Carteira profissional
-
- Curioso
- Registado: 24 mai 2020, 11:04
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 1 time
Carteira profissional
Bom dia malta.
Sou novo por aqui e não sei se a minha questão se enquadra neste espaço mas procurei todos e este pareceu-me adequado sendo que é de dúvidas.
Tirei um curso de electricidade em 2004 durante 1 ano e nos 3 anos seguintes ao curso exerci a profissão, salvo erro renovei a carteira profissional 1 vez apenas. Entretanto à cerca de 12 anos mudei de ramo mas nunca deixando a 100% a parte eléctrica que tanto gosto mas nunca mais renovei a carteira profissional. A minha carteira era de média e baixa tensão e a minha questão é, o que terei de fazer agora para renovar agora a carteira profissional.
Desde já obrigado a todos os que puderem ajudar.
Bom domingo
Sou novo por aqui e não sei se a minha questão se enquadra neste espaço mas procurei todos e este pareceu-me adequado sendo que é de dúvidas.
Tirei um curso de electricidade em 2004 durante 1 ano e nos 3 anos seguintes ao curso exerci a profissão, salvo erro renovei a carteira profissional 1 vez apenas. Entretanto à cerca de 12 anos mudei de ramo mas nunca deixando a 100% a parte eléctrica que tanto gosto mas nunca mais renovei a carteira profissional. A minha carteira era de média e baixa tensão e a minha questão é, o que terei de fazer agora para renovar agora a carteira profissional.
Desde já obrigado a todos os que puderem ajudar.
Bom domingo
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Been thanked: 13 times
Re: Carteira profissional
Bom dia,
A carteira profissional é adquirida apenas uma vez, pode ela por exemplo ser adquirida através do SIESI.
No entanto, deverá estar-se a referir à Inscrição como Técnico Responsável por instalações Elétricas. Essa sim, é renovável.
Contudo, com o passar doa anos essas inscrições sofreram imensas alterações tais como, obrigatoriedade de seguro de responsabilidade em instalações etc.
Poderá obter a máxima informação através da DGEG.
Cumprimentos e bem vindo.
A carteira profissional é adquirida apenas uma vez, pode ela por exemplo ser adquirida através do SIESI.
No entanto, deverá estar-se a referir à Inscrição como Técnico Responsável por instalações Elétricas. Essa sim, é renovável.
Contudo, com o passar doa anos essas inscrições sofreram imensas alterações tais como, obrigatoriedade de seguro de responsabilidade em instalações etc.
Poderá obter a máxima informação através da DGEG.
Cumprimentos e bem vindo.
-
- Curioso
Muito obrigado pela info. Não sei se terei que fazer alguma espécie de reciclagem (mini curso de competências) agora ou não mas vou dar uma vista de olhos nessa tal DGEG.
Quando tirei o curso salvo erro era só DGE (direcção geral de energia).
Já agora, sim referia-me à renovação de técnico responsável.
Será que agora é só pagar um X valor para renovar?... não faço ideia, mas como neste país com dinheiro se trata de tudo, já não digo nada
Já agora, sim referia-me à renovação de técnico responsável.
Será que agora é só pagar um X valor para renovar?... não faço ideia, mas como neste país com dinheiro se trata de tudo, já não digo nada
- Duende
- Velha Guarda
ricardo80cv Escreveu: 24 mai 2020, 12:04
Correcto e mais tarde ficou como Direcção Geral da Energia e Geologia.
Sim, como disse e bem, terá que pagar. Mas já na altura o era.
Só não pagava que tivesse atingido o objectivo do número de execuções aprovados em inspecção salvo erro.
Cumprimentos DuendeResposta em sublinhado
-
- Curioso
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Na consulta de técnicos, coloque o seu número e confirme se aparece.
https://sriesp.dgeg.gov.pt/DGEG/
https://sriesp.dgeg.gov.pt/DGEG/
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
Olá Varejo
Tenho um problema, não sei o meu número
Refere-se ao número de inscrição da DGE certo?
