BOAS... SOU NOVO CÁ NO "SITIO", E GOSTARIA DE VOS COLOCAR UM PROBLEMA PARA VER SE ME AJUDAM. TENHO UMA MAQUINA QUE É ALIMENTADA A 230V POR UM GERADOR, POR SUA VEZ ESSA MESMA MAQUINA POSSUI UM CONTROLADOR DIGITAL DE TEMPERATURA 230V. O PROBLEMA QUE ESTÁ A ACONTECER É QUE NAS OSCILAÇÕES DE TENSÃO DO GERADOR O CONTOLADOR DESLIGA-SE. HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DE COLOCAR UM CONDENSADOR PARA CONPENSAR AS QUEDAS DE TENSÃO.
não, o condensador em corrente alternada não faz isso.
Quando muito, se tiveres "jeito" para a electrónica, se tiveres acesso ao interior do controlador de temperatura e aumentares o "condensador" de filtragem que está depois da ponte rectficadora isso sim, consegues ainda alguns segundos de energia, mas se o problema se prolongar, não há condensador que resista a tamanha demanda de energia.
Outra, mas mais dificil é encontrar aqueles aparelhos que os nossos avós usavam para estabilizar os TV a preto e branco, que eram muito sensiveis à flutuações da tensão e estas no passado eram mais oscilantes e frequentes do que agora. O pessoal apelidava de estabilizadores, mas nunca percebi o conceito que está por detrás desses mesmos aparelhos. É que tenho um, mas avariou, quando o meti a alimentar uma lampada de iodetos metálicos de 70W, que estava sempre a apagar-se por causa dessas fluotuações
Que tal um supressor de picos? Tipo os da EFI Electronics ou então uma UPS. São soluções mais caras.
Ou então, abrir o controlador e se tiver uma etapa de rectificação, substitui-la por pilhas. É uma questão de colocá-las em série até atingir a tensão requerida. Se tiver que ser estabilizada, colocar um integrado da série 78XX. Penso que este tipo de dispositivo não consume muita potência.
Cumprimentos,
BLima
Atentamente,
Bruno
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- M4I - Manutenção Industrial e-mail:geral@m4i.pt