DUVIDA TERRA

Responder
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: DUVIDA TERRA

Mensagem por ohmico »

roadwolf Escreveu: 26 jul 2020, 14:56 Então para que servem as caixas de inspeção, como aplicar e onde?

Ou existem outras com 80 cm de profundidade no Mínimo?

Se não usarem caixa como se verifica a integridade da instalação?

Uns países usam de uma maneira, outros usam de outra, assim de repente lembrei-me da nossa DGS com a cena das máscaras. 😂🙄☺️
Boas,

não sei como dizer isto sem que fique melindrado, mas na verdade, estes assuntos devem ser resolvidos por quem tem formação/conhecimento para tal.

Penso que ninguém percebe por que raio há-de instalar uma caixa de visita. Onde foi buscar essa ideia?

O cabo de ligação ao eléctrodo tem de ser isolado desde o ponto de ligação a este (os tais 0,8m) até ao terminal amovível, esse sim instalado na respectiva caixa, de preferência junto ao quadro geral.

Se não usarem caixa como se verifica a integridade da instalação?
É nesse terminal amovível que se fazem as medições necessárias.

Então para que servem as caixas de inspeção, como aplicar e onde
As caixas que mostrou são para ser utilizadas noutras instalações de terra mais complicadas que ultrapassam o problema apresentado neste post.

Espero ter ajudado,

Ohmico
roadwolf
Curioso
Curioso
Registado: 14 nov 2019, 09:19
Been thanked: 1 time

Mensagem por roadwolf »

Não fico de todo melindrado porque morremos sem saber tudo... Independentemente de ter um curso de eletricidade geral e circuitos Eletromecânicos houve muita coisa na área de eletricidade que não foi abordada, nomeadamente este caso. O que sei sobre isso é perguntando a quem mais sabe, por isso estou neste fórum. E também vejo tutoriais de brasileiros porque os tugas não fazem disso, vá-se lá saber porquê.

Mas quanto à caixa independentemente da norma é uma questão de dois dedos de testa (eu já tinha a resposta, a pergunta foi ironica) , pois a caixa serve para evitar trabalho caso seja necessária a substituição de material sem a necessidade de obras novas de grande monta para refazer a instalação. Por isso é que no fim referi a DGS, não recomendavam o uso de máscara mas agora é obrigatório. Eu usei desde que soube que o vírus chegou a solo tuga contra o que a DGS recomendou. Afinal eu fui "visionário"... Isso das normas é como a DGS, recomendam etc... Mas na minha casa mando eu.

"ah e tal os seguros põem-se de lado assim" isso eles fazem sempre por mais que cumpra.

Tão mas você pergunta, "se já tem a resposta para tudo e opinião formada porque é que pergunta?" por curiosidade, só isso.
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

roadwolf Escreveu: 26 jul 2020, 21:53 Não fico de todo melindrado porque morremos sem saber tudo... Independentemente de ter um curso de eletricidade geral e circuitos Eletromecânicos houve muita coisa na área de eletricidade que não foi abordada, nomeadamente este caso. O que sei sobre isso é perguntando a quem mais sabe, por isso estou neste fórum. E também vejo tutoriais de brasileiros porque os tugas não fazem disso, vá-se lá saber porquê.

Mas quanto à caixa independentemente da norma é uma questão de dois dedos de testa (eu já tinha a resposta, a pergunta foi ironica) , pois a caixa serve para evitar trabalho caso seja necessária a substituição de material sem a necessidade de obras novas de grande monta para refazer a instalação. Por isso é que no fim referi a DGS, não recomendavam o uso de máscara mas agora é obrigatório. Eu usei desde que soube que o vírus chegou a solo tuga contra o que a DGS recomendou. Afinal eu fui "visionário"... Isso das normas é como a DGS, recomendam etc... Mas na minha casa mando eu.

"ah e tal os seguros põem-se de lado assim" isso eles fazem sempre por mais que cumpra.

Tão mas você pergunta, "se já tem a resposta para tudo e opinião formada porque é que pergunta?" por curiosidade, só isso.
Boas,

"é uma questão de dois dedos de testa"
Está completamente enganado, pois trata-se exclusivamente de segurança que é coisa que não fazia parte do "curso".

" pois a caixa serve para evitar trabalho caso seja necessária a substituição de material"
Aqui continua enganado, pois destina-se exclusivamente a inspecção, que também não constava do currículo.

" Por isso é que no fim referi a DGS, não recomendavam o uso de máscara mas agora é obrigatório. Eu usei desde que soube que o vírus chegou a solo tuga contra o que a DGS recomendou. Afinal eu fui "visionário"... Isso das normas é como a DGS, recomendam etc"
O que é que isto tem a haver com o assunto em discussão?

