Simbolo
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 jun 2008, 13:02
- Been thanked: 80 times
Re: Simbolo
Caro "mpinto",
Como a resposta é dirigida a um estagiário (com respeito e saudosismo do que também já fui), gostava que referisse a Norma que lhe permite sustentar a sua resposta e para que o "Gomes93" tenha mais uma ferramenta ao sue dispor.
Cumprimentos.
Como a resposta é dirigida a um estagiário (com respeito e saudosismo do que também já fui), gostava que referisse a Norma que lhe permite sustentar a sua resposta e para que o "Gomes93" tenha mais uma ferramenta ao sue dispor.
Cumprimentos.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
IEC 60617:
Símbolos S00227: Interruptor, símbolo geral
e S000222: Dispositivo com função de corte automático O problema dos disjuntores é terem muitos símbolos, que de acordo com alguns autores, interpretam a norma e aplicam os símbolos que lá existem.
Por aplicarem a norma, todos estão corretos.
Eu por exemplo, acho este o mais completo, mas quem é que tem tempo para o desenhar..?:
Símbolos S00227: Interruptor, símbolo geral
e S000222: Dispositivo com função de corte automático O problema dos disjuntores é terem muitos símbolos, que de acordo com alguns autores, interpretam a norma e aplicam os símbolos que lá existem.
Por aplicarem a norma, todos estão corretos.
Eu por exemplo, acho este o mais completo, mas quem é que tem tempo para o desenhar..?:
-
- Curioso
- Registado: 06 jan 2020, 11:42
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 2 times
Boas malta,
Agradeço imenso a vossa informação.
Assim sendo esse símbolo é de um disjuntor Magnétotérmicos, certo?
O símbolo que eu aprendi e estou habituado a usar é este:
![Imagem]()
Mais uma vez, obrigado!
Mais uma vez, obrigado!
- Anexos
-
- Disjuntor
- Disjuntor Mag..PNG (3.93 KiB) Visto 6793 vezes
- nelmindo
- Team Apoio
Os símbolos normalmente já não usam o circulo a simbolizar a zona de pivotagem do contato.Gomes93 Escreveu: 18 ago 2020, 16:17 Boas malta,
Mais uma vez, obrigado!
O símbolo do disjuntor (sem especificar a sua característica magnética, térmica ou magnetotérmica): Há quem ache piada a este: E pintado nos disjuntores comerciais verá este:
- nelmindo
- Team Apoio
De acordo com a IEC 81346-2 (Classification of objects and codes for classes):rio Escreveu: 18 ago 2020, 18:34 com essa simbologia e nomenclatura
f5 6A
diria que e um porta fusiveis com dois fusiveis de 6A
F está reservado para: "Protection, Direct protection from dangerous or unwanted conditions"
onde estão incluídos os "Cathodic protection anode, faraday cage, Fuse, Miniature circuit-breaker (MCB), Surge arrester, Thermal overload release, etc"
Os MCB, são os nossos disjuntores modulares de aplicação em calha DIN.
Mesmo se complementar com "FC" não ia lá, já que está na mesma subclasse de: "Fuse, fuse unit, miniature circuit-breaker, thermal overload release"
Já agora, F também é para: Airbag, barriers, contact protection, escape door, escape window, fence, gates, glare protection, guard, vision
protection, railing, safety belt, etc!
Assim sendo, pelo símbolo não há dúvidas que é um disjuntor de 6A.
-
- Curioso
- Registado: 05 mar 2015, 12:04
- Been thanked: 7 times
Boas
Para mim, quando aparece essa simbologia nos desenhos dos quadros , coloco um porta fusivel de dois polos, sendo que só coloco fusivel num polos (fase) tendo o outro (neutro um tubo metalico que vem de fabrica).
Ex. LSN512 da Hager.
Cpts
Para mim, quando aparece essa simbologia nos desenhos dos quadros , coloco um porta fusivel de dois polos, sendo que só coloco fusivel num polos (fase) tendo o outro (neutro um tubo metalico que vem de fabrica).
Ex. LSN512 da Hager.
Cpts
-
- Velha Guarda
Olá,
O símbolo apresentado inicialmente não tem significado, face à norma IEC EN 60617, por se apresentar incompleto ou incoerente.
Pressupondo o símbolo gráfico como unifilar, poderemos reduzi-lo a dois componentes (como já foi feito) e interpretar o seu significado:
Na norma já referida só encontramos três símbolos gráficos em que intervém o símbolo gráfico S00222, que são:
Como nos parece, face a outros elementos que estão no esquema, que não se pretendia representar nenhum dos três símbolos gráficos apresentados acima, deduzimos que o símbolo gráfico inicialmente apresentado resulta tão somente do desconhecimento rigoroso da simbologia normalizada e talvez se pretendesse representar um disjuntor bipolar 1P+N em diagrama multifilar.
Cumprimentos.
O símbolo apresentado inicialmente não tem significado, face à norma IEC EN 60617, por se apresentar incompleto ou incoerente.
Pressupondo o símbolo gráfico como unifilar, poderemos reduzi-lo a dois componentes (como já foi feito) e interpretar o seu significado:
Na norma já referida só encontramos três símbolos gráficos em que intervém o símbolo gráfico S00222, que são:
Como nos parece, face a outros elementos que estão no esquema, que não se pretendia representar nenhum dos três símbolos gráficos apresentados acima, deduzimos que o símbolo gráfico inicialmente apresentado resulta tão somente do desconhecimento rigoroso da simbologia normalizada e talvez se pretendesse representar um disjuntor bipolar 1P+N em diagrama multifilar.
Cumprimentos.
-
- Velha Guarda
Olá,
(cont.)
Porque o “post” anterior poderá não ter sido bem entendido por todos, pela sua falta de objetividade, vou tentar simplificar e ser mais claro.
A norma IEC EN 60617 apresenta vários símbolos gráficos que combinados de acordo com determinados critérios nos permitem elaborar os esquemas elétricos de forma expedita.
Para percebermos a função dos elementos representados nos esquemas juntamos ao símbolo base um outro que lhe dará essa definição.
Vejamos alguns:
Posto isto, quando no “post” anterior referi que o símbolo se encontrava “incompleto ou incoerente” deveria ter apresentado o diagrama abaixo para clarificar o que estava em falta e o completaria:
Como o colega “nelmindo” já referiu outras soluções haveria para a representação de um disjuntor, de forma simplificada ou mais complexa transmitindo também mais informação sobre esse elemento.
Penso que a minha ideia está agora mais clara.
Cumprimentos.
(cont.)
Porque o “post” anterior poderá não ter sido bem entendido por todos, pela sua falta de objetividade, vou tentar simplificar e ser mais claro.
A norma IEC EN 60617 apresenta vários símbolos gráficos que combinados de acordo com determinados critérios nos permitem elaborar os esquemas elétricos de forma expedita.
Para percebermos a função dos elementos representados nos esquemas juntamos ao símbolo base um outro que lhe dará essa definição.
Vejamos alguns:
Posto isto, quando no “post” anterior referi que o símbolo se encontrava “incompleto ou incoerente” deveria ter apresentado o diagrama abaixo para clarificar o que estava em falta e o completaria:
Como o colega “nelmindo” já referiu outras soluções haveria para a representação de um disjuntor, de forma simplificada ou mais complexa transmitindo também mais informação sobre esse elemento.
Penso que a minha ideia está agora mais clara.
Cumprimentos.