Como tirar 220 dos 400V

vrdiver
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 out 2008, 23:25

Como tirar 220 dos 400V

Mensagem por vrdiver »

Caros amigos

Como é possivel "tirar" 220V (corrente monofásica) a partir da de 400V (trifásica)?
Como é que se procede à ligação da cablagem para poder executar essa operação?

desde já o meu obrigado

VRdiver
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Re: Como tirar 220 dos 400V

Mensagem por admin »

Julgo que só poderá obter os 230 através de um transformador se não terá que criar

sempre um ponto neutro entre as fazes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

sim, é possivel com um transformador ou auto-transformador, primário a 400V e secundário a 230V. Apenas deverá estar adequado à potência a alimentar. Para funcionar só necessita de 2 fases. no entanto é necessário ponderar se é a melhor solução, já que o preço aumentará, com o aumento das potências em jogo. Esta solução é muito comum quando contruimos quadros de comando de máquinas, em que a tensão de funcionamento é de 230V. Neste caso estamos a falar de transformadores de 50 ou 100VA, a custarem 20 a 30€.
Se pretende ligar um frigorifico a 400V, indirectamente, usando um transformador para o efeito, é capaz de gastar tanto como o frigorifico...

Por isso, que carga pretende alimentar e o porquê da soluçao tomada, para ligar a 400V.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, acho que não é essa a duvida dele, mas sim apenas em uma instalação trifásica 400v sacar uma monofásica 230v, nesse caso é só ligar 1 cabo ao neutro e outro a 1 das fases!!!

voilá até é simples!!! :mrgreen:

penso eu de que!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Sim, isso até é verdade, se tiver além das 3 fases o neutro, não é dificil obter os necessários 230V

:P
marcellomartins
Curioso
Curioso
Registado: 08 fev 2008, 11:06

Mensagem por marcellomartins »

nelmindo Escreveu:Sim, isso até é verdade, se tiver além das 3 fases o neutro, não é dificil obter os necessários 230V

:P
Exactamente, se tiver o neutro na ficha trifasica é fácil obter os 230V.

Agora para outras aplicaçoes terá que ser o transformador para baixar a tensão...
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, não é essa a duvida dele!!!

"Como é que se procede à ligação da cablagem para poder executar essa operação?"

:wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Pois eu estava a pensar que ele não teria o neutro assim sendo e demasiado simples como e obvio :wink:
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Se o perfil disse-se o que faz, ou mencionasse os conhecimentos técnicos, todos podíamos dar uma ajuda que seria a certa (e viável), assim temos que tentar adivinhar.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

lá isso é verdade. :D
Por vezes a duvida pode ser até bastante obvia, mas nem passa pela cabeça que assim o é, e ligamos o "complicómetro" :shock:
PauloAGRibeiro
Curioso
Curioso
Registado: 09 jan 2013, 16:12

Mensagem por PauloAGRibeiro »

Boa Tarde
Sei que este tópico já e muito antigo mas se ele ligar uma das linhas trifásicas 3*110v e ligar o neutro a diferença de tensão entre a fase e o neutro nao é apenas de 110v? para ter 220v teria que ligar também a outra fase fazendo 110*2 =220v mas mesmo assim não era monofásica.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

PauloAGRibeiro Escreveu: 11 ago 2020, 14:58 Boa Tarde
Sei que este tópico já e muito antigo mas se ele ligar uma das linhas trifásicas 3*110v e ligar o neutro a diferença de tensão entre a fase e o neutro nao é apenas de 110v? para ter 220v teria que ligar também a outra fase fazendo 110*2 =220v mas mesmo assim não era monofásica.
Em Portugal monofasico é 230V e trifasico 400V

A questão colocada não foi totalmente esclarecedora se modo que ficou em standby.
PauloAGRibeiro
Curioso
Curioso
Registado: 09 jan 2013, 16:12

Mensagem por PauloAGRibeiro »

vamos la reformular a questão.
Sei que a linha de alta tensão passa por um transformador que a divide em 3 linhas desfasadas de "110v" e neutro e chega a entrada do prédio ou moradia. A minha duvida e como essa rede trifásica passa a rede monofásica? Presumo que a mesma questão se ponha quando alguém tem rede trifásica e necessita de ligar um aparelho que funcione em 230v monofásico. Os 230v monofasicos estão em sincronia ao contrario da rede trifásica.
Gomes93
Curioso
Curioso
Registado: 06 jan 2020, 11:42
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por Gomes93 »

A Linha de Alta tensão (REN- Transporte) entra numa subestação, onde é reduzida para Média Tensão.
A Linha de Média Tensão (EDP- Distribuição) sai de uma subestação e entra nos PT's, onde é reduzida para Baixa Tensão.

Em Baixa Tensão que é o assunto principal deste tópico, temos dois tipos tipos de tensão:
- Tensão Trifásica - 400 V;
- Tensão Monofásica - 230 V.

A tensão trifásica (400 V) corresponde á diferença de potencial entre fases.
A tensão monofásica (230 V) corresponde á diferença de potencial entra fase e neutro.

Do PT, sai um cabo "trifásico" com 3 fases e 1 Neutro, que por norma entra num armário de distribuição ou num cx. de corte geral/portinhola de um prédio/vivenda. Nesse cabo temos os 2 "tipos" de tensão acima mencionados.

Em suma, para termos tensão monofásica precisamos de 1 fase e 1 neutro e para tensão trifásica precisamos de 3 fases.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Olá meus caros, a todos os ilustres participantes neste espetacular fórum de eletricidade muito boas e santas noites.

Sabendo que este tópico já tem barbas, sendo por isso já velho, permitam-me desenterrar um pouco este véu para criar alguma informação
complementar.
Dito isto, então cá vai:

1º - Como o post inicial criado pelo colega "vrdiver", apenas menciona como retirar os 220 V de 400 V.

Ora bem isto já foi respondido em posteres anteriores, nomeadamente pelo colega "Varejo" o qual, respondeu à questão de uma forma simples
e expedita. Mas por outro lado, tanto o colega "nelmindo" como o nosso administrador, responderam que era necessário um transformador de
potência.

Penso que esta questão esteja de facto assimilada pelo nosso colega "vrdiver". Todavia apenas gostaria de ver respondido pelo nosso amigo"Gomes93"
uma questão que me deixou com algumas dúvidas.

Por acaso, não nos quererá o amigo dizer-nos depois de uma descrição tão minuciosa embora um muito teorizada, de como aparece o neutro
numa rede distribuição - quer seja na Alta como na Média ou na Baixa Tensão. Dado que desenvolveu parte teórica da pergunta deverá completar
o raciocínio com uma explicação básica, para que todos possamos ficar a conhecer.

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”