" Mas na minha casa mando eu."
Também está enganado, pois no que diz respeito ao assunto em questão manda 0 (zero)

""ah e tal os seguros põem-se de lado assim" isso eles fazem sempre por mais que cumpra."
Mais uma vez, de onde é que veio isto?

"Tão mas você pergunta, "se já tem a resposta para tudo e opinião formada porque é que pergunta?" por curiosidade, só isso."
Aqui está confundido pois trata-se de esperteza saloia!

Ohmico
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Que salgalhada vai por aqui.

Em caso de dúvidas consultar RTIEBT.

E aqui que consta toda informação sobre a prática eletricidade.

E mais uma vez chamo a atenção para os vídeos informáticos que circulam pela vasta Internet. O que se vê é principalmente noutros países muitas vezes são soluções que não se enquadram no nosso regulamento.

E termino com a afirmação o youtube não é uma escola!
Mario DC
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2020, 01:02
Has thanked: 1 time

Mensagem por Mario DC »

Boas, A Minha interpertacao do Artigo 625 seria que a caixa de visits seria necessario Ter tamper proof screws Como security torx pot exemplo. O accesso deste equipamento seria Frito so por pessoas especializadas ( Como um tester fazendo Uma inspeccao periodica da installacao Como requerido por lei para ambientes domestics cada "XXX" periodo de tempo.

Artigo 630 para mim estabelece a profundidade minima de 0.8m para a vareta.

Sem caixa de visits e dificil Fazer Uma boa inspeccao periodica da Installacao.

Se uma Installacao ja e existente e toda a area a Volta e coberta em cimento seria muito recomendavel protect the installation via the means of RCD, porque por exemplo para 30m RCD e so requerido 1667 ohms para funcionamento correcto, mas MCB will not work porque MAX Zs e muito Mai's baixo dependendo de Valor e Tipo ( por exemplo MCB 6A type C= MAX Zs 3.37 ohms).

Super interessante
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

[/quote]
" Mas na minha casa mando eu."
Também está enganado, pois no que diz respeito ao assunto em questão manda 0 (zero)

Aqui está confundido pois trata-se de esperteza saloia!

Ohmico
[/quote]

Só me posso rir.
E vai chamar saloio a quem lhe pertence pois não sou da sua família. Fim de conversa.
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

lcmmonteiro Escreveu: 27 jul 2020, 13:02
Tem razão... principalmente a nível de certificados. No entanto não calcula o dinheiro que já ganhei com o que aprendi com o YouTube a nível de informatica e programação e web design. Não é uma escola mas é uma boa fonte de conhecimento.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

roadwolf Escreveu: 28 jul 2020, 08:30
lcmmonteiro Escreveu: 27 jul 2020, 13:02
Tem razão... principalmente a nível de certificados. No entanto não calcula o dinheiro que já ganhei com o que aprendi com o YouTube a nível de informatica e programação e web design. Não é uma escola mas é uma boa fonte de conhecimento.

Calculo muito mais do que possa imaginar. Por vezes existem casos em que é possível aprender algumas coisas mas em muitas outras tantas é preciso muito cuidado.

Da mesma forma há que separar os temas e assuntos pois eletricidade nada tem a ver com web design.

Mas creio que um pouco de humildade caía muito bem nesse ponto de rendimentos...

Conheço muita gente na área da electricidade que também ganha muito dinheiro e muito mais do que eu a executar os serviços sem qualidade responsabilidade e em muitos casos nem noção da realidade... E é por estas razões que neste fórum gostamos de destacar este pequeno pormenor de alta importância nunca querendo descurar ou inferiorizar alguém mas antes pelo contrario que tenham a verdadeira noção.
RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 09 out 2016, 14:14
Been thanked: 16 times

Mensagem por RicardoENTA »

boas,

Depois de enterrar a vareta o que põem para a cobrir, terra ou algum produto?
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Depende do tipo de solo dos valores obtidos e daqueles que se desejam obter.

Conheço inúmeras situações em que os solos são muito rochosos e os valores são muito longe dos esperados e adiciona se carvão ativo que permite obter valor muito melhores durante algum tempo. Este método é muito utilizado quando existem inspeções.

