duvida nas CVM

Responder
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

duvida nas CVM

Mensagem por damon »

Boas,

Tenho uma duvida sobre a colocação das CVM nos passeios publicos,
Tenho me confrontado com problemas para abertura dos passeios? da parte do empreiteiro? é preciso de uma autorização da camara? que ele as vezes não queiram...pq não tem autorização...

Ultimamente estive atento as CVM e tenho visto muitos predios remodelados, onde não há nenhuma CVM, a unica coisa que vejo é o tubo na fachada (que deve estar ligado directo ao ATI ou ATE),
será que a malta não segue o projecto?? sendo obrigatorio a CVM !!
Haverá excepções? que a maioria dos projectos que vejo tem CVM!

Eu nas casas novas tenho posto a CVM e um tubo até ao ATI e outro até a fachada (que a maioria dos casos em lisboa e arredores, as infra estruturas estão nas fachadas)

Só ponho o tubo na fachada directo ao ATI quando não há projecto e sendo remodelações sem fiscalizações (e pequenas remodelações basicas)

Aguardo opiniões

Obg
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: duvida nas CVM

Mensagem por damon »

alguém para dar opinião? ;)
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Has thanked: 11 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por dsrsantos »

Tenho me confrontado com problemas para abertura dos passeios? da parte do empreiteiro? é preciso de uma autorização da camara? que ele as vezes não queiram...pq não tem autorização...
A meu ver, se a obra tem licença para ser executada de acordo com os respectivos projectos, não vejo por que seja necessária mais alguma autorização.

Não ver CVM é "normal". Há muito instalador que se "esquece" da instalar.

No ITED 3 a CVM era sempre obrigatória. Quanto muito poderia não ser instalada em zonas que o respectivo município o proibisse.

Em zonas com cabos na fachada o projecto ITED tem de prever a sua retirada ou ocultação. Se isso não vem no projecto, deve contactar o projectista para evitar problemas para os dois.

Espero ter ajudado.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Has thanked: 10 times
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mestreclima »

Só ponho o tubo na fachada directo ao ATI quando não há projecto e sendo remodelações sem fiscalizações (e pequenas remodelações basicas)

Aguardo opiniões

Obg
[/quote]

Boas, segundo o dec Lei sendo renovação é obrigatório a execução em conformidade com o regulamento. e nestes casos já tem excepções previstas na lei.
Como procedem juridicamente não sei mas que pode ser chamado ao prego pode. Havia Câmaras municipais que nas remodelações não obrigavam a entrega desta especialidade mas por lei o instalador é obrigado a fazer.
Cump.

Rochinha
damon
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por damon »

sim obrigado pela vossa ajuda,

Sim vejo poucas CVM, de facto...e há projecto tb incompletos ou mal desenhados. Ainda ha dias vi um projecto com tubo da PAT a passar nas caixas de passagem numa moradia quando deveria ir directo do ATI...

quanto a resposta do mestreclima, tb faço conforme a lei dentro do possivel (não havendo projecto)
no ited3a por exemplo pedem para por a caixa de transição junto a porta de entrada. Ok tudo bem , tb faço isso, mas tenho que por outro tubo na fachada porque se não o operador não entra pela escada do predio mas sim pela fachada (é o caso em 90% das casas antigas que não tem infraestrutura dentro do predio)
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”