Pedido de ligação à rede...
-
- Curioso
- Registado: 20 set 2014, 10:04
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Pedido de ligação à rede...
Boa noite a todos,
Agradeço um esclarecimento a quem souber ajudar:
Tenho um cliente que comprou um apartamento e tem energia contratada no apartamento com um comercializador.
No mesmo prédio, no rês-do-chão existem as garagens dos apartamentos, estas têm de ter um contador separado, ou seja, não são alimentadas pelo apartamento.
Existe uma caixa com lugar para 6 contadores (6 garagens) e um quadro em cada garagem, como fazer o pedido para ligação à rede da EDP e o que é necessário ?
Obrigado.
Tenho um cliente que comprou um apartamento e tem energia contratada no apartamento com um comercializador.
No mesmo prédio, no rês-do-chão existem as garagens dos apartamentos, estas têm de ter um contador separado, ou seja, não são alimentadas pelo apartamento.
Existe uma caixa com lugar para 6 contadores (6 garagens) e um quadro em cada garagem, como fazer o pedido para ligação à rede da EDP e o que é necessário ?
Obrigado.
Re: Pedido de ligação à rede...
Boa tarde meu caro " Cyberthug"
Para uma melhor compreensão sobre matéria tão melindrosa, deverá consultar as RTIEBT, na secção 722 - Alimentação de veículos elétricos, da
Portaria nº 949-A/ 11 de Setembro de 2006, alterada pela Portaria nº 252/2015,19 de Agosto.
1 - Carece de autorização do condomínio.
2 - Verifique se o edifício tem projeto elétrico? Veja qual a potência total e se o mesmo, tem incluída a potência mínima necessária a cada garagem.
3 - Verifique se a instalação do rés-chão, contém quadro elétrico? Se o mesmo, para além da iluminação contém saídas em reserva para cada uma
das garagens.
4 - Dentro da garagem verifique se no quadro está alguma reserva não equipada prevista par um ponto de carregamento
5 - Convém não esquecer que essa saída deverá estar protegida, para além a proteção magnetotérmica ao circuito, deverá estar protegida por um
IDR (interruptor diferencial) de baixa sensibilidade < 30 mmA do tipo A ou caso a instalação possa causar distúrbios noutras instalações do
edifício deve utilizar um diferencial do tipo B com características (DC).
Cptos
JAG
Para uma melhor compreensão sobre matéria tão melindrosa, deverá consultar as RTIEBT, na secção 722 - Alimentação de veículos elétricos, da
Portaria nº 949-A/ 11 de Setembro de 2006, alterada pela Portaria nº 252/2015,19 de Agosto.
1 - Carece de autorização do condomínio.
2 - Verifique se o edifício tem projeto elétrico? Veja qual a potência total e se o mesmo, tem incluída a potência mínima necessária a cada garagem.
3 - Verifique se a instalação do rés-chão, contém quadro elétrico? Se o mesmo, para além da iluminação contém saídas em reserva para cada uma
das garagens.
4 - Dentro da garagem verifique se no quadro está alguma reserva não equipada prevista par um ponto de carregamento
5 - Convém não esquecer que essa saída deverá estar protegida, para além a proteção magnetotérmica ao circuito, deverá estar protegida por um
IDR (interruptor diferencial) de baixa sensibilidade < 30 mmA do tipo A ou caso a instalação possa causar distúrbios noutras instalações do
edifício deve utilizar um diferencial do tipo B com características (DC).
Cptos
JAG
-
- Curioso
Obrigado, pela resposta.
O edifício já está construído à mais de 20 anos. Já existe caixa para o contador e a instalação na garagem já está feita com um quadro elétrico dentro da garagem. É só a questão de fazer o pedido ??
O edifício já está construído à mais de 20 anos. Já existe caixa para o contador e a instalação na garagem já está feita com um quadro elétrico dentro da garagem. É só a questão de fazer o pedido ??
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Nesse caso sao 2 pedidos de ligacao separados caso a garagem pertença ao proprietário do apartamento.
A questao é ja existe ramal ou e pretendido um segundo ramal?
Tem que consultar a edpd por forma a obter as informações caso ja exista nip e ficha electrotécnica e posterior execução da instalação de acordo com as regras.
Se existir siga as informações prestadas pela edp. Se Ae não existir tera que criar um novo processo.
A questao é ja existe ramal ou e pretendido um segundo ramal?
Tem que consultar a edpd por forma a obter as informações caso ja exista nip e ficha electrotécnica e posterior execução da instalação de acordo com as regras.
Se existir siga as informações prestadas pela edp. Se Ae não existir tera que criar um novo processo.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasCyberthug Escreveu: 04 abr 2020, 23:41 Boa noite a todos,
Obrigado.
Deve verificar junto da EDPD se essa garagem já tem local de consumo criado, e se tiver qual a potencia que lhe está atribuída.
