Antigo diferencial EDP (DCP)
- tozedossantos1
- Curioso
- Registado: 03 mar 2014, 15:49
Antigo diferencial EDP (DCP)
Boa tarde a todos. Tenho um duvida que se traduz na pratica mais em uma questao. Tenho uma antiga e pequena casa que serve de casa de ferias à Familia, neste momento estou a fazer algumas obras como por exemplo teto falso e algum revestimento de paredes. No Q.Eletrico existe o o respetivo quadro (Caixa) onde se encontram e um ID de proteçao (geral), ao lado deste quadro tenho o antigo diferencial da EDP que está ligado mas fora de serviço visto que a EDP depois de montar o novo contador, aumentou o calibre do diferencial para 45A visto que o novo contador serve igualmente de diferencial. Agora que estou a fazer novo revestimento desejava mudar e diminuir o Q.E. Para tal bastava-me que nao estivesse lá o antigo diferencial, que apenas está ocupar espaço. A minha questão é; haverá problemas se eu simplesmente desligar o diferencial , retira-lo, refazer as novas ligaçoes na nova caixa (QE) e entregar o diferencial à EDP. Aliás , eu nao sei porque é que a EDP quando montou o novo contador , nao retirou logo o antigo diferencial (?!), mas eles lá sabem. Fico aguardar algum feedback ou dica, obrigado a todos e bem hajam.
Antonio dos Santos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Antigo diferencial EDP (DCP)
O DCP ou limitador de potência pode ser removido sem problema algum.
Os cabos que veem do contador devem entrar directamente no quadro de entrada e ligar ao equipamento seja disjuntor ou ID dependendo das situações.
Pode remover e devolver a EDP.
No entanto deve ser um técnico inscrito na dgeg a executar este serviço por forma a garantir a responsabilidade do serviço executado acompanhado pelo termo de responsabilidade.
Desta forma no caso de ocorrem problemas no futuro tem para alem da garantia de responsabilidade a justificação da intervenção.
Os cabos que veem do contador devem entrar directamente no quadro de entrada e ligar ao equipamento seja disjuntor ou ID dependendo das situações.
Pode remover e devolver a EDP.
No entanto deve ser um técnico inscrito na dgeg a executar este serviço por forma a garantir a responsabilidade do serviço executado acompanhado pelo termo de responsabilidade.
Desta forma no caso de ocorrem problemas no futuro tem para alem da garantia de responsabilidade a justificação da intervenção.
- tozedossantos1
- Curioso
- Registado: 03 mar 2014, 15:49
Bom dia, estou também com uma dúvida relativamente a esse DCP que é a seguinte:
A minha casa tinha esse aparelho mas ontem vieram substituir o contador e removeram o mesmo... Acontece que antigamente, acontecia muito esse equipamento, quando havia um curto circuito, desligar e ter que o rearmar... Mas mandei também à pouco tempo renovar o meu quadro e agora tenho um disjuntor bipolar de 63a à entrada, e depois um disjuntor diferencial de 40a logo a seguir...será por isso que me removeram o DCP? Por acaso não me lembro, depois de me instalarem o quadro, de ter tido a necessidade de o rearmar mais alguma vez...
Se alguém me puder esclarecer fico agradecido
Muito obrigado
A minha casa tinha esse aparelho mas ontem vieram substituir o contador e removeram o mesmo... Acontece que antigamente, acontecia muito esse equipamento, quando havia um curto circuito, desligar e ter que o rearmar... Mas mandei também à pouco tempo renovar o meu quadro e agora tenho um disjuntor bipolar de 63a à entrada, e depois um disjuntor diferencial de 40a logo a seguir...será por isso que me removeram o DCP? Por acaso não me lembro, depois de me instalarem o quadro, de ter tido a necessidade de o rearmar mais alguma vez...
Muito obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas. agora a edp já não coloca esse dijuntor, se mudar de contador eles retiram-no , o contador é que corta quando ultrapassa o limite da potencia contratada cump
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 13 times
Boa noite,hayden Escreveu: 09 jul 2020, 10:18 Bom dia, estou também com uma dúvida relativamente a esse DCP que é a seguinte:
Muito obrigado
O DCP funcionava como protecção e limite de potência, enquanto que o QE da habitação apenas na protecção.
Actualmente, os novos contadores de energia, apenas fazem o controlo do consumo, ou seja, no excendente de consumo o contador fará o que faria antes o DCP. Irá cortar a energia por excesso de consumo, ao passo que continuará a ter o QE a cumprir as suas funções no âmbito de protecção de pessoas/animais e equipamentos.
Cumprimentos