Ora cá estou eu outra vez
Estou a iniciar o RVCC PRO de electricidade no IEFP de Alverca, foi-me entregue um questionário para preencher onde tenho algumas duvidas em algumas perguntas sobre os meus conhecimentos.
Possivelmente até poderá ser algo que eu domino, mas os termos utilizados deixaram-me algumas duvidas e precisava que me exclarececem.
2.2.6 - Executar a instalação de um motor trifásico de rotor bobinado com reóstato de arranque e com resistência escalonada.
Isto será um motor trifásico normal ou tem alguma diferença considerável na instalação ?
2.2.7 - Executar a instalação de um motor monofásico de arranque por enrolamento auxiliar
Que tipo de motor é este ?
Agradeço o vosso apoio para não estar a colocar que não sei fazer algo que apenas a pergunta me deixa em duvida
Obrigado
RVCC PRO de Electricidade
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 jul 2008, 13:39
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 24 jul 2008, 13:39
Re: RVCC PRO de Electricidade
Sim, serve para os electricistas que já trabalham á muito tempo em electricidade e não tiraram a carteira profissional.
Fazem um RVCC PRO, onde vão mostrar as suas aptidões a uma equipe técnica que posteriormente irá emitir o certificado que permitirá tirar a carteira profissional de electricista.
No caso de acharem o candidato não apto a ser reconhecido, encaminham-no para um curso do IEFP.
Quanto ás minhas duvidas alguem pode ajudar
OBG
Fazem um RVCC PRO, onde vão mostrar as suas aptidões a uma equipe técnica que posteriormente irá emitir o certificado que permitirá tirar a carteira profissional de electricista.
No caso de acharem o candidato não apto a ser reconhecido, encaminham-no para um curso do IEFP.
Quanto ás minhas duvidas alguem pode ajudar
OBG
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: RVCC PRO de Electricidade
Jorge Oliveira Escreveu:Ora cá estou eu outra vez
Estou a iniciar o RVCC PRO de electricidade no IEFP de Alverca, foi-me entregue um questionário para preencher onde tenho algumas duvidas em algumas perguntas sobre os meus conhecimentos.
Possivelmente até poderá ser algo que eu domino, mas os termos utilizados deixaram-me algumas duvidas e precisava que me exclarececem.
2.2.6 - Executar a instalação de um motor trifásico de rotor bobinado com reóstato de arranque e com resistência escalonada.
Isto será um motor trifásico normal ou tem alguma diferença considerável na instalação ?
2.2.7 - Executar a instalação de um motor monofásico de arranque por enrolamento auxiliar
Que tipo de motor é este ?
Agradeço o vosso apoio para não estar a colocar que não sei fazer algo que apenas a pergunta me deixa em duvida
Obrigado
"motor trifásico de rotor bobinado", é um motor especial, já pouca gente o utiliza. É um motor que o proprio nome indica, em que o rotor é bobinado, tal como se passa com as rebarbadeiras por exemplo. Tem é 3 escovas e não duas como o exemplo que eu disse e nºao um colector com vários sectores, mas sim 3 aneis, onde cada uma das 3 escovas ligam.
"motor monofásico de arranque por enrolamento auxiliar" é um motor manofásico, que para efectuar o arranque precisa que tenha o tal enrolamento auxiliar lá dentro e com a ajuda de um condensador cá fora, proporciona o arranque pretendido. O condensador pode ser permanente ou só mesmo para o arranque, onde é desligado por meio de um interruptor centrifugo (muito usado nos motores RABOR no passado) que o desliga quando atingir a velocidade nominal. Outras técnicas podem ser usadas como bobines de disparo por corrente, como acontece com os motores de compressor de máquinas de frio (frigorificos por exemplo)