Ola a todos
Eu tenho um comutador duplo (Efapel 21061) que controla 3 lampadas (2 esquerda e 1 direita).
A minha necessidade é conseguir ligar a um shelly 2.5 para poder controlar via telemovel, mantendo o interruptor fisico a funcionar.
Em anexo a fotografia e o esquema com o comportamento de cada interruptor e a passagem de energia.
Alguém me consegue ajudar com o esquema de ligação do shelly ao interruptor?
Obrigado!
Esquema ligar Comutador 21061 EFAPEL a SHELLY 2.5
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 jul 2020, 13:18
- Has thanked: 2 times
Re: Esquema ligar Comutador 21061 EFAPEL a SHELLY 2.5
O que vos parece este esquema:
- Anexos
-
- FB_IMG_1596549495016.jpg (53.67 KiB) Visto 6907 vezes
Está correto esse esquema, poderá apenas faltar uma ligação entre os L do Shelly, internamente não deverão estar ligados mas desconheço.
-
- Registado: 05 jul 2020, 13:18
- Has thanked: 2 times
Joao, o que me preocupa é não entender os comutadores epafel. O castanho que no esquema está perto do "shelly 2" no interruptor, liga a ao buraco assinalado como 1 ou como 5?
E o mesmo aplicado aos dois castanhos de cima. ligam a que buracos do efapel?
Obrigado!
E o mesmo aplicado aos dois castanhos de cima. ligam a que buracos do efapel?
Obrigado!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Nesse. Comutador indicado no L liga a linha de fase no lado oposto tem 2 pontos. Para cada seta.
2 permitem ligar a um botão do interruptor
Os outros 2 ao outro botão
2 permitem ligar a um botão do interruptor
Os outros 2 ao outro botão
-
- Registado: 25 dez 2020, 18:44
Esquema ligar Comutador 21061 EFAPEL a SHELLY 2.5
Boa tarde, alguem me sabe dizer se o Shelly 2.5 funciona em estores sem interruptor que funcionam por comando via radio?
-
- Registado: 24 abr 2021, 10:54
Pergunta: Boa tarde, alguem me sabe dizer se o Shelly 2.5 funciona em estores sem interruptor que funcionam por comando via radio?
RESPOSTA: Tenho uma situação igual e vou tentar instalar da seguinte maneira;
1° Vou colocar interruptor de estores e fazer a respetiva ligação.
2° Após a colocação e ligação à corrente do interruptor para estores, convém saber qual a frequência da via rádio emitida pelo controlador dos estores e se o micromódulo Shelly 2.5 é compatível com essa frequência!
No meu caso em concreto o motor dos estores e o respetivo comando via radio funcionam na frequência 868 mhz.
Muitos módulos existentes no mercado só contemplam a frequência 433 mhz., mas existe também conversores de frequência que permite abrangência de várias ou todas as frequências!
Carlos Pereira
RESPOSTA: Tenho uma situação igual e vou tentar instalar da seguinte maneira;
1° Vou colocar interruptor de estores e fazer a respetiva ligação.
2° Após a colocação e ligação à corrente do interruptor para estores, convém saber qual a frequência da via rádio emitida pelo controlador dos estores e se o micromódulo Shelly 2.5 é compatível com essa frequência!
No meu caso em concreto o motor dos estores e o respetivo comando via radio funcionam na frequência 868 mhz.
Muitos módulos existentes no mercado só contemplam a frequência 433 mhz., mas existe também conversores de frequência que permite abrangência de várias ou todas as frequências!
Carlos Pereira