1 Quadro Geral EDP na habitação e a alimentar 2 anexos

Responder
Amfernandez
Curioso
Curioso
Registado: 16 mai 2020, 08:33
Has thanked: 6 times

1 Quadro Geral EDP na habitação e a alimentar 2 anexos

Mensagem por Amfernandez »

Boa dias a todos os amigos.

Tenho uma duvida que gostaria de solicitar a vossa especial ajuda, para uma situação que pretendo resolver na minha habitação.
Tenho uma vivenda que está a ser alimentada (EDP), por um cabo monofasico que distribui a respetiva energia para r/c e 1.andar.
Acontece que o quadro geral do meu 1 andar, tem 6,9klw, com 30 amperes e por a alimentação da casa ser monofasica, a EDP não me permite um aumento de potencia sem alterar o ramal (o que me é incomportável neste momento).
Acrescentando que, este meu quadro esta a alimentar 2 pequenos anexos os quais tenho alugados.
Como devem imaginar, principalmente no inverno, o quadro geral (que se encontra no 1.andar), dispára com alguma facilidade, pelo que se torna incomodo, estar a pedir ao vizinho que faça o favor de armar novamente o quadro, o que obviamente se torna muito chato.
Conclusão, agradecia a vossa ajuda no sentido, de como poderei evitar que o quadro geral dispare?
Poderei montar algum dijuntor em cada anexo, que faça com que o mesmo dispare, evitando o desarme do quadro geral, e por conseguinte, estar permanentemente a incomodar o vizinho?
Haverá alguma forma de contornar esta situação, até ser possivel alterar o ramal de forma a obter um outro contador para os anexos, ou aumentar a potência contratada?

Muito grato pela vossa especial atenção. 🙏
ruicarlov
Curioso
Curioso
Registado: 11 mai 2020, 18:18
Been thanked: 2 times

Re: 1 Quadro Geral EDP na habitação e a alimentar 2 anexos

Mensagem por ruicarlov »

Não estou a perceber bem, que vizinho é que incomoda? Se um anexo faz disparar o quadro, é na sua casa que é necessário voltar a ligar, correto?
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

pode usar um sistema de deslastragem, o que é um bom projeto para si (por andar em engenharia eletrónica):

-Mede a corrente de cada um dos apartamentos

-Quando a soma dos seus consumos exceder a corrente disponivel no Quadro Geral, desliga um deles...
(o ideal seria desligar apenas o aquecimento, para não deixar a malta às escuras ou a meio da novela :) )

-Continua a monitorar as correntes consumidas...

-Quando a soma das correntes dos outros dois diminuir já poderá ligar o que foi desligado.

-Isto claro feito de forma automática por automato (mais rápido e mais caro) ou por microcontrolador (mais trabalhoso, mas mais barato)

Proponha aos professores de projeto (pode ser que se sensibilizem com a ideia e lhe emprestem um automatomatozito ;) )

Um abraço
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

uma opção mais simples será limitar a corrente disponivel para cada apartamento com um disjuntor. (mas esta solução não tem o "encanto" da do post anterior :P )

Um abraço
Amfernandez
Curioso
Curioso
Registado: 16 mai 2020, 08:33
Has thanked: 6 times

Mensagem por Amfernandez »

Boa tarde a todos.

Quando a esta ultima solução de fazer a respetiva distribuição pelos 3 ^espaços^ de forma igualitaria, é concerteza a mais simples, limitando cada um a 10 amperes.
Porem, a segunda solução é de fato mais complexa, mas irei tentar pesquisar mais sobre o assunto (que francamente nem tinha conhecimento dessa possibilidade).

Muito grato a todos pelas sugestões. 🙏
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Boa noite meu caro "Amfernandez"

Acredite que se soubesse que o amigo andava num curso superior de engenharia, nem sequer teria ajudado como o ajudei quando aqui veio
solicitar ajuda para um problema idêntico. Em qua apenas era referido por si um quadro principal e o seu rendeiro, num outro local. Diferenciado
é certo, mas, alimentado pelo mesmo quadro principal.
Agora vem de novo com este seu pedido de ajuda, em que desta vez aparece com o mesmo quadro principal, e dois anexos com quadros parciais.
Por acaso o amigo tem alguma noção que isto não é uma escola de ensino oficial ou particular. Sempre que alguém necessita de ajuda nós, todos
sem ponta de exceção, estamos abertos para ajudar a resolver os problemas que nos são colocados. Uns por meio académico, outros por questões
de natureza prática. Contudo todos estamos aqui para ajudar quem de nós verdadeiramente precisa.

Cptos

JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Concordo plenamente!
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Olá meu caro " lcmmonteiro"

Agradeço-lhe do fundo do coração essa sua postura técnica, ao concordar com aquilo que escrevo, por forma a ajudar quem de nós precisa.

Todavia, peço que me desculpe pela sinceridade com que lhe digo isto: - Este fórum, para mim, há muito que deixou de ser importante.

Isto porquê?

Porque colocam dúvidas e outros pedidos de ajuda, muito rebuscados e sem qualquer ligação, com a eletricidade.

Entrei neste fórum para debater ideias resultantes de avarias com que no dia a dia de trabalho nos debatemos e somos chamados a resolver
esses mesmos problemas elétricos.

Por isso, para mim até prova em contrário irei de férias, apenas ajudando quem realmente de mim precisar.

Cptos

JAG
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Caro jag.

Compreendi toda a sua partilha de sentimentos.

Em parte concordo com a finalidade e objetivo de entreajuda isto acaba por ser essencial nos problemas com que nos deparamos diariamente e por vezes uma chamada de atenção ou uma palavra diferente ajudam nos a entender de uma perspectiva diferente. Acabando por ser fundamental e precisa no futuro.

Por outro lado também aceito a opinião em que há muitos tópicos estranhos. Mas certamente o fórum não será exclusivo à técnicos profissionais mas também para os restantes sejam amadores ou curiosos.

E claro que neste último é necessário ter um cuidado adicional na forma como é prestada a ajuda.

Considero importante a utilização do fórum por todo o tipo de utilizadores.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Meu caro " lcmmonteiro"

Concordo em absoluto com tudo aquilo que postou.
Permita-me apenas que refira o meu sentimento de repulsa por todos aqueles que se julgam uns expert e nós uns papalvos ou uns coitadinhos
Creio e não me engano poder dizer que muitas das pessoas que procuram este fórum necessitam esmo de ajuda afim de resolver os seus problemas.
Isso não tenho qualquer ponta de dúvida.

Outros há que rebuscam temas já passados apenas para encher post. Outros há que debitam dúvidas e, depois de ditas as coisas, aqui del-rei
"ó abre que por aqui me sirvo" sem dizer um obrigado ou pior do que isso, cheios de orgulho, sobranceria e altivez. Dotados da maior sapiência
do mundo. Axo e não estarei enganado que todos aqueles que transmitem o que sabem e nos explicam de forma
gratuita, merecem toda a nossa consideração.

Desde já o meu sentido obrigado pelo seu encorajamento, meu caro amigo

Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”