Como tirar 220 dos 400V
Como tirar 220 dos 400V
Caros amigos
Como é possivel "tirar" 220V (corrente monofásica) a partir da de 400V (trifásica)?
Como é que se procede à ligação da cablagem para poder executar essa operação?
desde já o meu obrigado
VRdiver
Como é possivel "tirar" 220V (corrente monofásica) a partir da de 400V (trifásica)?
Como é que se procede à ligação da cablagem para poder executar essa operação?
desde já o meu obrigado
VRdiver
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Re: Como tirar 220 dos 400V
Julgo que só poderá obter os 230 através de um transformador se não terá que criar
sempre um ponto neutro entre as fazes
sempre um ponto neutro entre as fazes
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
sim, é possivel com um transformador ou auto-transformador, primário a 400V e secundário a 230V. Apenas deverá estar adequado à potência a alimentar. Para funcionar só necessita de 2 fases. no entanto é necessário ponderar se é a melhor solução, já que o preço aumentará, com o aumento das potências em jogo. Esta solução é muito comum quando contruimos quadros de comando de máquinas, em que a tensão de funcionamento é de 230V. Neste caso estamos a falar de transformadores de 50 ou 100VA, a custarem 20 a 30€.
Se pretende ligar um frigorifico a 400V, indirectamente, usando um transformador para o efeito, é capaz de gastar tanto como o frigorifico...
Por isso, que carga pretende alimentar e o porquê da soluçao tomada, para ligar a 400V.
Se pretende ligar um frigorifico a 400V, indirectamente, usando um transformador para o efeito, é capaz de gastar tanto como o frigorifico...
Por isso, que carga pretende alimentar e o porquê da soluçao tomada, para ligar a 400V.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, acho que não é essa a duvida dele, mas sim apenas em uma instalação trifásica 400v sacar uma monofásica 230v, nesse caso é só ligar 1 cabo ao neutro e outro a 1 das fases!!!
voilá até é simples!!!
penso eu de que!!!
voilá até é simples!!!

penso eu de que!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 08 fev 2008, 11:06
Exactamente, se tiver o neutro na ficha trifasica é fácil obter os 230V.nelmindo Escreveu:Sim, isso até é verdade, se tiver além das 3 fases o neutro, não é dificil obter os necessários 230V
Agora para outras aplicaçoes terá que ser o transformador para baixar a tensão...
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, não é essa a duvida dele!!!
"Como é que se procede à ligação da cablagem para poder executar essa operação?"

"Como é que se procede à ligação da cablagem para poder executar essa operação?"

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Pois eu estava a pensar que ele não teria o neutro assim sendo e demasiado simples como e obvio 

