Como tirar 220 dos 400V

Gomes93
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2020, 11:42
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Re: Como tirar 220 dos 400V

Mensagem por Gomes93 »

Peço desculpa se fui muito teórico, só tentei ajudar e penso que o nosso colega PauloAgRibeiro ainda não está esclarecido.

Respondendo ao seu último parágrafo... Uma vez que o senhor é pré-reformado da EDP, há de saber melhor do que eu em relação à origem do condutor de neutro. Muito resumidamente, só existe neutro na BT porque os enrolamentos do secundário dos transformadores dos PT's estão ligados em estrela. O neutro tem origem no ponto comum do enrolamento secundário do transformador.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

PauloAGRibeiro Escreveu: 12 ago 2020, 09:54 vamos la reformular a questão.
Sei que a linha de alta tensão passa por um transformador que a divide em 3 linhas desfasadas de "110v" e neutro e chega a entrada do prédio ou moradia. A minha duvida e como essa rede trifásica passa a rede monofásica? Presumo que a mesma questão se ponha quando alguém tem rede trifásica e necessita de ligar um aparelho que funcione em 230v monofásico. Os 230v monofasicos estão em sincronia ao contrario da rede trifásica.
Imagine 3 vetores a puxarem uma argola. Cada um desses vetores tem uma força ou um comprimento de 230V.
O argola é o ponto central ou o ponto neutro. O nosso neutro.
A distancia entre os os extremos de cada vetor é de +/-400V.

Os volts, tensão, "força elétrica", etc, é tudo e simplesmente a mesma coisa. ´
Mas o termo correto e simples de assimilar é "diferença de potencial" ou para os amigos "d.d.p.".
Tudo está um potencial elétrico. Se considerarmos o potencial eletrico semelhante à alturas, tudo precisa de uma referência. Em alguns casos é a rua (altura de um prédio). Tudo que seja acima da rua é positivo, tudo o que seja abaixo da rua é negativo (piso +1, +2, -1, -2). Em outros casos é o nível médio das água do mar. Tudo que é acima é altura ou positivo, tudo que seja abaixo é profundidade ou negativo.

Na eletricidade é a mesma coisa. Mas não há referência? Há. É o planeta terra. Por convenção diz-se que o planeta terra está ao potencial zero. Tando recebe cargas como dá, como é bastante grande, o seu potencial (altura) nunca mudará.

Por isso que usamos o planeta terra como referência, por isso é que lhe espetamos varetas para "referenciar" a nossa alturas.
O exemplo que eu dei dos vetores a puxar a argola, só é válido que o ponto central é neutro, se os vetores forem iguais, se existir desequilibro nos comprimentos, para não haver "deslocamento" da argola por causa dos comprimentos dos vetores, ancoramos a argola no chão, fixamos o seu "valor", referenciamos à terra. Essa é uma das razões de fixarmos o ponto central dos transformadores, quando ligados em estrela. Fixar e referenciar os vetores.

Desculpem qualquer coisa, mas não sei explicar melhor.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

vrdiver Escreveu: 12 out 2008, 23:38 Caros amigos

Como é possivel "tirar" 220V (corrente monofásica) a partir da de 400V (trifásica)?
Como é que se procede à ligação da cablagem para poder executar essa operação?

desde já o meu obrigado

VRdiver

Reparem bem na pergunta inicial do tópico e o caminho que a discussão seguiu.

Nao faço ideia se a questão se baseava numa simples. Ligação de. Uma. Tomada trifasica ou em quadro trifasico é pretendia uma. Ligação monofasica.

Mas o rumo seguiu para um debate que independentemente de estar enquadrado na. Pergunta ou não está a tornar se interessante.

Gostei sim senhor.

😎😎
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Olá meu caro "Gomes93". Muito boa noite meu amigo.

Já deu para perceber que o amigo domina bem a parte teórica. Todavia, convém que não se esqueça que tanto na rede de média como na
rede de alta tensão, os transformadores de potência da distribuição, apresentam ligações em ambos os lados dos pontos neutros à terra.
De referir que, estas grandes máquinas chamadas de transformadores de potência e que equipam as SEs, também conhecidas por (subestações)
apresentam esses mesmos condutores ligados à terra por meio de uma impedância ou através de uma reactância de neutro.

Isto porquê?

Porque regra geral, os transformadores existentes nas SEs, apresentam tanto no lado do enrolamento primário como no enrolamento secundário
ligações em estrela. Podendo, em alguns casos possuírem um terceiro enrolamento chamado de terciário.

Qual a utilidade então deste enrolamento.

Ora aqui chegados, importa referir a utilidade do terceiro enrolamento, existente em alguns transformadores na rede AT de algumas SEs.
Muito bem.

1º - Muitas subestações de AT, como não possuem rede de alimentação própria aproveitam este enrolamento para alimentação dos equipamentos
elétricos e proteções de linhas.

2º - Quando a subestação possui um transformador de serviços auxiliares, este terceiro enrolamento serve como filtro de harmónicos.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”