30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?
-
- Curioso
- Registado: 16 mai 2020, 08:33
- Has thanked: 6 times
30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?
Bom dia a todos os amigos.
Tenho uma pequena duvida que se possivel gostaria da vossa preciosa ajuda.
Tenho um quadro geral de 30Amp, o qual fornece energia para a minha casa e para um anexo, o que faz com que de vez em quando a eletricidade vai abaixo.
A minha questão é se poderia distribuir/limitando 15 Amp para cada lado; e se sim, se eu colocar um disjuntor de 15 amperes para cada casa, se houver uma subcarga de uma das casas (ex: ligando o ar condicionado), se irá disparar o dijuntor da casa de onde vem essa subcarga, ou sempre que ouver uma subcarga, seja de uma casa ou de outra, disparará sempre o quadro geral?
A não ser possivel esta hipotese, existira uma outra de forma a não ter de incomodar o vizinho da habitação onde se encontra o quadro geral.
Muito obrigado pela vossa atenção e um abraço a todos.
Tenho uma pequena duvida que se possivel gostaria da vossa preciosa ajuda.
Tenho um quadro geral de 30Amp, o qual fornece energia para a minha casa e para um anexo, o que faz com que de vez em quando a eletricidade vai abaixo.
A minha questão é se poderia distribuir/limitando 15 Amp para cada lado; e se sim, se eu colocar um disjuntor de 15 amperes para cada casa, se houver uma subcarga de uma das casas (ex: ligando o ar condicionado), se irá disparar o dijuntor da casa de onde vem essa subcarga, ou sempre que ouver uma subcarga, seja de uma casa ou de outra, disparará sempre o quadro geral?
A não ser possivel esta hipotese, existira uma outra de forma a não ter de incomodar o vizinho da habitação onde se encontra o quadro geral.
Muito obrigado pela vossa atenção e um abraço a todos.
Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?
Boas,
um disjuntor para cada instalação deve resolver o problema.
O disjuntor que dispara será o da instalação que primeiro ultrapasse a corrente nominal do disjuntor (15 A).
Pode haver situações ( por exemplo: os curto-circuitos) em que dispare o geral , para além do disjuntor limitador de corrente...
Um abraço
um disjuntor para cada instalação deve resolver o problema.
O disjuntor que dispara será o da instalação que primeiro ultrapasse a corrente nominal do disjuntor (15 A).
Pode haver situações ( por exemplo: os curto-circuitos) em que dispare o geral , para além do disjuntor limitador de corrente...
Um abraço
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas.o problema de disparar no quadro geral permanece sempre pois lá é que é a fonte se ultrapassar os 30a ele dispara. so se colocar outro contador o que não é o caso. cump
-
- Curioso
Bom dia Justme
A sua resposta não podia ter sido mais rapida e objetiva amigo.
Muito grato pela sua atenção.
Abraço
A sua resposta não podia ter sido mais rapida e objetiva amigo.
Muito grato pela sua atenção.
Abraço
-
- Curioso
Bom dia Pedro Caetano.pedro caetano Escreveu: 14 jun 2020, 08:36 boas.o problema de disparar no quadro geral permanece sempre pois lá é que é a fonte se ultrapassar os 30a ele dispara. so se colocar outro contador o que não é o caso. cump
Mas limitando com um disjuntor de 15 Ampéres, para cada uma das casas, não é suposto disparar apenas o disjuntor da casa que ultrapassou esses 15A?
Foi isso que entendi na resposta do amigo Justme.
Obg e um abraço.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Sim é isso, mas se for por curto circuito pode disparar o de 30Amp.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
Bom dia Mario.Mário Escreveu: 14 jun 2020, 09:59 Boas
Cump.
Mário
Também foi isso que subentendi.
Duvida esclarecida e confirmada.
Muito obg a todos pela vossa colaboração.
Abraço.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
BOas,
parece-me que há por aí alguma ligeireza na apreciação do problema, pois o disjuntor de 15A não dispara com 15A.
Ohmico
parece-me que há por aí alguma ligeireza na apreciação do problema, pois o disjuntor de 15A não dispara com 15A.
Ohmico
-
- Curioso
Boa tarde Ohmicoohmico Escreveu: 14 jun 2020, 14:59 BOas,
Ohmico
Tentando ser mais específico, vamos imaginar que numa das casas que tem um disjuntor de 15A, se ligar (por exemplo), o ar condicionado, o frigorifico, forno eletrico, etc, e que o total dos eletromesticos ultrapasse os 15A (em mais 5 ou 10A, desarma o disjuntor apenas dessa casa ou desarma também o quadro geral que tem 30A?
Resto de boa tarde e obg pela sua disponibilidade.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
O contrato pode ser de 30A mas o circuito para o quadro parcial terá que garantir a protecção do cabo que se fosse por exemplo 2.5mm seria protegido por disjuntor de 16A.
O disjuntor de 16A não atua de imediato quando a intensidade atinge os 16A dependendo do tipo de equipamento poderá exceder em valores muito superiores.
A situação que descreve não é totalmente linear como na teoria. Para atuar de forma quase como deseja teria que utilizar outro tipo de equipamentos capazes de efetuar uma leitura diferente tais como relés.
Recomendo que contacte um electricista experiente para analisar a instalação e adoptar os equipamentos corretos por forma a conseguir o que pretende.
O disjuntor de 16A não atua de imediato quando a intensidade atinge os 16A dependendo do tipo de equipamento poderá exceder em valores muito superiores.