Continue a participar activamente.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Se o perfil disse-se o que faz, ou mencionasse os conhecimentos técnicos, todos podíamos dar uma ajuda que seria a certa (e viável), assim temos que tentar adivinhar.
Cump.
Mário
Se o perfil disse-se o que faz, ou mencionasse os conhecimentos técnicos, todos podíamos dar uma ajuda que seria a certa (e viável), assim temos que tentar adivinhar.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Registado: 09 jan 2013, 16:12
Boa Tarde
Sei que este tópico já e muito antigo mas se ele ligar uma das linhas trifásicas 3*110v e ligar o neutro a diferença de tensão entre a fase e o neutro nao é apenas de 110v? para ter 220v teria que ligar também a outra fase fazendo 110*2 =220v mas mesmo assim não era monofásica.
Sei que este tópico já e muito antigo mas se ele ligar uma das linhas trifásicas 3*110v e ligar o neutro a diferença de tensão entre a fase e o neutro nao é apenas de 110v? para ter 220v teria que ligar também a outra fase fazendo 110*2 =220v mas mesmo assim não era monofásica.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Em Portugal monofasico é 230V e trifasico 400VPauloAGRibeiro Escreveu: 11 ago 2020, 14:58 Boa Tarde
A questão colocada não foi totalmente esclarecedora se modo que ficou em standby.
-
- Curioso
- Registado: 09 jan 2013, 16:12
vamos la reformular a questão.
Sei que a linha de alta tensão passa por um transformador que a divide em 3 linhas desfasadas de "110v" e neutro e chega a entrada do prédio ou moradia. A minha duvida e como essa rede trifásica passa a rede monofásica? Presumo que a mesma questão se ponha quando alguém tem rede trifásica e necessita de ligar um aparelho que funcione em 230v monofásico. Os 230v monofasicos estão em sincronia ao contrario da rede trifásica.
Sei que a linha de alta tensão passa por um transformador que a divide em 3 linhas desfasadas de "110v" e neutro e chega a entrada do prédio ou moradia. A minha duvida e como essa rede trifásica passa a rede monofásica? Presumo que a mesma questão se ponha quando alguém tem rede trifásica e necessita de ligar um aparelho que funcione em 230v monofásico. Os 230v monofasicos estão em sincronia ao contrario da rede trifásica.
-
- Curioso
- Registado: 06 jan 2020, 11:42
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 2 times
A Linha de Alta tensão (REN- Transporte) entra numa subestação, onde é reduzida para Média Tensão.
A Linha de Média Tensão (EDP- Distribuição) sai de uma subestação e entra nos PT's, onde é reduzida para Baixa Tensão.
Em Baixa Tensão que é o assunto principal deste tópico, temos dois tipos tipos de tensão:
- Tensão Trifásica - 400 V;
- Tensão Monofásica - 230 V.
A tensão trifásica (400 V) corresponde á diferença de potencial entre fases.
A tensão monofásica (230 V) corresponde á diferença de potencial entra fase e neutro.
Do PT, sai um cabo "trifásico" com 3 fases e 1 Neutro, que por norma entra num armário de distribuição ou num cx. de corte geral/portinhola de um prédio/vivenda. Nesse cabo temos os 2 "tipos" de tensão acima mencionados.
Em suma, para termos tensão monofásica precisamos de 1 fase e 1 neutro e para tensão trifásica precisamos de 3 fases.
A Linha de Média Tensão (EDP- Distribuição) sai de uma subestação e entra nos PT's, onde é reduzida para Baixa Tensão.
Em Baixa Tensão que é o assunto principal deste tópico, temos dois tipos tipos de tensão:
- Tensão Trifásica - 400 V;
- Tensão Monofásica - 230 V.
A tensão trifásica (400 V) corresponde á diferença de potencial entre fases.
A tensão monofásica (230 V) corresponde á diferença de potencial entra fase e neutro.
Do PT, sai um cabo "trifásico" com 3 fases e 1 Neutro, que por norma entra num armário de distribuição ou num cx. de corte geral/portinhola de um prédio/vivenda. Nesse cabo temos os 2 "tipos" de tensão acima mencionados.
Em suma, para termos tensão monofásica precisamos de 1 fase e 1 neutro e para tensão trifásica precisamos de 3 fases.
Olá meus caros, a todos os ilustres participantes neste espetacular fórum de eletricidade muito boas e santas noites.
Sabendo que este tópico já tem barbas, sendo por isso já velho, permitam-me desenterrar um pouco este véu para criar alguma informação
complementar.
Dito isto, então cá vai:
1º - Como o post inicial criado pelo colega "vrdiver", apenas menciona como retirar os 220 V de 400 V.
Ora bem isto já foi respondido em posteres anteriores, nomeadamente pelo colega "Varejo" o qual, respondeu à questão de uma forma simples
e expedita. Mas por outro lado, tanto o colega "nelmindo" como o nosso administrador, responderam que era necessário um transformador de
potência.
Penso que esta questão esteja de facto assimilada pelo nosso colega "vrdiver". Todavia apenas gostaria de ver respondido pelo nosso amigo"Gomes93"
uma questão que me deixou com algumas dúvidas.
Por acaso, não nos quererá o amigo dizer-nos depois de uma descrição tão minuciosa embora um muito teorizada, de como aparece o neutro
numa rede distribuição - quer seja na Alta como na Média ou na Baixa Tensão. Dado que desenvolveu parte teórica da pergunta deverá completar
o raciocínio com uma explicação básica, para que todos possamos ficar a conhecer.
Cptos
JAG
Sabendo que este tópico já tem barbas, sendo por isso já velho, permitam-me desenterrar um pouco este véu para criar alguma informação
complementar.
Dito isto, então cá vai:
1º - Como o post inicial criado pelo colega "vrdiver", apenas menciona como retirar os 220 V de 400 V.
Ora bem isto já foi respondido em posteres anteriores, nomeadamente pelo colega "Varejo" o qual, respondeu à questão de uma forma simples
e expedita. Mas por outro lado, tanto o colega "nelmindo" como o nosso administrador, responderam que era necessário um transformador de
potência.
Penso que esta questão esteja de facto assimilada pelo nosso colega "vrdiver". Todavia apenas gostaria de ver respondido pelo nosso amigo"Gomes93"
uma questão que me deixou com algumas dúvidas.
Por acaso, não nos quererá o amigo dizer-nos depois de uma descrição tão minuciosa embora um muito teorizada, de como aparece o neutro
numa rede distribuição - quer seja na Alta como na Média ou na Baixa Tensão. Dado que desenvolveu parte teórica da pergunta deverá completar
o raciocínio com uma explicação básica, para que todos possamos ficar a conhecer.
Cptos
JAG