Um video interessante e que representa os erros mais comuns em instalações elétricas onde pessoalmente ja encontrei bastantes e alguns com danos bem superiores.
https://youtu.be/7zJMboxrExo
Penso ser um tema interessante para se debater no fórum e se possível partilharem algumas experiências.
Video interessante do maior inimigo do eletricista
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 961
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Localização: Barreiro
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
- Kykoo
- Velha Guarda
- Mensagens: 278
- Registado: 21 mar 2010, 11:50
- Localização: Póvoa de Varzim
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 4 times
Re: Video interessante do maior inimigo do eletricista
Isso só acontece no Brasil. Por cá sabemos que isso não acontece...
Brincadeira à parte, numa era onde:
toda a gente percebe e se acha especialista, por causa do DIY com vídeos do youtube e saca dicas;
onde a percepção de valor está intrinsecamente, e de forma errada a meu ver, ligada ao preço - "quem for mais barato melhor amigo é";
onde se negligencia a proposta de valor, não "educando" o cliente;
abstinência de profissionalismo, em detrimento do preço;
falta de formação profissional por entre os técnicos;
prolifera o artista do desenrasca;
etc, etc, etc...
Não podemos esperar milagres. Há técnicos que nunca deviam entrar numa obra, tal como há clientes que merecem ser despedidos!
Não é só pelo cliente não ter dinheiro que se deve "desenrascar", que se deve ignorar a manutenção aos equipamentos, os princípios regulamentares e a boa prática. Quando isso começa a falhar, a percepção do mercado é de que qualquer um faz e logo vamos pagar pouco. Recebendo pouco, não há capital para investir quer em equipamentos de diagnostico, manutenção e em formação.
Sector nivelado por baixo. Efeito bola de neve...
Uma coisa que a mim me faz alguma confusão, mas assumo que o defeito é meu, é por vezes aqui o forum parecer um supermercado. Estamos aqui para haver a partilha de experiência ou opinião técnica de resolver um problema, debater ideias, etc... Agora quando pessoas nitidamente sem o mínimo de experiência ou actividade profissional conexa recebem dicas sem serem assegurados princípios da sua segurança ou boas práticas ou terem o mínimo de consciência da responsabilidade daquilo que se propõem a executar, está tudo dito...
Para mim, isso só acaba, quando houver a responsabilidade e humildade de dizer não!
Deixo aqui uma frase de um senhor que admiro:

Brincadeira à parte, numa era onde:
toda a gente percebe e se acha especialista, por causa do DIY com vídeos do youtube e saca dicas;
onde a percepção de valor está intrinsecamente, e de forma errada a meu ver, ligada ao preço - "quem for mais barato melhor amigo é";
onde se negligencia a proposta de valor, não "educando" o cliente;
abstinência de profissionalismo, em detrimento do preço;
falta de formação profissional por entre os técnicos;
prolifera o artista do desenrasca;
etc, etc, etc...
Não podemos esperar milagres. Há técnicos que nunca deviam entrar numa obra, tal como há clientes que merecem ser despedidos!
Não é só pelo cliente não ter dinheiro que se deve "desenrascar", que se deve ignorar a manutenção aos equipamentos, os princípios regulamentares e a boa prática. Quando isso começa a falhar, a percepção do mercado é de que qualquer um faz e logo vamos pagar pouco. Recebendo pouco, não há capital para investir quer em equipamentos de diagnostico, manutenção e em formação.
Sector nivelado por baixo. Efeito bola de neve...
Uma coisa que a mim me faz alguma confusão, mas assumo que o defeito é meu, é por vezes aqui o forum parecer um supermercado. Estamos aqui para haver a partilha de experiência ou opinião técnica de resolver um problema, debater ideias, etc... Agora quando pessoas nitidamente sem o mínimo de experiência ou actividade profissional conexa recebem dicas sem serem assegurados princípios da sua segurança ou boas práticas ou terem o mínimo de consciência da responsabilidade daquilo que se propõem a executar, está tudo dito...
Para mim, isso só acaba, quando houver a responsabilidade e humildade de dizer não!
Deixo aqui uma frase de um senhor que admiro:
Preço é aquilo que você paga, valor é aquilo que você recebe - Warren Buffet
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
Re: Video interessante do maior inimigo do eletricista
Bom dia amigo "lcmmonteiro "
Nem sequer vou ver mais sobre o vídeo que postou, pois em Portugal nem a pior das instalações apresenta inconformidades tão grandes, como a que
o amigo postou.
Peço-lhe imensa desculpa, mas aquilo que penso é que imagens ou vídeos como este nunca deveriam ser mostrados publicamente, isto porquê?
Porque incentivam os maus profissionais a fazer igual.
Face aquilo que postou, deveria, mostrar vídeos de instalações bem feitas, para que todos os profissionais pudessem refletir sobre os erros que
cometem, sempre que são pagos para executar uma determinada tarefa elétrica.