Mas vou ver, em último caso ligo para lá, ver se alguém me sabe informar se o meu registo ainda está na base de dados e qual o número
Obrigado
Mas vou ver, em último caso ligo para lá, ver se alguém me sabe informar se o meu registo ainda está na base de dados e qual o número
Obrigado
- Duende
- Velha Guarda
Tem sempre a opção de colocação do seu nome completo em letras maiúsculas.ricardo80cv Escreveu: 25 mai 2020, 12:10 Olá Varejo
Se o processo estiver activo aparecer-lhe-à o seu número também na pesquisa.
Cumprimentos
-
- Curioso
Bom dia pessoal
Farto-me de ligar para a DGEG para tratar deste assunto e ninguém me atende. Alguém sabe um número alternativo ou e-mail que até era melhor. Nos contactos não me aparece e-mail nenhum o que acho muito estranho.
Obrigado
Farto-me de ligar para a DGEG para tratar deste assunto e ninguém me atende. Alguém sabe um número alternativo ou e-mail que até era melhor. Nos contactos não me aparece e-mail nenhum o que acho muito estranho.
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Direção Geral de Energia e Geologia
Av. 5 de Outubro, nº 208
1069-203 Lisboa - Portugal
sriesp.helpdesk@dgeg.gov.pt
Telefone
(+351) 217 922 700
E muito complicado por telefone... Por email tambem levam imenso tempo a responder...
Se puder la ir presencialmente recomendo...
Av. 5 de Outubro, nº 208
1069-203 Lisboa - Portugal
sriesp.helpdesk@dgeg.gov.pt
Telefone
(+351) 217 922 700
E muito complicado por telefone... Por email tambem levam imenso tempo a responder...
Se puder la ir presencialmente recomendo...
-
- Curioso
Bom dia Icmmonteiro
Muito obrigado pela info. Vou tentar ligar e enviar e-mail caso nunca atendam, se não conseguir nenhuma das duas, terei mesmo que ir lá.
Obrigado mais uma vez
Muito obrigado pela info. Vou tentar ligar e enviar e-mail caso nunca atendam, se não conseguir nenhuma das duas, terei mesmo que ir lá.
Obrigado mais uma vez

-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
ricardo80cv Escreveu: 09 jun 2020, 08:49 Bom dia Icmmonteiro
Obrigado mais uma vez![]()
Pessoalmente raramente consegui falar com eles via telefone... Toca toca toca toca e nada...
Por email o tempo de resposta e quase comparável como atravessar a galáxia
Opto sempre por la ir presencialmente para tratar deste tipo de assuntos.
Mas penso que agora é por marcação... Mais um obstáculo quase intransponível visto que nao atendem telefones...
-
- Curioso
Pois a questão é que para marcar, terá de ser por e-mail ou telefone 

Um dia que passe para lá, ver se dou lá um salto. De qualquer forma já enviei um e-mail, vamos ver, pode ser que tenha sorte.
Um dia que passe para lá, ver se dou lá um salto. De qualquer forma já enviei um e-mail, vamos ver, pode ser que tenha sorte.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/index.jsp
Tente na consulta de técnicos introduzir o nome completo e veja se há resultado... Se houver tem lá o número da inscrição.
Tente na consulta de técnicos introduzir o nome completo e veja se há resultado... Se houver tem lá o número da inscrição.
-
- Curioso
Boas Icmmonteiro
Obrigado, já consegui, estou inscrito
Muito obrigado pela ajuda
Já agora uma questão, apesar de estar inscrito, não significa que possa assinar obras certo? É que não pago "cotas" se é que é assim que se chama, à mais de 16 anos
Fui deixando o tempo passar, entretanto até mudei de profissão, mas nunca deixei de vez a electricidade e em princípio vou voltar a tempo inteiro à profissão novamente e dava-me jeito poder assinar obras, daí a pergunta.
Obrigado, já consegui, estou inscrito
Muito obrigado pela ajuda
Já agora uma questão, apesar de estar inscrito, não significa que possa assinar obras certo? É que não pago "cotas" se é que é assim que se chama, à mais de 16 anos
Fui deixando o tempo passar, entretanto até mudei de profissão, mas nunca deixei de vez a electricidade e em princípio vou voltar a tempo inteiro à profissão novamente e dava-me jeito poder assinar obras, daí a pergunta.