Boa tarde, tenho uma dúvida sobre a secção do fio a utilizar para efetuar a equipotencialização do sistema fotovoltaico.
Já verifiquei em alguns sítios que dizem que a secção mínima deverá ser de 6mm2 ou de 16mm2 (quando existe um sistema de descargas atmosféricas). Mas também já vi a ser feito com um fio de 4mm2.
Existe algum método de calculo da secção do fio de terra? Tendo em conta a distância e a quantidade de módulos fotovoltaicos instalados (estrutura) a secção do fio de terra devia ser alterado, ou deverá ser o mesmo.
Equipotencialização do sistema fotovoltaico
-
- Curioso
- Registado: 26 jul 2020, 01:02
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Re: Equipotencialização do sistema fotovoltaico
Boas, deve aver um libro com valores tabulados para Seu uso ( regulacoes par installacoes fotovoltaicas).
Quando esses valores nao Sao encontrados tabulados o primeiro Passo e calcular prospective fault current from maximum demand and diversity. Depois utilizado a equacao adiabatica voce pore calcucar o tamaho do seu equipotential bond.
Existen outros factories Como touch potential (Ra) onde o Valor ohmico entre Dias superficies que podem see simultaneamente nao podem Ter valores Mai's altos que 0.05 ohms.
Outro Factor seria que e Uma Installacao exterior, que proteccao para relampagos esta em sitio? Existen SPD's na Installacao? ( Surge protection devices). E Sao Tipo 1;2 ou 3?
Quando acabe o meu shift posso mandar as regulacoes inglesas que ajudam a Fazer to-dos is calculos, mas recomendaria que verificasse as regulacoes locais primeiro porque essays Sao a lei para si.
Quando esses valores nao Sao encontrados tabulados o primeiro Passo e calcular prospective fault current from maximum demand and diversity. Depois utilizado a equacao adiabatica voce pore calcucar o tamaho do seu equipotential bond.
Existen outros factories Como touch potential (Ra) onde o Valor ohmico entre Dias superficies que podem see simultaneamente nao podem Ter valores Mai's altos que 0.05 ohms.
Outro Factor seria que e Uma Installacao exterior, que proteccao para relampagos esta em sitio? Existen SPD's na Installacao? ( Surge protection devices). E Sao Tipo 1;2 ou 3?
Quando acabe o meu shift posso mandar as regulacoes inglesas que ajudam a Fazer to-dos is calculos, mas recomendaria que verificasse as regulacoes locais primeiro porque essays Sao a lei para si.