Deteção de Fraude/Roubo de Eletricidade!
Deteção de Fraude/Roubo de Eletricidade!
Olá Pessoal, sou novo aqui no forum e gostava de aprender mais sobre eletricidade.
Há dois meses estive de Férias no brasil, onde tenho familia, e um dos meus primos que lá vive trabalha para as empresas de distribuição de eletricidade lá. Imaginemos a EDP cá.
Um dos assuntos que me chocou, foi a quantidade de roubos/fraudes na rede elétrica que existe no brasil... Nos meios rurais, quase toda a gente rouba energia, e a empresa dele, simplesmente não consegue resolver esse problema.
Eu gostava de perceber é como é que não há ainda formas de resolver essa questão de forma mundial? A energia injectada no sistema desaparece e simplesmente não se sabe para onde vai?! Isso não é esquisito? Os sistemas não são fechados?
Ele diz que conseguem verificar quando as pessoas fazem alterações ilegais ao medidor, mas quando fazem ligação direta à rede, ou seja, tirá-la diretamente dos fios, ele diz que é simplesmente impossível de se notar e isso cria um rombo de milhões de reais na facturação da empresa. Para além disso, há imensa gente a morrer a tentar fazer este tipo de procedimento!
Isto é comum em Portugal, ou estamos socialmente mais evoluídos?
Há dois meses estive de Férias no brasil, onde tenho familia, e um dos meus primos que lá vive trabalha para as empresas de distribuição de eletricidade lá. Imaginemos a EDP cá.
Um dos assuntos que me chocou, foi a quantidade de roubos/fraudes na rede elétrica que existe no brasil... Nos meios rurais, quase toda a gente rouba energia, e a empresa dele, simplesmente não consegue resolver esse problema.
Eu gostava de perceber é como é que não há ainda formas de resolver essa questão de forma mundial? A energia injectada no sistema desaparece e simplesmente não se sabe para onde vai?! Isso não é esquisito? Os sistemas não são fechados?
Ele diz que conseguem verificar quando as pessoas fazem alterações ilegais ao medidor, mas quando fazem ligação direta à rede, ou seja, tirá-la diretamente dos fios, ele diz que é simplesmente impossível de se notar e isso cria um rombo de milhões de reais na facturação da empresa. Para além disso, há imensa gente a morrer a tentar fazer este tipo de procedimento!
Isto é comum em Portugal, ou estamos socialmente mais evoluídos?
Re: Deteção de Fraude/Roubo de Eletricidade!
Em Portugal isso é uma situação menos comum, por vários motivos.
O sistema fechado que referes existe, também existem perdas normais do sistema. Algumas vezes a questão não é saber que existe fraude mas a dificuldade em eliminar essa fraude.
Nos últimos anos tem havido um grande combate a esse tipo de ilegalidades, com os técnicos no terreno a estarem cada vez mais treinados para as identificar. Sempre que há suspeita é identificado o local, o consumidor só sabe mais tarde e com todas as consequências.
O sistema fechado que referes existe, também existem perdas normais do sistema. Algumas vezes a questão não é saber que existe fraude mas a dificuldade em eliminar essa fraude.
Nos últimos anos tem havido um grande combate a esse tipo de ilegalidades, com os técnicos no terreno a estarem cada vez mais treinados para as identificar. Sempre que há suspeita é identificado o local, o consumidor só sabe mais tarde e com todas as consequências.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
https://www.youtube.com/watch?v=MWj6dQMztSM
Uma uma luta inglória de busca do gato e do rato.
Problemas sociais e população alta.
-
- Velha Guarda
- Registado: 09 out 2016, 16:59
- Has thanked: 133 times
- Been thanked: 23 times
Apenas concordo com a parte dos "Problemas sociais". Essa da população em alta nunca me convenceu!nelmindo Escreveu: 11 abr 2020, 19:42 https://www.youtube.com/watch?v=MWj6dQMztSM
Isso dos roubos é normal quando as pessoas não têm trabalho o que leva aos problemas sociais. O povo tem que se virar de algum jeito. Não estou a dizer que concordo, apenas estou a dizer que se houver trabalho e este permitir que as pessoas consigam ter uma vida digna, as coisas correm pelo normal. Mas se o povo não tiver trabalho ou então este ser precário (basta ver os estudos que são feitos de adesão ao crédito - antes era porque as pessoas não tinha trabalho, agora é porque as pessoas têm trabalho mas o que ganham não chega para pagar as despesas) as coisas correm mal.
É preciso perceber onde está a doença e não o sintoma. O roubo de energia é um sintoma. Por exemplo, a corrida ao papel higiénico, é um sintoma. A doença está na falta de literacia do povo o que leva a baixos níveis intelectuais (na minha opinião).
Mas é mais fácil (aparentemente) aplicar leis pesadas do que ir ao cerne da questão. É que isso ia fazer abanar muitos gabinetes nesse governo.
É como a multa de excesso de velocidade. Não resolve nada. O problema está bem mais lá atrás. Não estou a afirmar que multa não é importante e não tem o seu papel educativo. Apenas estou a dizer que não resolve. Se resolvesse as multas já não eram aplicadas à muito.
Bom, conversa de panos para mangas!
