RVCC PRO de Electricidade

Responder
Jorge Oliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jul 2008, 13:39

RVCC PRO de Electricidade

Mensagem por Jorge Oliveira »

Ora cá estou eu outra vez

Estou a iniciar o RVCC PRO de electricidade no IEFP de Alverca, foi-me entregue um questionário para preencher onde tenho algumas duvidas em algumas perguntas sobre os meus conhecimentos.

Possivelmente até poderá ser algo que eu domino, mas os termos utilizados deixaram-me algumas duvidas e precisava que me exclarececem.

2.2.6 - Executar a instalação de um motor trifásico de rotor bobinado com reóstato de arranque e com resistência escalonada.

Isto será um motor trifásico normal ou tem alguma diferença considerável na instalação ?

2.2.7 - Executar a instalação de um motor monofásico de arranque por enrolamento auxiliar

Que tipo de motor é este ?

Agradeço o vosso apoio para não estar a colocar que não sei fazer algo que apenas a pergunta me deixa em duvida

Obrigado
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Re: RVCC PRO de Electricidade

Mensagem por ohmico »

Boas,

O que é um RVCC PRO de electricidade?

Desculpem a ignorância...

Obrigado
Jorge Oliveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jul 2008, 13:39

Mensagem por Jorge Oliveira »

Sim, serve para os electricistas que já trabalham á muito tempo em electricidade e não tiraram a carteira profissional.

Fazem um RVCC PRO, onde vão mostrar as suas aptidões a uma equipe técnica que posteriormente irá emitir o certificado que permitirá tirar a carteira profissional de electricista.

No caso de acharem o candidato não apto a ser reconhecido, encaminham-no para um curso do IEFP.

Quanto ás minhas duvidas alguem pode ajudar

OBG
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Jorge Oliveira Escreveu:Ora cá estou eu outra vez

Estou a iniciar o RVCC PRO de electricidade no IEFP de Alverca, foi-me entregue um questionário para preencher onde tenho algumas duvidas em algumas perguntas sobre os meus conhecimentos.

Possivelmente até poderá ser algo que eu domino, mas os termos utilizados deixaram-me algumas duvidas e precisava que me exclarececem.

2.2.6 - Executar a instalação de um motor trifásico de rotor bobinado com reóstato de arranque e com resistência escalonada.

Isto será um motor trifásico normal ou tem alguma diferença considerável na instalação ?

2.2.7 - Executar a instalação de um motor monofásico de arranque por enrolamento auxiliar

Que tipo de motor é este ?

Agradeço o vosso apoio para não estar a colocar que não sei fazer algo que apenas a pergunta me deixa em duvida

Obrigado

"motor trifásico de rotor bobinado", é um motor especial, já pouca gente o utiliza. É um motor que o proprio nome indica, em que o rotor é bobinado, tal como se passa com as rebarbadeiras por exemplo. Tem é 3 escovas e não duas como o exemplo que eu disse e nºao um colector com vários sectores, mas sim 3 aneis, onde cada uma das 3 escovas ligam.

"motor monofásico de arranque por enrolamento auxiliar" é um motor manofásico, que para efectuar o arranque precisa que tenha o tal enrolamento auxiliar lá dentro e com a ajuda de um condensador cá fora, proporciona o arranque pretendido. O condensador pode ser permanente ou só mesmo para o arranque, onde é desligado por meio de um interruptor centrifugo (muito usado nos motores RABOR no passado) que o desliga quando atingir a velocidade nominal. Outras técnicas podem ser usadas como bobines de disparo por corrente, como acontece com os motores de compressor de máquinas de frio (frigorificos por exemplo)
Responder

Voltar para “Dúvidas”