Interruptor para aquecedor de casa de banho

Responder
jusko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 mai 2020, 12:24

Interruptor para aquecedor de casa de banho

Mensagem por jusko »

Boa tarde a todos,

já não sei o que fazer por isso resolvi recorrer a esta comunidade. Peço desde já desculpa se a pergunta é básica de mais. Passo a explicar:

Tenho um aquecedor junto ao tecto na casa de banho que para receber energia, preciso de ligar um interruptor e depois então ligar o aquecedor.

A instalação que tenho em casa para este interruptor está da seguinte forma: um cabo azul e outro castanho que seguem para cima, em direção ao aquecedor e um cabo castanho e outro azul que seguem para baixo em direção a uma tomada. Tenho no quadro um dijuntor ao desligar desativa esta tomada e este interruptor, por isso presumo que este interruptor e o aquecedor recebem a energia vindas da tomada.

O interruptor antigo deixou de funcionar por isso comprei um novo, neste caso um comutador da legrand (ver imagem 1). Já experimentei 3 disposições diferentes dos cabos no interruptor e em todos os casos o dijuntor faz disparar o quadro. Na imagem 2 demonstro as 3 hipóteses já experimentadas por mim... Espero que seja perceptivel o esquema que fiz para explicar a questão.

O que estou a fazer mal? Será do comutador que comprei? ou é mesmo burrice minha?

Em que posições devo colocar os cabos que vêem da tomada e os que vêem do aquecedor?

Obrigado a todos e fiquem bem.
Anexos
IMG_2.jpg
IMG_1.jpg
IMG_1.jpg (96.42 KiB) Visto 2314 vezes
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Re: Interruptor para aquecedor de casa de banho

Mensagem por lcmmonteiro »

Parece me que esta a ligar a fase e o neutro no interruptor. Se assim o é esta errado e ainda bem que o disjuntor funciona.

Neste tipo de interruptor so pode cortar um condutor que na minha opiniao devera ser a fase.

Basicamente o processo e como na. Iluminação. O neutro vai direto ao receptor e a fase e cortada no interruptor.

Tendo em conta o que descreve e com o maior respeito acho que nao deveria fazer mais nada e contratar um eletricista responsável por forma a analisar o que realmente existe na sua instalação por forma a executar o serviço da melhor. Forma que garanta a responsabilidade.

Essa tomada no wc devera estar protegida por um ID de pelo menos 30mA.
jusko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jusko »

Muito obrigado pela resposta.

Nem o interruptor nem a tomada estão na casa de banho mas sim na parede do lado de fora. Esqueci-me de mencionar isto. Não sei se ajuda em alguma coisa..
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

jusko Escreveu: 02 mai 2020, 13:12 Muito obrigado pela resposta.

Nem o interruptor nem a tomada estão na casa de banho mas sim na parede do lado de fora. Esqueci-me de mencionar isto. Não sei se ajuda em alguma coisa..
jusko Escreveu: 02 mai 2020, 13:12 Muito obrigado pela resposta.

O. Importante e entender o que existe e o que vai instalar.

A potencia do aquecedor?

O. Circuito de tomada e a 2.5? Protegido por disjuntor de 16A?

Indicou fios castanho e azul mas nao verde e amarelo. Nao tem terra nessa tomada?

O mesmo circuito tem interruptor diferencial de pelo menos 30mA?

Se nao souber responder a estas questões pare imediatamente o trabalho!

Já cometeu um erro grave em misturar o neutro com a fase.

Contrate alguem responsável e certificado.
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,
o que parece estar a passar é que comprou um aparelho ("interruptor" ) não adequado.
Tem que pedir um com a indicação luminosa na posição de ligado (portanto que tenha lugar para o neutro).

Tambem pode por a funcionar o que tem mas nesse caso fica sem a indicação de quando está ligado (na verdade pode sabe-lo olhando para a posição da tecla).

Para isso, ligue entre si os fios azuis com um ligador isolado e não o ligue ao "interruptor".
Ligue apenas os outros dois fios castanhos: um deles ao 1 do interruptor o outro ao 2.

Não esqueça de desligar o quadro antes do trabalho.

Um abraço
jusko
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por jusko »

É exatamente isso! O interruptor antigo tinha uma indicação luminosa e não encontrei um novo com essa indicação. Por isso comprei um comutador normal. O antigo interruptor tinha realmente os azuis ligados ao N.

Muito obrigado pela ajuda! Vou comprar o ligador que não tenho aqui nenhum.

Um abraço
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

Perguntas importantes atrás que ficam sem resposta. O que interessa é que o aquecedor funcione e fique bem quentinho. Vamos lá agora perder a oportunidade de intervenção e estar preocupados com a segurança da instalação...

Já agora e aproveitando o tópico: onde é que se submete os termos de responsabilidade para as indicações DIY?
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

Boas,

pensei que a questão estivesse resolvida depois última mensagem de quem abriu o tópico mas se ainda restam duvidas então é postá-las de forma

directa e explicita para que possamos ajudar convenientemente.

Até já.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”