriamente ser cortado pelo disjuntor não pode estar em carga se desligar o disjuntor.

E está a pensar colocar esse tipo de. Interruptor? E onde?

Na minha opinião o ideal seria o próprio interruptor da placa a cortar a entrada de corrente. Mas para tal seria necessário abrir a placa para o poder fazer.

Tem ainda a possibilidade de realizar esse tipo de instalação na parte de trás do móvel do forno. Recomendo a instalação de uma caixa de alta temperatura com o equipamento. Se puder abrir a placa e ligar directamente ao botão on off da placa seria óptimo.

Compreendo que não queira abrir a. Placa principalmente pelas razões da garantia. Mas seria o. Ideal.
O interruptor já existe, e visto que uma das teclas não está em uso, iria aproveitar para servir de comando do contactor.
Imagem
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

Certifica-te que o neutro que vai ao A1 esteja no mesmo diferencial da fase que vai ao interruptor
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

esta colaboração nesta engenhoca parece-me muito estranha.

Como é que é possível estarem de acordo que a parte de comando do contactor- bobine e interruptor - fique protegida pelo mesmo disjuntor do fogão (placa) de 20A ?

Acho que não deviam colaborar neste tipo de coisas, mas isto é a minha opinião.

Ohmico
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

Creio que estão a supor que o circuito do interruptor já existente não tem nada a ver com o da placa e que será, no máximo, um circuito de iluminação.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Estou de acordo com o comentário do amigo Ohmico.

Se repararem isto é um contator da Legrand de 3P em que a bobine é de 230V e está alimentada com 400V, portanto uma confusão.

Cumprs.
firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

ohmico Escreveu: 18 ago 2020, 23:57 Boas,

esta colaboração nesta engenhoca parece-me muito estranha.

Como é que é possível estarem de acordo que a parte de comando do contactor- bobine e interruptor - fique protegida pelo mesmo disjuntor do fogão (placa) de 20A ?

Acho que não deviam colaborar neste tipo de coisas, mas isto é a minha opinião.

Ohmico
Obrigado pelo seu input. No entanto, gostaria que aprofunda-se um pouco qual seria a solução ideal, bem como a esquemática de ligação.

Por agora, o meu esquema seria este. E o interruptor está num circuito à parte.
Imagem
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

Se se confirma que tens um circuito à parte para o interruptor de comando, devidamente dimensionado para circuito de comando (concordo plenamente com o Ohmico) não podes estar a cortar o neutro que vai à bobine no disjuntor da placa e a fase que vai ao interruptor em outro circuito. Fase e neutro, de comando ou de outra coisa qualquer tem que passar no mesmo dispositivo de proteção, ou, então não cortas o neutro.
firewallcj
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

mpinto Escreveu: 19 ago 2020, 14:30 Se se confirma que tens um circuito à parte para o interruptor de comando, devidamente dimensionado para circuito de comando (concordo plenamente com o Ohmico) não podes estar a cortar o neutro que vai à bobine no disjuntor da placa e a fase que vai ao interruptor em outro circuito. Fase e neutro, de comando ou de outra coisa qualquer tem que passar no mesmo dispositivo de proteção, ou, então não cortas o neutro.
Sim, não irá ser cortado.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

Mas não é o que se vê no ultimo esquema que apresentou, por isso alertei.
Cumprimentos
Responder

Voltar para “Dúvidas”