A situação que descreve não é totalmente linear como na teoria. Para atuar de forma quase como deseja teria que utilizar outro tipo de equipamentos capazes de efetuar uma leitura diferente tais como relés.
Recomendo que contacte um electricista experiente para analisar a instalação e adoptar os equipamentos corretos por forma a conseguir o que pretende.
-
- Curioso
Boa tarde Lcmmonteirolcmmonteiro Escreveu: 14 jun 2020, 16:14 O contrato pode ser de 30A mas o circuito para o quadro parcial terá que garantir a protecção do cabo que se fosse por exemplo 2.5mm seria protegido por disjuntor de 16A.
Parece-me que de facto a situação não é assim tão linear como aparentava ser.
Agradecendo a todos os amigos, porém parece-me que o mais sensato será mesmo seguir o seu conselho.
Um abraço a todos e obg pelas sugestões
-
- Técnico Dedicado
Boas,Amfernandez Escreveu: 14 jun 2020, 15:55Boa tarde Ohmicoohmico Escreveu: 14 jun 2020, 14:59 BOas,
Ohmico
Tentando ser mais específico, vamos imaginar que numa das casas que tem um disjuntor de 15A, se ligar (por exemplo), o ar condicionado, o frigorifico, forno eletrico, etc, e que o total dos eletromesticos ultrapasse os 15A (em mais 5 ou 10A, desarma o disjuntor apenas dessa casa ou desarma também o quadro geral que tem 30A?
Resto de boa tarde e obg pela sua disponibilidade.
na hipótese que coloca, disj 15A e consumo 20 ou 25A esse disjuntor vai disparar.
O disparo do disjuntor geral vai depender da carga que esteja a ser pedida nesse momento ao outro disj de 15A que se propõe colocar no outro quadro, o que quer dizer que, se também estiver a suportar 15A o geral vai disparar.
Portanto a solução não passa por essa alteração.
Ohmico
Boas,
nesta situação está-se a considerar que os disjuntores de 15A levam algum tempo a disparar (o que é verdade) e considera-se que o disjuntor Geral de 30A dispara imediatamente.
Mas porque se considera o disparo imediato do Geral se também é um disjuntor!?
O que tem sentido é considerar que tanto os disjuntores de 15A, como o disjuntor de 30A levam um tempo a disparar de acordo com a sua curva de disparo.
Ora, se considerarmos que os disjuntores de 15 A e o Geral têm a mesma curva de disparo e supondo que um dos disjuntores de 15A é atravessado por uma corrente de 25 A e o outro disjuntor de 15A por uma corrente de 15 A (ou mesmo 20A), ainda assim seria o disjuntor de 15 A atravessado por 25 A a disparar...
Pelo exposto acima, os disjuntores de 15A dispararão sempre antes do de 30A em caso de sobrecarga.
Até já
nesta situação está-se a considerar que os disjuntores de 15A levam algum tempo a disparar (o que é verdade) e considera-se que o disjuntor Geral de 30A dispara imediatamente.
O que tem sentido é considerar que tanto os disjuntores de 15A, como o disjuntor de 30A levam um tempo a disparar de acordo com a sua curva de disparo.
Ora, se considerarmos que os disjuntores de 15 A e o Geral têm a mesma curva de disparo e supondo que um dos disjuntores de 15A é atravessado por uma corrente de 25 A e o outro disjuntor de 15A por uma corrente de 15 A (ou mesmo 20A), ainda assim seria o disjuntor de 15 A atravessado por 25 A a disparar...
Pelo exposto acima, os disjuntores de 15A dispararão sempre antes do de 30A em caso de sobrecarga.
Até já
-
- Técnico Dedicado
justme Escreveu: 14 jun 2020, 22:42 Boas,
Até já
Boas,
não me apercebi que alguém tivesse afirmado:
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Na minha opinião é quase senão impossível controlar o consumo individual através de um disjuntor só....
Supondo que temos 2 quadros parciais protegidos ambos por disjuntor 16A não é possível garantir que cada um só vai atingir os 16A só porque o disjuntor é de 16A. Pode muito bem acontecer o limitador atuar quando o consumo total ultrapassar os 30A contratados mas a distribuição nunca será 2 x 16A pode ser 25 de um lado e 10A do outro bem como outros valores variáveis que irão depender essencialmente do tipo de instalação existente e equipamentos de protecção instalados.
E possivel realizar este controlo mas terá que ser através de outros métodos de leitura direta individual a cada circuito que permita o controlo da intensidade qual será definida pelo equipamento a montante neste caso no quadro geral ou em cada parcial.
Nao sei se as habitações que indica serão capazes de lidar com apenas 16A pois irá obrigar a que basicamente cada eletrodoméstico trabalhe individualmente sendo uma grande limitação.
Supondo que temos 2 quadros parciais protegidos ambos por disjuntor 16A não é possível garantir que cada um só vai atingir os 16A só porque o disjuntor é de 16A. Pode muito bem acontecer o limitador atuar quando o consumo total ultrapassar os 30A contratados mas a distribuição nunca será 2 x 16A pode ser 25 de um lado e 10A do outro bem como outros valores variáveis que irão depender essencialmente do tipo de instalação existente e equipamentos de protecção instalados.
E possivel realizar este controlo mas terá que ser através de outros métodos de leitura direta individual a cada circuito que permita o controlo da intensidade qual será definida pelo equipamento a montante neste caso no quadro geral ou em cada parcial.
Nao sei se as habitações que indica serão capazes de lidar com apenas 16A pois irá obrigar a que basicamente cada eletrodoméstico trabalhe individualmente sendo uma grande limitação.