estores eletricos

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

estores eletricos

Mensagem por pedro caetano »

boas. pelo que li aqui no forum aconselham a colocar uma caixa de derivação junto da caixa dos estores que serve para depois instalar o sistema de centralização, caso o cliente queira. pergunto e se for num wc que tenha a banheira por baixo do estore, posso por na mesma a caixa, embora a coloque mais longe da caixa dos estores isto é 1.5m, e colocando o botão no lado de fora do wc? obrigado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: estores eletricos

Mensagem por lcmmonteiro »

Este tema já foi discutido no fórum onde partilhei a minha opinião.

Os motores dos estores por norma trazem um cabo com cerca de 120 a 150 cm de comprimento.

Quando o inversor fica próximo da janela e possivel passar o cabo do motor diretamente a caixa de aparelhagem do inversor.

Quando isto não acontece o que eu faço é deixar uma caixa de derivação capaz de receber a ligação do inversor e a ligação ao motor do estore.

Se nessa casa de banho por ventura levar teto falso e possível instalar uma caixa oculta sendo acessível pelo orifício de iluminação ou alçapão caso exista.

Nao existindo teto falso terá que respeitar as áreas de. Volumes e instalar a caixa de derivação em zona fora dessa área.

Ja me aconteceu numa pequena remodelação de moradia em que só algumas zonas foram renovadas e precisei de. Inspeção por causa do aumento de potência e apesar de ter dado a volta a moradia toda e tendo feito todos os testes em conformidade tive uma situação. Que me passou completamente despercebida e que jamais pensei estar lá mas existia uma caixa de derivação a cerca de 30 cm. Do teto mas estava na zona de. Duche. Apesar de ninguém lá chegar a não ser. Com. Escadote e passar quase despercebida com a cor do azulejo passou me e não a. Vi.

Na altura da inspeção o inspector verificou essa caixa que mal se notava e ficou essa anotação. Tive mesmo que a anular.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Re: estores eletricos

Mensagem por pedro caetano »

boas. pois neste caso não tenho teto falso, vou por a caixa a 1.5m da caixa dos estores, o que dá mais de 2m da banheira. o cliente quer um inversor de persiana á porta para fechar e abrir todas, e outro ao pe delas para abrir e fechar individual, assim neste sistema pergunto se teem de ficar todas com 1 circuito? pois a moradia tem 14 persianas e o inversor geral é de 1380w 6a. ou será melhor fazer duas linhas? obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”