Nota1: não estou a afirmar que todos o que não tem trabalho vão roubar. Apenas pretendo salientar que uma sociedade mastigada e sem perspectivas de futuro as coisas começam a acontecer. Pois em todas as sociedades existem sempre os espertinhos.
Nota2: também não estou a dizer que quem rouba ocupa as classes mais baixas da sociedade. Pois se assim fosse, os crimes de colarinho branco não existiam. E pelo que tenho conhecimento o Sócrates e Salgado não estudaram ou viveram na Buraca!
Update
Querem um exemplo bem tuga!?
Obras nas estradas portuguesas. Quantas estradas nesse país fora que levam asfalto novo umas 6 vezes ao ano! Interessante que muita autoestrada não recebe tanto piso novo como simples estradas em cidades pequenas.
Na minha opinião isso acontece pois as pessoas que ocupam os cargos não evoluem e não existe sangue novo. O que leva a "faz assim pois é assim que sabemos fazer". E é preciso colocar os homens a trabalhar durante o ano todo. Por isso vamos rebentar o que está feito para fazer de novo - Não existe a tal da evolução! O que leva a corrupção e o deixa andar!
A questão é que para haver suspeita é preciso haver denuncia, porque não sendo o sistema totalmente fechado, há essas perdas do sistema que tu referes e por isso, não havendo denuncia, com uma ligação direta, deve existir gente a retirar um monte de energia de borla da rede.joao-pt Escreveu: 11 abr 2020, 11:25 Em Portugal isso é uma situação menos comum, por vários motivos.
Eu tive a ler sobre isto e no Brasil grande parte da população faz, e segundo o que se escreve, é simplicíssimo e quase impossível de detetar quando a ligação é feita pré contador.
Por exemplo, uma habitação com a potencia de X kVa (uns 10 por exemplo, deve ser normal numa moradia) e que faça uma puxada direta da rede, debaixo do solo, em paralelo com o quadro, não há qualquer hipótese de ser detectada porque por muito que a EDP saiba que em determinada zona, se perde energia, não há como ver onde é o local, porque imagino que ninguém a retire quando é observável. Este meu primo disse-me também que nos finais de linha, é realmente impossível de detetar se roubam ou não, e que até tinha conhecimento de fazendas onde isto acontecia fortemente, mas que não havia qualquer mandato que os pudesse mandar lá dentro... Como é que isto se explica?
O que eu não percebo é como é que a EDP não consegue saber exatamente onde é que estão essas drenagens de energia. Ou seja, eu sendo os sistemas fechados, onde é que ocorrem essas perdas? Quando estudei engenharia devia ter prestado mais atenção à parte elétrica, facilmente me virei para as finanças que davam mais dinheiro

O que é que a população alta tem que ver com os problemas sociais? Pelo que entendi e vi lá, na favela ninguém paga eletricidade. Inclusíve são usadas algumas casas nos locais mais recônditos para minerar.nelmindo Escreveu: 11 abr 2020, 19:42 https://www.youtube.com/watch?v=MWj6dQMztSM
Eu concordo que este é um problema mais de educação e que não se resolve tanto com as coisas pesadas, pois quem rouba, portanto, não pode pagar.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Com os novos contadores vão saber onde a energia desaparece.
Cump
Mário
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
População alta, requer mais "policias" ou inspectores, coisa que uma concessionária pode não ter o luxo de a ter. No video que partilhei, reparou na quantidade de motoboys a empresa tinha só naquela operação?
O ser humano é lixado e mesmo nas altas sociedades, é preciso um elevado número de "árbitros" para vigiar o jogo. Se não existirem, o crime sai incólume.
O ser humano é lixado e mesmo nas altas sociedades, é preciso um elevado número de "árbitros" para vigiar o jogo. Se não existirem, o crime sai incólume.
Referes os novos contadores inteligentes que a EDP coloca?Mário Escreveu: 12 abr 2020, 16:51 Boas
Cump
Mário
No brasil, o metodo que eu li, foi literalmente colocar um contador também em todos os cabos que abastecem determinada area com X casas, assim, se o somatório das X casas for diferente do que devia, agem!
A EDP já consegue fazer isto? Pelo que eu tenho visto, nas aldeias, isto é pratica bastante mais comum que o que parece!
-
- Curioso
- Registado: 16 out 2008, 15:15
- Been thanked: 2 times
É fácil detectar quem rouba, mesmo que a ligação seja feita antes do contador.
Mas para isso é preciso mão de obra, é preciso técnicos no terreno a montar analisadores de rede e apanham qualquer um, tal como a EDP faz quando desconfia de alguma situação.
A questão é se compensa o gasto em mão de obra/equipamento, se no Brasil existe assim tanta gente a roubar, se calhar era vantajoso pagarem a técnicos para ir detectar essas fraudes na rede, é relativamente fácil, mas como disse é preciso mão de obra no terreno, a verificar as saídas do transformador de MT/BT.
Mas para isso é preciso mão de obra, é preciso técnicos no terreno a montar analisadores de rede e apanham qualquer um, tal como a EDP faz quando desconfia de alguma situação.
A questão é se compensa o gasto em mão de obra/equipamento, se no Brasil existe assim tanta gente a roubar, se calhar era vantajoso pagarem a técnicos para ir detectar essas fraudes na rede, é relativamente fácil, mas como disse é preciso mão de obra no terreno, a verificar as saídas do transformador de MT/BT.