Dúvidas sobre ligações em casa

Responder
posat
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 abr 2020, 21:14

Dúvidas sobre ligações em casa

Mensagem por posat »

Olá a todos,

encontro-me a fazer umas obras em casa, mas não uma remodelação completa pelo que não posso mudar tudo o gostava.

Eis a situação:
- dentro de casa tenho 2 quadros (andar habitacional + garagem)
- Idealmente no andar habitacional devia ter mais circuitos dos que existiam inicialmente.

com algumas obras cosegui separar grande parte da instalação e neste momento (na parte que me preocupa) tenho:
- 1 circuito independente 2,5mm para a máquina de lavar loiça
Numa tabela que encontrei dizia que um fio de 2,5mm aguenta com 20A e 20A x 220V = 4.400Watt e isto é suficiente para as máquinas que tenho visto.
No entanto, tenho visto algumas recomendações para ter 1 fio de 4mm.
Alguém que pode ajudar? 2,5 é suficiente para a máquina de lavar loiça?

- 1 circuito independente 2,5mm para a placa do fogão (sem forno)
Neste caso já encontrei placas de 6.000W e +.
Eu sei que raramente vou ter os 4 bicos ao máximo, mas estou a correr algum risco "sério" ou apenas de disparar o circuito?

Eu estou a tentar dividir tudo o que tenho em mais circuitos e ver se consido deixar +1 circuito dedicado para o forno mas:
Consigo levar os circuitos que quiser até ao quadro da garagem (neste momento só tem espaço para + 2 circuitos que já estou a pensar usar).
Falta-me "espaço" no quadro da garagem mas consegui passar 2 fios entre o quadro da garagem e o quadro principal onde tenho "espaço" para adicionar + dijuntores.

Agora outra questão, posso:
- passar 2 fases para o quadro principal e ligar 2 terras + 2 neutros no quadro da garagem?
- passar 1 fase + 1 neutro para o quadro princical e ligar 1 terra no quadro da garagem?

Sei que a situação não é ideal mas a opção seria "partir" a parede na garagem para ter 1 quadro maior ou, a solução ideal, seria mesmo partir a parede do andar habitacional mas isso + chão etc, só mesmo se tiver que ser agora.

Obrigado por toda a ajuda
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Dúvidas sobre ligações em casa

Mensagem por lcmmonteiro »

posat Escreveu: 26 abr 2020, 21:58 Olá a todos,

encontro-me a fazer umas obras em casa, mas não uma remodelação completa pelo que não posso mudar tudo o gostava.

Eis a situação:
- dentro de casa tenho 2 quadros (andar habitacional + garagem)
- Idealmente no andar habitacional devia ter mais circuitos dos que existiam inicialmente.

com algumas obras cosegui separar grande parte da instalação e neste momento (na parte que me preocupa) tenho:
- 1 circuito independente 2,5mm para a máquina de lavar loiça
Numa tabela que encontrei dizia que um fio de 2,5mm aguenta com 20A e 20A x 220V = 4.400Watt e isto é suficiente para as máquinas que tenho visto.
No entanto, tenho visto algumas recomendações para ter 1 fio de 4mm.
Alguém que pode ajudar? 2,5 é suficiente para a máquina de lavar loiça?

- 1 circuito independente 2,5mm para a placa do fogão (sem forno)
Neste caso já encontrei placas de 6.000W e +.
Eu sei que raramente vou ter os 4 bicos ao máximo, mas estou a correr algum risco "sério" ou apenas de disparar o circuito?

Eu estou a tentar dividir tudo o que tenho em mais circuitos e ver se consido deixar +1 circuito dedicado para o forno mas:
Consigo levar os circuitos que quiser até ao quadro da garagem (neste momento só tem espaço para + 2 circuitos que já estou a pensar usar).
Falta-me "espaço" no quadro da garagem mas consegui passar 2 fios entre o quadro da garagem e o quadro principal onde tenho "espaço" para adicionar + dijuntores.

Agora outra questão, posso:
- passar 2 fases para o quadro principal e ligar 2 terras + 2 neutros no quadro da garagem?
- passar 1 fase + 1 neutro para o quadro princical e ligar 1 terra no quadro da garagem?

Sei que a situação não é ideal mas a opção seria "partir" a parede na garagem para ter 1 quadro maior ou, a solução ideal, seria mesmo partir a parede do andar habitacional mas isso + chão etc, só mesmo se tiver que ser agora.

Obrigado por toda a ajuda
Os circuitos eletricos devem ser devidamente calculados.

Tomadas ate 3500W fio 2.5 mm protegido por disjuntor de 16 A. A nao ser que tenha uma maquina industrial a partida 1 circuito por maquina a 2.5 mm e suficiente.

Placas elétricas circuito com secção minima de 4 mm.

