Sinais de Rádio (FM) e ITED

carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Re: Sinais de Rádio (FM) e ITED

Mensagem por carlos_cfr7 »

Pois a mim nem falaram em bandas de frequencia, simplesmente disseram que se fazia calculos nas frequencias piloto.
E da vez que me chamaram a atençao era pk faltavam os calculos em todas as frequencias piloto.

quando a instalaçao é NQ2b , so fazes tambem na "BI e BIII"?

Para mim, o ponto 6.6.2 é bastante claro, e dou toda a razao á empresa certificadora que me pediu os calculos:
ja tinha referido atras a pag 73 do manual, n sei se alguem leu...
6.6.2 VALORES E NÍVEIS DE SINAL
Ensaio dos níveis das portadoras nas tomadas de utilizador
Este ensaio consiste em alimentar as ITED, à entrada do RG-CC ou do dispositivo terminal presente na CEMU (caso das moradias unifamiliares), com o nível de sinal referido no projecto às frequências piloto correspondentes, o que permite a leitura, nas tomadas de cliente, dos níveis das portadoras.
Os valores encontrados neste ensaio deverão estar de acordo com:
• Os níveis referidos no presente ponto deste Manual;
• Os níveis previstos no projecto. Admite-se no entanto a possibilidade de existir uma diferença
máxima de 3dB entre o medido e o projectado, não havendo necessidade de qualquer correcção.
Os níveis serão medidos às frequências piloto indicadas na tabela seguinte:
NQ Frequências
piloto (MHz)
2a 85 750
2b 85 750 1000 2150
Tabela 25 – Frequências piloto em função do NQ
Os níveis das portadoras de sinal de radiodifusão sonora e televisiva, nas tomadas de utilizador e baseados, nomeadamente, na EN 50083-7, devem ser os seguintes (em dBμV)
Eng. de electrónica e telecomunicações
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

carlos_cfr7 Escreveu:Pois a mim nem falaram em bandas de frequencia, simplesmente disseram que se fazia calculos nas frequencias piloto.
E da vez que me chamaram a atençao era pk faltavam os calculos em todas as frequencias piloto.

quando a instalaçao é NQ2b , so fazes tambem na "BI e BIII"? sim

Para mim, o ponto 6.6.2 é bastante claro, e dou toda a razao á empresa certificadora que me pediu os calculos:
ja tinha referido atras a pag 73 do manual, n sei se alguem leu...

]
eu acho que ainda não percebi bem a questão... mas vou continuar a fazer os cálculos só para BI e BIII, até porque não sei fazê-los para as outras :oops:
na formação que frequentei nada foi dito ou ensinado quanto aos restantes cálculos, e pelo que vejo eu não sou caso unico, pois há inumeros colegas que nos seus cálculos só se "preocupam" com o intervalo 61 a 66
Learning is the goal!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

humm nao aprofundaram isso.. mas é importante saberes isso.
a cada frequencia, o material condutor de sinal apresenta atenuaçoes diferentes. esses valores sao fornecidos pelos fabricantes. por exemplo o cabo RG59 tem estas atenuaçoes nas frequencias piloto:

frequencia RG59
85 0,1 dB/m
750 0,2265 dB/m
1000 0,2546 dB/m
2150 0,3867 dB/m

O mesmo se passa com os taps e as tomadas.
daí ser necessario calcular os niveis de sinal nas diferentes frequencias, para que o instalador saiba que valor de sinal tem de colocar na CEMU ou mastro para que nas tomadas estejam os niveis recomendados.

calculas para os 750MHz, por exemplo com 85dBuV no mastro, e consegues entre 61-66dBuV na tomada, mas esse nivel nos 85MHz, dará cerca de 70 dBuV nas tomadas. esse nivel em FI(2,15GHz) dará 50 dBuv nas tomadas.
Depois de calculares a atenuaçao da rede a cada piloto, irias ver que para os 85MHz, um nivel de 78dBuV no mastro, 85dBuV para 750MHz e 93dBuv(com TAP; o dimensionamento para uma tomada apenas tambem é possivel) para 2.15GHz, eram os niveis que colocavam nas tomadas os nives recomendados.(nao mencionei a piloto de 1GHz mas tb é necessaria no NQ2b)

o calculo é igual, os valores de atenuaçoes de cada componente é que muda. e o nivel pretendido nas tomadas tb varia.
Eng. de electrónica e telecomunicações
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

carlos_cfr7 Escreveu:humm nao aprofundaram isso.. mas é importante saberes isso.
a cada frequencia, o material condutor de sinal apresenta atenuaçoes diferentes. esses valores sao fornecidos pelos fabricantes. por exemplo o cabo RG59 tem estas atenuaçoes nas frequencias piloto:

frequencia RG59
85 0,1 dB/m
750 0,2265 dB/m
1000 0,2546 dB/m
2150 0,3867 dB/m

O mesmo se passa com os taps e as tomadas.
daí ser necessario calcular os niveis de sinal nas diferentes frequencias, para que o instalador saiba que valor de sinal tem de colocar na CEMU ou mastro para que nas tomadas estejam os niveis recomendados.

calculas para os 750MHz, por exemplo com 85dBuV no mastro, e consegues entre 61-66dBuV na tomada, mas esse nivel nos 85MHz, dará cerca de 70 dBuV nas tomadas. esse nivel em FI(2,15GHz) dará 50 dBuv nas tomadas.
Depois de calculares a atenuaçao da rede a cada piloto, irias ver que para os 85MHz, um nivel de 78dBuV no mastro, 85dBuV para 750MHz e 93dBuv(com TAP; o dimensionamento para uma tomada apenas tambem é possivel) para 2.15GHz, eram os niveis que colocavam nas tomadas os nives recomendados.(nao mencionei a piloto de 1GHz mas tb é necessaria no NQ2b)

o calculo é igual, os valores de atenuaçoes de cada componente é que muda. e o nivel pretendido nas tomadas tb varia.
Ok, esclarecido, obrigado :)

Mas então eu sei essas coisas todas! Já sei então o que estavas a explicar, apenas e só, para determinada banda de frequencia, faz-se os calculos com as respectivas atenuações (lógico!) e depois ao fim na tomada vai-se verificar se cumpre os varios intervalos de tolerancia!! tipo [58;62],[61;66],etc etc

isso assim é só alterar a folha de calculo...
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”