Ligar luzes quando abre o portão

NunoRamos
Curioso
Curioso
Registado: 29 abr 2020, 23:43

Ligar luzes quando abre o portão

Mensagem por NunoRamos »

Boa noite, desde já agradeço ajuda que possam dar :D
Tenho uma dúvida, recentemente instalaram me um portão automático na garagem, na placa de controlo, tem uma saída para ligar as luzes, na garagem tem varias iluminarias, que são activadas por botões de pressão ligado ao automático de escada, a minha dúvida é se posso ligar a saída de lâmpada do automático escada? Espero não ter sido muito confuso.
Abraço
Nuno Ramos
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 02 out 2014, 21:42
Been thanked: 191 times

Re: Ligar luzes quando abre o portão

Mensagem por joao-pt »

Tens de ver se tens um contacto normalmente aberto (NO) ou saída em tensão.
NunoRamos
Curioso
Curioso

Mensagem por NunoRamos »

Da placa do control do motor sempre que está aberto o portão, tem na saída 230v
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Terás de usar um relé intermédio.
NunoRamos
Curioso
Curioso

Mensagem por NunoRamos »

Desculpe o meu conhecimentos de electricidade é muito pouco, tem um esquema que possa ajudar? Estive a pesquisar no site leroy e não tem desses reles😩
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Mensagem por justme »

NunoRamos Escreveu: 30 abr 2020, 21:58 Desculpe o meu conhecimentos de electricidade é muito pouco, tem um esquema que possa ajudar? Estive a pesquisar no site leroy e não tem desses reles😩
No entanto diz que é tecnico de eletrónica...

Aqui vai:

ligue à bobina do relé a fase que vem da placa e o neutro também da placa.

ligue os terminais do contacto do relé aos terminais do botão de pressão.

Só um pormenor,
se a temporização da saida da placa for muito grande corre o risco de queimar o automático de escada pelo que nesse caso será preferivel um temporizador...

Um abraço
NunoRamos
Curioso
Curioso

Mensagem por NunoRamos »

Desculpe não era bem essa pergunta, desconheço esses reles intermédios. Como não encontrei no Leroy
https://a.aliexpress.com/_Bfgv5sDD
É este tipo de reles?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por joao-pt »

Se não sabes bem o que fazer é preferível entregares o trabalho a alguém para evitares correr o risco de queimar a placa controladora.

Como foi dito, precisas de temporizar a operação do relé. Vê se a placa controladora permite escolher algum tipo de temporização ou escolher apenas 1 pulso.
NunoRamos
Curioso
Curioso

Mensagem por NunoRamos »

Isto é para uma instituição humanitária, a ideia é gastar o menos possível, mas obrigado na mesma pela ajuda
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

Tal como foi aqui sugerido, se a ideia é gastar o menos possível, o lógico será entregar o trabalho a quem o consiga executar.

Normalmente eu sigo esta fórmula:
  • Custo de intervenção = Custo do equipamento estritamente necessário / (Aptidão x Conhecimento)
Quando o denominador tende para 0, o custo tende para infinito... ;)
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
NunoRamos
Curioso
Curioso

Mensagem por NunoRamos »

Kykoo Escreveu: 01 mai 2020, 11:17 Tal como foi aqui sugerido, se a ideia é gastar o menos possível, o lógico será entregar o trabalho a quem o consiga executar.

Normalmente eu sigo esta fórmula:
  • Custo de intervenção = Custo do equipamento estritamente necessário / (Aptidão x Conhecimento)
Quando o denominador tende para 0, o custo tende para infinito... ;)
Fiquei estupefacto com a sua ajuda🤔
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Has thanked: 7 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por Kykoo »

Sr. Técnico Electrónico, vamos lá esclarecer alguns pontos:

1) Aqui no fórum ninguém é obrigado a nada;
2) O tipo de ajuda que pode ser dado depende da disponibilidade, conhecimento e vontade de cada um;
3) Claramente tem alguma dificuldade naquilo que pretende fazer;
4) As ajudas podem ser de várias formas;
5) Se veio aqui à espera de "borlas" com um esquematizo de como ligar, está à vontade. Pode ser que alguém o ajude e lhe dê a papinha feita...

Não admito é que seja ingrato ao ponto de desconsiderar as opiniões de alguém! A minha, que não foi única, porventura pode-lhe poupar muito dinheiro, até porque se não sabe tem duas opções: ou estuda ou paga a alguém por fazer por si!

Se for a título pro bono, identifique a instituição e os equipamentos e terei todo o gosto em fazer-lhe um esquema!
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
NunoRamos
Curioso
Curioso

Mensagem por NunoRamos »

Kykoo Escreveu: 01 mai 2020, 12:51 Sr. Técnico Electrónico, vamos lá esclarecer alguns pontos:

1) Aqui no fórum ninguém é obrigado a nada;
2) O tipo de ajuda que pode ser dado depende da disponibilidade, conhecimento e vontade de cada um;
3) Claramente tem alguma dificuldade naquilo que pretende fazer;
4) As ajudas podem ser de várias formas;
5) Se veio aqui à espera de "borlas" com um esquematizo de como ligar, está à vontade. Pode ser que alguém o ajude e lhe dê a papinha feita...

Não admito é que seja ingrato ao ponto de desconsiderar as opiniões de alguém! A minha, que não foi única, porventura pode-lhe poupar muito dinheiro, até porque se não sabe tem duas opções: ou estuda ou paga a alguém por fazer por si!

Se for a título pro bono, identifique a instituição e os equipamentos e terei todo o gosto em fazer-lhe um esquema!
Não estou a ser ingrato, alias como pode ver na primeira mensagem que enviei, agradecer sem ainda ter alguma resposta! Talvez não me expliquei bem, mas virem com o comentário "No entanto diz que é tecnico de eletrónica..." achei um pouco ofensivo(fazerem de burro)!!! a instituição em questão é Cruz Vermelha Portuguesa, sou voluntário, não é relevante para o tema, mas tinha feito um turno de 24h antes de criar este tópico, dai minha confusão!
segue o esquema que fiz, não esta muito profissional, mas dá para perceber, se poder/quiser confirmar o que fiz, agradece-lho.
Obrigado
Anexos
Luzes Garagem.png
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Has thanked: 12 times
Been thanked: 83 times
Contacto:

Mensagem por lcmmonteiro »

Isto esta um pouco confuso.

O que pretende e que as luzes acendam quando o portao abre ou pretende um sistema de iluminação independente mas que liguem aquando do funcionamento do portao?

Pergunto porque quando iniciou este topico explicou se de uma forma e agora anexa um esquema em que nao aparece nele o motor do portão mas sim a partilha do funcionamento de um automático de escada comandado por botões de pressão interligado a um contacto auxiliar com uma bobina e uma celula fotoeléctrica.

Explique sucintamente o que realmente pretende por forma a obter as ajudas corretas.
NunoRamos
Curioso
Curioso

Mensagem por NunoRamos »

Desde já obrigado pela sua ajuda, a ideia é quando o portão da garagem abrir, que Ligue as luzes da garagem, essas mesmas luzes podem ser ligadas também pelos “botões de pressão”( accionando o automático de escada), não sei se me fiz entender?
Responder

Voltar para “Dúvidas”