Assinar projetos de ITED/ITUR
Assinar projetos de ITED/ITUR
Boa noite,
Sou desenhador projetista de Instalações Elétricas, ITED/ITUR e ja trabalho nesta área há uns longos anos.
Nao tenho nenhuma licenciatura, nem curso tecnoprofissional.
Gostava de saber se existe a possibilidade e que procedimentos terei de fazer para assinar projetos de ITED/ITUR.
Obrigado pela atenção.
Sou desenhador projetista de Instalações Elétricas, ITED/ITUR e ja trabalho nesta área há uns longos anos.
Nao tenho nenhuma licenciatura, nem curso tecnoprofissional.
Gostava de saber se existe a possibilidade e que procedimentos terei de fazer para assinar projetos de ITED/ITUR.
Obrigado pela atenção.
Re: Assinar projetos de ITED/ITUR
Bom dia,
Na ultima formação que tive de ITED, em Maio, o que se falou é que neste momento a execução de projecto era apenas para engenheiros inscritos nas respectivas ordens.
Abraço
Fernando
Na ultima formação que tive de ITED, em Maio, o que se falou é que neste momento a execução de projecto era apenas para engenheiros inscritos nas respectivas ordens.
Abraço
Fernando
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Projectos, actualmente só podem ser subscritos por tecnicos inscritos em Ordens profissionais.
Quem cria renasce todos os dias...
Retirado do site da ANACOM
"Não poderá exercer a atividade de projetista ITED, uma vez que, com a entrada em vigor da Lei n.º 47/2013, de 10 de julho, e de acordo com a alínea a), do n.º 1, do artigo 67.º, só podem ser projetistas ITED os engenheiros e engenheiros técnicos."
Fernando
"Não poderá exercer a atividade de projetista ITED, uma vez que, com a entrada em vigor da Lei n.º 47/2013, de 10 de julho, e de acordo com a alínea a), do n.º 1, do artigo 67.º, só podem ser projetistas ITED os engenheiros e engenheiros técnicos."
Fernando
qualquer técnico que tenha formação e esteja escrito nas respectivas entidades pode assinar.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
PROJETISTA: pessoa singular habilitada a proceder à elaboração de projetos de instalação e alteração de infraestruturas de telecomunicações em loteamentos, urbanizações, conjuntos de edifícios e edifícios, nos termos do DL123. (definição no manual ITED)
DL 123
Artigo 37.º
Qualificação do projectista ITUR (só engenheiros e engenheiros técnicos)
Artigo 67.º
Qualificação do projectista ITED
a) Os engenheiros electrotécnicos e os engenheiros
técnicos com a especialidade de electrotecnia inscritos
em associações públicas de natureza profissional que os
considerem habilitados para o efeito;
b) Os técnicos de áreas de formação de electricidade
e energia e de electrónica e automação, e os técnicos detentores
de certificação de curso técnico -profissional, com
módulos ITED, com número de horas e conteúdos idênticos
aos previstos para a formação habilitante, que se encontrem
inscritos no ICP -ANACOM como projectistas ITED na
data de entrada em vigor do presente decreto -lei;
.....
2 — Os projectistas ITED referidos na alínea b) do número
anterior encontram -se habilitados a subscrever projectos
ITED em edifícios com uma estimativa orçamental
global da obra até à classe 2 de alvarás de construção.
.....
DL 123
Artigo 37.º
Qualificação do projectista ITUR (só engenheiros e engenheiros técnicos)
Artigo 67.º
Qualificação do projectista ITED
a) Os engenheiros electrotécnicos e os engenheiros
técnicos com a especialidade de electrotecnia inscritos
em associações públicas de natureza profissional que os
considerem habilitados para o efeito;
b) Os técnicos de áreas de formação de electricidade
e energia e de electrónica e automação, e os técnicos detentores
de certificação de curso técnico -profissional, com
módulos ITED, com número de horas e conteúdos idênticos
aos previstos para a formação habilitante, que se encontrem
inscritos no ICP -ANACOM como projectistas ITED na
data de entrada em vigor do presente decreto -lei;
.....
2 — Os projectistas ITED referidos na alínea b) do número
anterior encontram -se habilitados a subscrever projectos
ITED em edifícios com uma estimativa orçamental
global da obra até à classe 2 de alvarás de construção.
.....
Boa noite e obrigado pela vossa disponibilidade.
Bem, pelo que percebi e se nao estou enganado, estão habilitados a assinar projetos de ITED apenas engenheiros electrotécnicos, os engenheiros
técnicos e os técnicos detentores de certificação de curso técnico -profissional.
No meu caso, que faço projetos de telecomunicações à 18 anos e conhecendo bem o regulamento de ITED / ITUR inclusive um curso do mesmo nao me posso inscrever na ANACOM nem assinar projetos, certo.
Mais ums vez obrigado pelo vosso esclarecimento.
Bem, pelo que percebi e se nao estou enganado, estão habilitados a assinar projetos de ITED apenas engenheiros electrotécnicos, os engenheiros
técnicos e os técnicos detentores de certificação de curso técnico -profissional.
