DUVIDA TERRA

roadwolf
Curioso
Curioso
Registado: 14 nov 2019, 09:19
Been thanked: 1 time

Re: DUVIDA TERRA

Mensagem por roadwolf »

Foi para reproduzir por exemplo este video , ou seja, a casa já tinha terra mas em muito mau estado porque já era antiga e isto foi só para reforçar e supostamente diminuir a resistência, contudo ainda não fiz a leitura ôhmica para saber se tenho que meter mais hastes, que irá ser feita mas julgo ser suficiente este "reforço".
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Pessoalmente não recomendo que a vareta fique a vista.

Ja agora qual o comprimento da vareta e a que profundidade ficou o topo da mesma?

Instalou caixa de leitura?
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

lcmmonteiro Escreveu: 25 jul 2020, 10:44 Pessoalmente não recomendo que a vareta fique a vista.

Ja agora qual o comprimento da vareta e a que profundidade ficou o topo da mesma?

Instalou caixa de leitura?
2 M profundidade, a 20 cm do topo.
Aprendiz e interessado pela área de electricidade com uma formação modular de 100horas em electricidade e circuitos eletromecânicos
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

O topo da vareta ficou apenas a 20 cm do pavimento?
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

Mais abaixo que isso a caixa não serve o seu propósito e esse canteiro ninguém usa... A probabilidade de descarga no timing de uma eventual jardinagem sem que o diferencial actue é remota, digo eu. Mas agradeço opiniões e concelhos.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas esse sistema com caixa de visita esta nas fichas certiel de dezembro de 2004 julgo que ninguem faz, não sei se não está correto. pessoalmente nunca fiz. cump
Anexos
ELECTRODO DE TERRA.pdf
(300.39 KiB) Transferido 210 vezes
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

pedro caetano Escreveu: 25 jul 2020, 20:15 boas. mas esse sistema com caixa de visita esta nas fichas certiel de dezembro de 2004 julgo que ninguem faz, não sei se não está correto. pessoalmente nunca fiz. cump
A título de curiosidade e para aprender outro método pode explicar como faz? Se usa caixa de visita para cada haste, que tipo de caixa usa, a quantos cms fica a haste do nível de solo, etc..?

E obrigado pela sua ajuda!
Mario DC
Curioso
Curioso
Registado: 26 jul 2020, 01:02
Has thanked: 1 time

Mensagem por Mario DC »

Que interessante, as regulacoes associadas com este predicamento muito claramente identificam 2m de profundidade para a vareta e caixa de visita.

A caixa de visita faz sentido para manutencao ou investigar um possivel motivo pelo qual um dispositivo falhou embora nao e um elemento que se veja utilizar muito.

uma caiza plastica tem capacidade de 4 toneladas o que e normalmente bom para uma installacao residencial.

So por curiosidade quais sao os valores aceitaveis em Portugal para Ze valores quando medindo a impedancia, tambem seria interessante saber sobre a metodologia. No Reino Unido a vareta precisa de ser 1.20M minimo e os valores medios seriam nao excedendo 20 Ohms, em nenhuma circumstancia os valores deven exceder 200 Ohms.
Anexos
test method 1
test method 1
caixa de visita rated 4 toneladas
caixa de visita rated 4 toneladas
Untitled.jpg (20.16 KiB) Visto 3341 vezes
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. coloco a caixa de medição normalmente á entrada, na rua com um tubo de 20mm até a vareta, e escolho um sitio que fique livre de pavimentos e coloco aí. normalmente ligo o cabo antes da vareta a um ferro da estrutura, sem cortar com uma braçadeira em forma de U, e isolo bem. o cabo é de 25mm cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

A minha preocupação passa pelo simples fato de a vareta estar muito a superfície. Este sistema é aprovado em Portugal?

Então é a corrente de passo?

Com apenas 20 cm acredito que se existir uma fuga qualquer pessoa descalça irá sentir a superfície
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. concordo que 20cm , sem caixa é pouco no meu caso fica mais fundo, agora reconheço que se por caixa não consegue por mais fundo. agora como esta representado nas fichas, quem sou eu para dizer o contrario. cump
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

É necessário ler tudo até ao fim.
Se virem a ficha técnica toda vão verificar que contém uma nota.

Nota:
A informação contida nesta ficha não dispensa a consulta do disposto nos Artigos 613º a 630º do Regulamento de Segurança de
Instalações de Utilização de Energia Eléctrica

Se forem ao 740 verificar o que diz a nota, está lá que:

Artº 625 4. c) - A ligação dos condutores de protecção aos eléctrodos deverá ficar em local inacessível a pessoas não qualificadas.