Quanto ao. Quadro parcial este deve ser calculado da mesma forma ou seja entender o que este ira alimentar para um correto cálculo.

Ja no que toca a terras nao se devem criar varias terras mas uma terra unica. Caso contrário poderão existir valores diferentes que irao causar problemas na instalação eletrica.

Deve. Proxurarum técnico responsável por forma a analisar a instalação e entender as melhores formas de realizar a sua instalação eletrica dentro das normas.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Mensagem por joao-pt »

Para a placa no mínimo 4 mm2. Forno a 2,5 mm2. Em alternativa podes deixar a 6mm2 e partilhar entre placa e forno. A máquina de lavar loiça é 2,5mm2.

Se agora estás a fazer obras, recomendo que deixes a parte elétrica em condições, a última coisa que vais querer é andar a fazer novamente obras daqui a uns meses.

Não sei se entendi bem as últimas questões sobre os quadros mas o condutor de fase, o condutor de neutro e o condutor de proteção (terra) devem sair juntos do quadro correspondente para o respetivo circuito a alimentar.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

para placas eletricas de 6000W deveria usar um circuito independente a 6 mm2.

Quanto à passagem de neutros e fases entre quadros parece-me uma grande confusão!

Por muita vontade que haja não é prático nem ético guiá-lo á distância...

As instalações eletricas não se fazem dessa maneira... chame um profissional.

Um abraço
posat
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 abr 2020, 21:14

Mensagem por posat »

Obrigado pelas respostas rápidas.

Deixem-me tentar explicar um pouco melhor o cenário dos 2 quadros:
Da EDP vem a alimentação para o quadro no piso habitacional.

Deste quadro vai um cricuito alimentar o quadro na garagem.

Como tenho a terra do quadro da garagem ligada à terra do quadro principal, eu suponho que a terra seja a mesma, certo?
por isso tendo conseguido passar 2 fios entre os 2 quadros estava a pensar passar 1 fase + 1 terra para ficar com +1 circuito independente (ligando a terra no quadro da garagem).
Vêm algum problema com esta configuração?

Uma configuração que não tenho tanta confiança seria passar 2 fases entre os quadros para ter 2 dijuntores no quadro principal mantendo 2 terras + 2 neutros no quadro da garagem.

Eu penso que a alternativa seja partir a parede do quadro da garagem (neste momento inplicaria menos obras).
existe algum problema em ter o fogão ligado a um quadro "secundário"?

No futuro poderei vir a partir a parede do quadro principal, alargar o tubo por onde passam os fios e ter a instalação toda pela garagem passando depois pelo tubo do quadro da garagem para o quadro principal.
Mas neste momento estou a tentar evitar ter que fazer + obras.

Obrigado
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

posat Escreveu: 26 abr 2020, 23:25 Obrigado pelas respostas rápidas.

Deixem-me tentar explicar um pouco melhor o cenário dos 2 quadros:
Da EDP vem a alimentação para o quadro no piso habitacional.

Deste quadro vai um cricuito alimentar o quadro na garagem.

Como tenho a terra do quadro da garagem ligada à terra do quadro principal, eu suponho que a terra seja a mesma, certo?
a terra deve ser so uma e que tem origem no quadro geral sendo repartida para os parciais
por isso tendo conseguido passar 2 fios entre os 2 quadros estava a pensar passar 1 fase + 1 terra para ficar com +1 circuito independente (ligando a terra no quadro da garagem).
Vêm algum problema com esta configuração?
confuso e nada perceptível. A alimentacao do quadro parcial tem origem no quadro geral e no caso de ser monofasico deve utilizar 3 condutores fase neutro e terra corretamente dimensionados e protegidos a montante com o disjuntor adequado.

Uma configuração que não tenho tanta confiança seria passar 2 fases entre os quadros para ter 2 dijuntores no quadro principal mantendo 2 terras + 2 neutros no quadro da garagem.

Eu penso que a alternativa seja partir a parede do quadro da garagem (neste momento inplicaria menos obras).
existe algum problema em ter o fogão ligado a um quadro "secundário"?
tudo depende da forma como a instalação e projetada dimensionada e executada.
Se o quadro parcial esta numa garagem nao entendo a razao pela qual ira ter um circuito para uma divisão que não faz parte da garagem que neste caso sera uma cozinha dentro da habitação.

No futuro poderei vir a partir a parede do quadro principal, alargar o tubo por onde passam os fios e ter a instalação toda pela garagem passando depois pelo tubo do quadro da garagem para o quadro principal.
Mas neste momento estou a tentar evitar ter que fazer + obras.

ora aqui esta uma boa questão. Se ja esta a pensar no futuro porque nao fazer ja o correto evitando situações desnecessárias no futuro aumentando os custos?

Obrigado

respostas dadas a azul mantendo o seu post anterior.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”