helder Filipe Escreveu:Varejo Escreveu:helder Filipe Escreveu:Boas!!!
Estou a ligar um quadro electrico da minha habitaçao e gostaria de saber se o neutro e o terra tem posiçao de ligaçao, ou seja estou a ligar os neutros na parte superior do quadro electrico, e os terras na parte inferior do quadro electrico, agora estou na duvida se ha algum regulamento que nos indique essa posiçao...
Cumprimentos...
Boas, eu ligo os neutros em cima e terra em baixo, mas que eu saiba não existe nada no regulamento sobre isso!!!
Boas!!!
Obrigado...Tambem acho que e assim que se liga mas fiquei na duvida, e como nao exerço esta funçao a uns anos fiquei mesmo na duvida...
Ja agora, a fase entra na parte de cima dos dijuntores e sai em baixo directo para a tomada, luz etc certo???E por cada 4 tomadas leva um dijuntor certo???Normalmente utiliza-se 16A para as tomadas e 10A para a iluminaçao certo???
So tenho 1 dijuntor diferencial para a habitaçao, chega ou e necessario mais algum???
As tomadas teem que ter aquelas proteçoes para nao se intruduzir objectos estranhos (pregos) certo???Mais aguma coisa que tenha de ter em atençao???
Cumprimentos...
... por cada 8 tomadas coloca um disjuntor 16A
... um disjuntor normalmente é suficiente, mas se tiveres espaço no quadro coloca pelo menos
dois, um para a iluminação (25A/300mA) outro para o resto (40A/30mA), por uma questão de conforto
... sim as tomadas têm de ter obturadores