No meu caso, que faço projetos de telecomunicações à 18 anos e conhecendo bem o regulamento de ITED / ITUR inclusive um curso do mesmo nao me posso inscrever na ANACOM nem assinar projetos, certo.
-
- Curioso
- Registado: 25 jan 2016, 13:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 5 times
- Contacto:
Boa tardeJSC Escreveu: 14 dez 2019, 19:52 Boa noite e obrigado pela vossa disponibilidade.
Sim de momento apenas os Engenheiros e Engenheiros Técnicos podem tirar essa qualificação, para o Projecto ITED.
Quem já era projectista inscrito na ANACOM desde o ITED v1, e foi fazendo as respectivas actualizações também poderá efectuar os respectivos projectos, sendo que apenas estão limitados pela Classe do projecto.
Se ja teve e deixou caducar(não efectuou actualizações), infelizmente não é possível recuperar tal competência como técnico.
Espero ter ajudado.
Na pratica, a teoria é outra!
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 31 jul 2020, 15:36
- Has thanked: 2 times
Boa tarde, aproveitando o tópico, gostaria de esclarecer algumas dúvidas.morim Escreveu: 26 fev 2020, 16:18Boa tardeJSC Escreveu: 14 dez 2019, 19:52 Boa noite e obrigado pela vossa disponibilidade.
Sim de momento apenas os Engenheiros e Engenheiros Técnicos podem tirar essa qualificação, para o Projecto ITED.
Quem já era projectista inscrito na ANACOM desde o ITED v1, e foi fazendo as respectivas actualizações também poderá efectuar os respectivos projectos, sendo que apenas estão limitados pela Classe do projecto.
Se ja teve e deixou caducar(não efectuou actualizações), infelizmente não é possível recuperar tal competência como técnico.
Espero ter ajudado.
Sou engenheiro electrotécnico, com licenciatura e mestrado e pretendo obter a qualificação de projectista ITED.
Estive a analisar no website da Anacom alguma informação, nomeadamente este fluxograma:
https://www.anacom.pt/streaming/Fluxog ... ACHED_FILE
Terei que realizar a formação de 100h ou depende das unidades curriculares que tive durante a minha formação académica?
Alguém me sabe indicar o tempo que demoram a aceitar?
Muito obrigado.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Na sua formação tem as unidades que indica nesse fluxograma?
Se tem pode inscrever se.
Se não tem tem que frequentar essas unidades.
Contudo nada como contactar a entidade responsável por forma a obter as respostas exactas.
Tal em em eletricidade é a DGEG que apresenta as respostas nas telecomunicações é a ANACOM.
Contudo nada como contactar a entidade responsável por forma a obter as respostas exactas.
Tal em em eletricidade é a DGEG que apresenta as respostas nas telecomunicações é a ANACOM.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 31 jul 2020, 15:36
- Has thanked: 2 times
Obrigado pela resposta cmmonteiro.lcmmonteiro Escreveu: 13 ago 2020, 20:53 Na sua formação tem as unidades que indica nesse fluxograma?
Vou entrar em contacto com a Anacom.
Existem taxas a pagar anualmente por ter a qualificação de projectista ITED?
Mais uma vez, obrigado!
Cumprimentos,
jald.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
Está aqui qualquer coisa mal...
Se quer ser reconhecido como projectista para que apresenta o fluxograma do instalador?
Para se projectista, em primeiro lugar tem que estar inscrito na OE ou na OET (penso que na OET tem que estar no colégio de electrónica e telecomunicações, mas não tenho a certeza se é obrigatório ou alguém do colégio de energia também pode ser projectista de ITED). Em segundo lugar tem que frequentar um curso habilitante para projectista (há uma lista dos cursos/entidades formadoras reconhecidas pela ANACOM no site, é só procurar). Em terceiro lugar tem que obter o reconhecimento junto da ordem dessa formação.
Se houver uma forma alternativa de obter reconhecimento para projecto, essa é conferida pela ordem profissional e não pela ANACOM (o controlo foi delegado pela ANACOM nas ordens profissionais).
Se quer ser reconhecido como projectista para que apresenta o fluxograma do instalador?
Para se projectista, em primeiro lugar tem que estar inscrito na OE ou na OET (penso que na OET tem que estar no colégio de electrónica e telecomunicações, mas não tenho a certeza se é obrigatório ou alguém do colégio de energia também pode ser projectista de ITED). Em segundo lugar tem que frequentar um curso habilitante para projectista (há uma lista dos cursos/entidades formadoras reconhecidas pela ANACOM no site, é só procurar). Em terceiro lugar tem que obter o reconhecimento junto da ordem dessa formação.
Se houver uma forma alternativa de obter reconhecimento para projecto, essa é conferida pela ordem profissional e não pela ANACOM (o controlo foi delegado pela ANACOM nas ordens profissionais).
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Segue em anexo o documento para análise.
Creio ser a última versão mas convém confirmar.
Cumprimentos
Creio ser a última versão mas convém confirmar.
Cumprimentos
- Anexos
-
- ProcedimAcreditacFormac_ANACOM_OE_OET_Abril2020.pdf
- (483.53 KiB) Transferido 216 vezes