Cptos
JAG
Nem sequer vou ver mais sobre o vídeo que postou, pois em Portugal nem a pior das instalações apresenta inconformidades tão grandes, como a que
o amigo postou.
Peço-lhe imensa desculpa, mas aquilo que penso é que imagens ou vídeos como este nunca deveriam ser mostrados publicamente, isto porquê?
Porque incentivam os maus profissionais a fazer igual.
Face aquilo que postou, deveria, mostrar vídeos de instalações bem feitas, para que todos os profissionais pudessem refletir sobre os erros que
cometem, sempre que são pagos para executar uma determinada tarefa elétrica.
Cptos
JAG
-
- Técnico Dedicado
- Mensagens: 961
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Localização: Barreiro
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Video interessante do maior inimigo do eletricista
Respondendo ao colega kykoo concordo e sou da mesma opinião.
O mercado esta saturado de muitos erros do eu faço tudo desde que ganhe dinheiro.
Pessoalmente adoptei um metodo muito simples e direto no que toca a serviços de eletricidade quer bem feito com qualidade segurança e garantia sao estas as minhas condições. Se não concordar pode e deve chamar outra pessoa.
Respondendo ao colega faiante lamento discordar de sua opinião mas infelizmente em Portugal existem inúmeras situações de mau profissionalismo e com erros criticos. Sejam de natureza de Ignorância e ou desconhecimento da materia seja por fatores económicos.
Como exemplo temos placas com fio 2.5 protegidas por disjuntores de 25 e 32A. Temos ar condicionados com fio de 2.5 protegidos por disjuntores de 25A. Termo acumuladores sem proteção diferencial entre outras tantas... Bem como quadros elétricos com mais de 30 anos a aumentarem todos os equipamentos modernos para o qual nao estao preparados. E ainda linhas de terra ligadas as canalizações em ferro...
Pessoalmente ja presenciei situações semelhantes as do video tanto em tomadas quadros elétricos inclusive caixas de coluna com deficiências que causaram danos materiais... Felizmente so assisti a uma ou duas em que a pessoa sofreu danos ligeiros causados por curto circuitos.
Portanto nao concordo com a sua opinião em que este tipo de videos nao deveriam existir nem ser partilhados... Antes pelo contrário deveriam servir de provas para responsabilizar quem executou tais serviços sem quaidade e responsabilidade.
Sou da opinião de que. O cliente tem direito a qualidade satisfacao garantia e acima de tudo responsabilidade.
Tal como o amigo referiu alguém foi pago para executar um serviço. Serviço esse que tem que obrigatoriamente ser garantida a sua responsabilidade.
Esta e a minha opiniao vale o que vale mas e o que. Penso e decidido no meu dia a dia profissional
Ou faco bem feito e garanto a qualidade ou entao nao o faço...
O mercado esta saturado de muitos erros do eu faço tudo desde que ganhe dinheiro.
Pessoalmente adoptei um metodo muito simples e direto no que toca a serviços de eletricidade quer bem feito com qualidade segurança e garantia sao estas as minhas condições. Se não concordar pode e deve chamar outra pessoa.
Respondendo ao colega faiante lamento discordar de sua opinião mas infelizmente em Portugal existem inúmeras situações de mau profissionalismo e com erros criticos. Sejam de natureza de Ignorância e ou desconhecimento da materia seja por fatores económicos.
Como exemplo temos placas com fio 2.5 protegidas por disjuntores de 25 e 32A. Temos ar condicionados com fio de 2.5 protegidos por disjuntores de 25A. Termo acumuladores sem proteção diferencial entre outras tantas... Bem como quadros elétricos com mais de 30 anos a aumentarem todos os equipamentos modernos para o qual nao estao preparados. E ainda linhas de terra ligadas as canalizações em ferro...
Pessoalmente ja presenciei situações semelhantes as do video tanto em tomadas quadros elétricos inclusive caixas de coluna com deficiências que causaram danos materiais... Felizmente so assisti a uma ou duas em que a pessoa sofreu danos ligeiros causados por curto circuitos.
Portanto nao concordo com a sua opinião em que este tipo de videos nao deveriam existir nem ser partilhados... Antes pelo contrário deveriam servir de provas para responsabilizar quem executou tais serviços sem quaidade e responsabilidade.
Sou da opinião de que. O cliente tem direito a qualidade satisfacao garantia e acima de tudo responsabilidade.
Tal como o amigo referiu alguém foi pago para executar um serviço. Serviço esse que tem que obrigatoriamente ser garantida a sua responsabilidade.
Esta e a minha opiniao vale o que vale mas e o que. Penso e decidido no meu dia a dia profissional
Ou faco bem feito e garanto a qualidade ou entao nao o faço...