Artº 630 - ... os referidos eletrodos, sejam de que tipo forem, deverão ficar enterrados a uma distância mínima de 0,8m da superfície.

Portanto essas caixas não podem ser utilizadas na situação que foi levantada.

Ohmico
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

Esse é o meu entendimento!!

Faz me confusão a não compreensão dos riscos associados a uma má instalação.

Muita gente não entende que a eletricidade pode fluir pela superfície podendo criar sérios danos a pessoas e animais.

Mesmo na situação mais simples a fuga pode ser pouca mas vamos imaginar uma situação de descarga atmosférica ou ligado às telecomunicações principalmente a PAT ou uma outra situação capaz de criar um estrago muito elevado...

A corrente de passo deve ser entendida na sua perfeição quando se cria um sistema de terra. Pois pode não cumprir a sua obrigação e criar totalmente o oposto.
roadwolf
Curioso
Curioso

Mensagem por roadwolf »

Então para que servem as caixas de inspeção, como aplicar e onde?

Ou existem outras com 80 cm de profundidade no Mínimo?

Se não usarem caixa como se verifica a integridade da instalação?

Uns países usam de uma maneira, outros usam de outra, assim de repente lembrei-me da nossa DGS com a cena das máscaras. 😂🙄☺️
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Contacto:

damon Escreveu: 17 jul 2020, 22:14
ENERGY Escreveu: 04 abr 2012, 00:07
joelpereira1990 Escreveu:Obrigado Energy so mais uma questão peço desculpa estar sempre a perguntar. do electrodo sai um cabo de 16 a caixa sem necessidade de tubo ou terei de proteger por tubo?? tem de ficar a que profundidade?
Boas
O cabo pode ser de 16mm se for isolado, se utilizares cobre nu, terá de ser de 25mm.
Só tens de proteger a tubo a parte que fica envolvida com cimento, ou seja a partir do interior da moradia.
Se fizeres a terra no jardim da moradia, convém que o cabo não fique à superficie, senão o pessoal da jardinagem vai cortá-lo, para mim a fundura deveria ser 0.80cm, mas dúvido que a maioria do pessoal o faça, a não ser que na obra tenha uma retroescavadora, senão a picareto não vai.
Boas Pessoal,

Tenho uma duvida numa situação particular neste momento,
Estou a remodelar uma casa em lisboa e vou colocar a caixa de terra dentro da casa por ser mais pratico, ao passeio na rua não existe é logo alcatrão, e estava a pensar espetar a vareta de terra no interior da casa, mas o problema é que vai ficar a menos de 80cm...só vai haver um massame de 10-15cm
será perigoso? se houver um defeito de isolamento? no caso de uma pessoa estar descalço em casa por exemplo...
na pratica como fazem se não houver jardim ou logradouro?
obrigado

Iniciou o tópico indicando que não teria profundidade para o fazer visto que já via publica era alcatrão (por baixo certamente o terreno já reúne condições para a instalação da vareta contudo e necessário entender a natureza do terreno por forma a entender quais os valores a serem obtidos) e que iria optar por instalar no interior da habitação. Se for rc compreendo que possa ter terreno para o fazer. Não entendi a razão do massame pois para a instalação da vareta não existem impedimentos a não ser que exista uma lage superior ou seja piso superior.

Seja a situação que escolher jamais a vareta pode ficar acessível a qualquer pessoa.

O que fazem nos outros países não sei.

Sou português e trabalho em Portugal e sigo as normas segundo a rtiebt.

A caixa que indica é uma caixa de visita. Tem utilidade para outras situações mas jamais para ter acesso a vareta.

A vareta e o seu ligador ao condutor nunca devem estar acessíveis a qualquer pessoa. Apenas a caixa de leitura pode ser acedida por pessoas qualificadas. Aqui o risco pode ser muito elevado.

E através da caixa de leitura que se efectuam as medições após conclusão da obra. Todas as medições prévias devem ser realizadas aquando da instalação do sistema de terra independente de ser de uma ou várias varetas chapas ou outras soluções.

Pergunto ainda se este serviço está a ser executado em prédio ou em casa independente.

E pergunto lhe de técnico para técnico o que acha que vai acontecer quando a vareta for submetida a uma descarga principalmente num dia em que alguém esteja a pisar esse terreno húmido.

A minha questão é das mais simples e acredite que poderia escolher uma em que poderia ser das piores que acontecem.
Responder

Voltar para “Dúvidas”