Tudo o resto deve ser analisado como referi ao tipo de solo por forma a entender qual a melhor solução para se obter os valores desejados.
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

lcmmonteiro Escreveu: 29 jul 2020, 22:13
Conheço inúmeras situações em que os solos são muito rochosos e os valores são muito longe dos esperados e adiciona se carvão ativo que permite obter valor muito melhores durante algum tempo. Este método é muito utilizado quando existem inspeções.
Também conheço uns que metem sal... o que oxida mais rápido a vareta. Digo eu, mas química não é propriamente a minha especialidade. Isto tudo para "enganar" os valores aquando inspeção, o que não me parece muito ético.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

roadwolf Escreveu: 30 jul 2020, 01:08
lcmmonteiro Escreveu: 29 jul 2020, 22:13
Também conheço uns que metem sal... o que oxida mais rápido a vareta. Digo eu, mas química não é propriamente a minha especialidade. Isto tudo para "enganar" os valores aquando inspeção, o que não me parece muito ético.
Boas~
Quando não é possível espetar varetas porque o terreno é rochoso, passam tubagens e cablagens, o melhor é usar uma chapa cobreada associada a carvão etc, deixa de correr riscos e fica com uma boa terra.
Claro que o valor desta chapa cobreada é o mesmo valor de comprar umas 2 dúzias de elétrodos, e por isso a maioria do pessoal desiste logo desta opção.
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

lcmmonteiro Escreveu: 26 jul 2020, 18:35
damon Escreveu: 17 jul 2020, 22:14
ENERGY Escreveu: 04 abr 2012, 00:07
joelpereira1990 Escreveu:Obrigado Energy so mais uma questão peço desculpa estar sempre a perguntar. do electrodo sai um cabo de 16 a caixa sem necessidade de tubo ou terei de proteger por tubo?? tem de ficar a que profundidade?
Boas
O cabo pode ser de 16mm se for isolado, se utilizares cobre nu, terá de ser de 25mm.
Só tens de proteger a tubo a parte que fica envolvida com cimento, ou seja a partir do interior da moradia.
Se fizeres a terra no jardim da moradia, convém que o cabo não fique à superficie, senão o pessoal da jardinagem vai cortá-lo, para mim a fundura deveria ser 0.80cm, mas dúvido que a maioria do pessoal o faça, a não ser que na obra tenha uma retroescavadora, senão a picareto não vai.
Boas Pessoal,

Tenho uma duvida numa situação particular neste momento,
Estou a remodelar uma casa em lisboa e vou colocar a caixa de terra dentro da casa por ser mais pratico, ao passeio na rua não existe é logo alcatrão, e estava a pensar espetar a vareta de terra no interior da casa, mas o problema é que vai ficar a menos de 80cm...só vai haver um massame de 10-15cm
será perigoso? se houver um defeito de isolamento? no caso de uma pessoa estar descalço em casa por exemplo...
na pratica como fazem se não houver jardim ou logradouro?
obrigado

Iniciou o tópico indicando que não teria profundidade para o fazer visto que já via publica era alcatrão (por baixo certamente o terreno já reúne condições para a instalação da vareta contudo e necessário entender a natureza do terreno por forma a entender quais os valores a serem obtidos) e que iria optar por instalar no interior da habitação. Se for rc compreendo que possa ter terreno para o fazer. Não entendi a razão do massame pois para a instalação da vareta não existem impedimentos a não ser que exista uma lage superior ou seja piso superior.

Seja a situação que escolher jamais a vareta pode ficar acessível a qualquer pessoa.

O que fazem nos outros países não sei.

Sou português e trabalho em Portugal e sigo as normas segundo a rtiebt.

A caixa que indica é uma caixa de visita. Tem utilidade para outras situações mas jamais para ter acesso a vareta.

A vareta e o seu ligador ao condutor nunca devem estar acessíveis a qualquer pessoa. Apenas a caixa de leitura pode ser acedida por pessoas qualificadas. Aqui o risco pode ser muito elevado.

E através da caixa de leitura que se efectuam as medições após conclusão da obra. Todas as medições prévias devem ser realizadas aquando da instalação do sistema de terra independente de ser de uma ou várias varetas chapas ou outras soluções.

Pergunto ainda se este serviço está a ser executado em prédio ou em casa independente.

E pergunto lhe de técnico para técnico o que acha que vai acontecer quando a vareta for submetida a uma descarga principalmente num dia em que alguém esteja a pisar esse terreno húmido.

A minha questão é das mais simples e acredite que poderia escolher uma em que poderia ser das piores que acontecem.

Boas,

Tem toda a razão, mas quando existe logradouro é mais facil...passeio não existe, só fazendo um buraco no alcatrão, quando digo massame é levou uma betonilha, por isso a vareta não ficou a vista...ficou submerso na betonilha...e para ter uma melhor terra fiz um shunt a estrutura (ao seja liguei um cabo do electrodo até a um varão da estrutura)
Agora uma pergunta, se utilizar DDR de alta sensibilidade 30mA, resolve esse problema de uma descarga?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

esta telenovela ainda dura?

Ainda não se encheram de falar para o boneco?

Só espero é que com esta ligação -...e para ter uma melhor terra fiz um shunt a estrutura (ao seja liguei um cabo do electrodo até a um varão da estrutura)- ninguém estique o "pernil" quando estiver a tomar banho, porque nessa altura... irá perceber quem é que manda!

Ohmico
Responder

Voltar para “Dúvidas”