Boas,
Tenho uma duvida sobre a colocação das CVM nos passeios publicos,
Tenho me confrontado com problemas para abertura dos passeios? da parte do empreiteiro? é preciso de uma autorização da camara? que ele as vezes não queiram...pq não tem autorização...
Ultimamente estive atento as CVM e tenho visto muitos predios remodelados, onde não há nenhuma CVM, a unica coisa que vejo é o tubo na fachada (que deve estar ligado directo ao ATI ou ATE),
será que a malta não segue o projecto?? sendo obrigatorio a CVM !!
Haverá excepções? que a maioria dos projectos que vejo tem CVM!
Eu nas casas novas tenho posto a CVM e um tubo até ao ATI e outro até a fachada (que a maioria dos casos em lisboa e arredores, as infra estruturas estão nas fachadas)
Só ponho o tubo na fachada directo ao ATI quando não há projecto e sendo remodelações sem fiscalizações (e pequenas remodelações basicas)
Aguardo opiniões
Obg
duvida nas CVM
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Re: duvida nas CVM
A meu ver, se a obra tem licença para ser executada de acordo com os respectivos projectos, não vejo por que seja necessária mais alguma autorização.Tenho me confrontado com problemas para abertura dos passeios? da parte do empreiteiro? é preciso de uma autorização da camara? que ele as vezes não queiram...pq não tem autorização...
Não ver CVM é "normal". Há muito instalador que se "esquece" da instalar.
No ITED 3 a CVM era sempre obrigatória. Quanto muito poderia não ser instalada em zonas que o respectivo município o proibisse.
Em zonas com cabos na fachada o projecto ITED tem de prever a sua retirada ou ocultação. Se isso não vem no projecto, deve contactar o projectista para evitar problemas para os dois.
Espero ter ajudado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 16 out 2011, 22:26
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 14 times
Só ponho o tubo na fachada directo ao ATI quando não há projecto e sendo remodelações sem fiscalizações (e pequenas remodelações basicas)
Aguardo opiniões
Obg
[/quote]
Boas, segundo o dec Lei sendo renovação é obrigatório a execução em conformidade com o regulamento. e nestes casos já tem excepções previstas na lei.
Como procedem juridicamente não sei mas que pode ser chamado ao prego pode. Havia Câmaras municipais que nas remodelações não obrigavam a entrega desta especialidade mas por lei o instalador é obrigado a fazer.
Aguardo opiniões
Obg
[/quote]
Boas, segundo o dec Lei sendo renovação é obrigatório a execução em conformidade com o regulamento. e nestes casos já tem excepções previstas na lei.
Como procedem juridicamente não sei mas que pode ser chamado ao prego pode. Havia Câmaras municipais que nas remodelações não obrigavam a entrega desta especialidade mas por lei o instalador é obrigado a fazer.
Cump.
Rochinha
Rochinha
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
sim obrigado pela vossa ajuda,
Sim vejo poucas CVM, de facto...e há projecto tb incompletos ou mal desenhados. Ainda ha dias vi um projecto com tubo da PAT a passar nas caixas de passagem numa moradia quando deveria ir directo do ATI...
quanto a resposta do mestreclima, tb faço conforme a lei dentro do possivel (não havendo projecto)
no ited3a por exemplo pedem para por a caixa de transição junto a porta de entrada. Ok tudo bem , tb faço isso, mas tenho que por outro tubo na fachada porque se não o operador não entra pela escada do predio mas sim pela fachada (é o caso em 90% das casas antigas que não tem infraestrutura dentro do predio)
Sim vejo poucas CVM, de facto...e há projecto tb incompletos ou mal desenhados. Ainda ha dias vi um projecto com tubo da PAT a passar nas caixas de passagem numa moradia quando deveria ir directo do ATI...
quanto a resposta do mestreclima, tb faço conforme a lei dentro do possivel (não havendo projecto)
no ited3a por exemplo pedem para por a caixa de transição junto a porta de entrada. Ok tudo bem , tb faço isso, mas tenho que por outro tubo na fachada porque se não o operador não entra pela escada do predio mas sim pela fachada (é o caso em 90% das casas antigas que não tem infraestrutura dentro do predio)