Na caixa que diz ter para alojar os 6 contadores tem as respetivas cablagens, de onde são alimentados esses 6 contadores, do Q. Colunas, de caixas de Coluna etc.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Obrigado pelas respostas.
A garagem pertence ao proprietário do apartamento.
Na caixa para alojamento de 6 contadores, já estão as respetivas cablagens e instalação da elétrica na garagem também.
3 contadores para 3 garagens já estão instalados.
Vou ver, nesse caso com a EDP se já existe algum NIP para a garagem, que dados são necessários ?
A garagem pertence ao proprietário do apartamento.
Na caixa para alojamento de 6 contadores, já estão as respetivas cablagens e instalação da elétrica na garagem também.
3 contadores para 3 garagens já estão instalados.
Vou ver, nesse caso com a EDP se já existe algum NIP para a garagem, que dados são necessários ?
-
- Curioso
Bom dia a todos, entrei em contato com a EDPD, o NIP existente é para o prédio todo, esta garagem não tem local de consumo atribuído.
Foi-me informado que é necessário uma ficha eletrotécnica do prédio todo.
Como tenho acesso a estes dados ?
Alguém já teve uma situação parecida ?
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Bom dia,Cyberthug Escreveu: 06 abr 2020, 11:14 Bom dia a todos, entrei em contato com a EDPD, o NIP existente é para o prédio todo, esta garagem não tem local de consumo atribuído.
Na plataforma SRIESP https://apps.dgeg.gov.pt/DGEG/ consegue consultar os CPE e PMA a partir do NIP.
-
- Team Apoio
BoasCyberthug Escreveu: 06 abr 2020, 11:14 Bom dia a todos, entrei em contato com a EDPD, o NIP existente é para o prédio todo, esta garagem não tem local de consumo atribuído.
Se não tem local de consumo criado, significa que para alem da F.E vai ter de apresentar Projeto Elétrico, e pedir certificação da instalação, etc, etc.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
A instalação tem 20 anos, através do NIP, já tenho os dados de todos os apartamentos que estão ligados à rede.
A EDPD não me falou em projeto elétrico, nem certificação.
Apenas enviar FE do prédio todo, termo de responsabilidade , declaração em como não houve obras e planta de localização.
Apenas enviar FE do prédio todo, termo de responsabilidade , declaração em como não houve obras e planta de localização.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
As garagens sao alimentadas de onde? Quadro de. Colunas? Caixas de coluna? Ou ramal proprio?Cyberthug Escreveu: 08 abr 2020, 08:25 A instalação tem 20 anos, através do NIP, já tenho os dados de todos os apartamentos que estão ligados à rede.
Na ficha electrotécnica existente ja contempla essas garagens?
O projeto e obrigatorio sempre em potência superior a 10.35KVA.
-
- Curioso
Pois, ainda não sei de onde são alimentadas, mas seguramente de uma caixa ou quadro de coluna.
Onde está a ficha eletrotécnica existente ?
A potência a pedir para esta garagem será 3,45KVA, a garagem é fechada e independente.
A instalação terá que ser estanque na garagem ? É que neste momento não o é...
São 6 garagens independentes, 3 já têm contador, preciso de fazer o pedido apenas para uma.
Onde está a ficha eletrotécnica existente ?
A potência a pedir para esta garagem será 3,45KVA, a garagem é fechada e independente.
A instalação terá que ser estanque na garagem ? É que neste momento não o é...
São 6 garagens independentes, 3 já têm contador, preciso de fazer o pedido apenas para uma.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 dez 2009, 16:34
- Has thanked: 11 times
- Been thanked: 30 times
Só o comercializador é que vai falar... Se vai criar um novo local de consumo, esse vai ter de ser certificado. Se está ligado à instalação colectiva, precisa de projecto.
-
- Team Apoio
BoasCyberthug Escreveu: 08 abr 2020, 08:25 A instalação tem 20 anos, através do NIP, já tenho os dados de todos os apartamentos que estão ligados à rede.
Neste momento a EDPD está-lhe a pedir a F.E para lhe dar a viabilidade do aumento de potencia e pagar esse aumento de potencia.
Com um bocado de sorte poderá não ter de fazer nada na Coluna montante do prédio, visto que o aumento de potencia é apenas de 3.45Kvas.
Depois de tudo isso, o assunto já é com a EDP Comercial, para fazer o contrato de fornecimento de energia, vão-lhe pedir a certificação, e claro para obter a certificação, vai ter de solicitar junto de uma entidade certificadora a respetiva certificação, e no dia da certificação vai ter de apresentar o projeto de eletricidade.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Curioso
Bom dia, obrigado pelas respostas.
Em relação à instalação da garagem terá que ser estanque ou não ?
O projeto elétrico poderá ser o existente, porque certamente à 20 anos, já existia o projeto elétrico ou terá que ser um novo ?
Em relação à instalação da garagem terá que ser estanque ou não ?
O projeto elétrico poderá ser o existente, porque certamente à 20 anos, já existia o projeto elétrico ou terá que ser um novo ?