Ligaçao de quadro de Habitaçao...

helder Filipe
Curioso
Curioso
Registado: 04 jan 2008, 22:37

Ligaçao de quadro de Habitaçao...

Mensagem por helder Filipe »

Boas!!!
Estou a ligar um quadro electrico da minha habitaçao e gostaria de saber se o neutro e o terra tem posiçao de ligaçao, ou seja estou a ligar os neutros na parte superior do quadro electrico, e os terras na parte inferior do quadro electrico, agora estou na duvida se ha algum regulamento que nos indique essa posiçao...
Cumprimentos... :wink:
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: Ligaçao de quadro de Habitaçao...

Mensagem por Varejo »

helder Filipe Escreveu:Boas!!!
Estou a ligar um quadro electrico da minha habitaçao e gostaria de saber se o neutro e o terra tem posiçao de ligaçao, ou seja estou a ligar os neutros na parte superior do quadro electrico, e os terras na parte inferior do quadro electrico, agora estou na duvida se ha algum regulamento que nos indique essa posiçao...
Boas, eu ligo os neutros em cima e terra em baixo, mas que eu saiba não existe nada no regulamento sobre isso!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
helder Filipe
Curioso
Curioso

Varejo Escreveu:
Boas, eu ligo os neutros em cima e terra em baixo, mas que eu saiba não existe nada no regulamento sobre isso!!!
Boas!!!
Obrigado...Tambem acho que e assim que se liga mas fiquei na duvida, e como nao exerço esta funçao a uns anos fiquei mesmo na duvida...
Ja agora, a fase entra na parte de cima dos dijuntores e sai em baixo directo para a tomada, luz etc certo???E por cada 4 tomadas leva um dijuntor certo???Normalmente utiliza-se 16A para as tomadas e 10A para a iluminaçao certo???
So tenho 1 dijuntor diferencial para a habitaçao, chega ou e necessario mais algum???
As tomadas teem que ter aquelas proteçoes para nao se intruduzir objectos estranhos (pregos) certo???Mais aguma coisa que tenha de ter em atençao???
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

helder Filipe Escreveu:
Varejo Escreveu:
Boas!!!
Obrigado...Tambem acho que e assim que se liga mas fiquei na duvida, e como nao exerço esta funçao a uns anos fiquei mesmo na duvida...
Ja agora, a fase entra na parte de cima dos dijuntores e sai em baixo directo para a tomada, luz etc certo???E por cada 4 tomadas leva um dijuntor certo???Normalmente utiliza-se 16A para as tomadas e 10A para a iluminaçao certo???
So tenho 1 dijuntor diferencial para a habitaçao, chega ou e necessario mais algum???
As tomadas teem que ter aquelas proteçoes para nao se intruduzir objectos estranhos (pregos) certo???Mais aguma coisa que tenha de ter em atençao???
... por cada 8 tomadas coloca um disjuntor 16A

... um disjuntor normalmente é suficiente, mas se tiveres espaço no quadro coloca pelo menos
dois, um para a iluminação (25A/300mA) outro para o resto (40A/30mA), por uma questão de conforto

... sim as tomadas têm de ter obturadores
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
helder Filipe
Curioso
Curioso

Boas!!!
Entao devo estar a confundir com as derivaçoes entre tomadas que nunca deverao exceder as 4 no maximo certo???
Mais alguma coisa a ter em atençao???
Obrigados desde ja...
helder Filipe
Curioso
Curioso

Boas!!!
Ja agora...Tenho o Curso de Tecnico de Manutençao Industrial com cerca de 900H de electricidade, e a bem pouco tempo tirei mais um de AVAC, sera que tenho competencias suficientes para tirar a certificaçao de forma a que nao precise de ninguem para assinar o projecto de execuçao por mim???
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Entao devo estar a confundir com as derivaçoes entre tomadas que nunca deverao exceder as 4 no maximo certo???
Obrigados desde ja...
Boas, com caixa de derivação ou derivando em cascata (de umas para as outras) podes ter circuitos com 8 tomadas de serviço!!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
helder Filipe
Curioso
Curioso

Varejo Escreveu:
Obrigados desde ja...
Boas, com caixa de derivação ou derivando em cascata (de umas para as outras) podes ter circuitos com 8 tomadas de serviço!!!
Boas!!!
Tinham-me dito que nao podia exceder as 4 em cascata, o trabalho que tive para que nao excede-se para alem dos metros de fio e tubo que gastei a mais tirando o espaço que fiquei no quadro com tantos tubos... :x :oops: :roll:
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 02 nov 2007, 03:33
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Aproveito o tópico para tirar duas duvidas...

Os disjuntores para habitação continuam a poder ser de 3kA ou têm de ser superiores

Tenho os candeeiros de chão na faixada da moradia, tenho de colocar DPN's ou basta colocar unipolares.

Abraços
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Fernando Escreveu:Aproveito o tópico para tirar duas duvidas...

Os disjuntores para habitação continuam a poder ser de 3kA ou têm de ser superiores

Tenho os candeeiros de chão na faixada da moradia, tenho de colocar DPN's ou basta colocar unipolares.

Abraços
Boas, que eu saiba podem ser de 3kA, e bipolares que eu saiba não é obrigatório!!!

penso eu de que!!
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Fernando »

Tks amigo

Já existiram tantas alterações desde que deixei a construção que agora ando um pouco aos papeis para não andar a fazer asneiradas.

[[[]]]
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Fernando Escreveu:Tks amigo

Já existiram tantas alterações desde que deixei a construção que agora ando um pouco aos papeis para não andar a fazer asneiradas.

[[[]]]
Boas, eu também já deixei as "obras" há alguns anos!!! :mrgreen:
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Varejo Escreveu:
Fernando Escreveu:Aproveito o tópico para tirar duas duvidas...

Abraços
Boas, que eu saiba podem ser de 3kA, e bipolares que eu saiba não é obrigatório!!!

penso eu de que!!

Tenho trabalhado com diversos Engº. uns colocam corte ao neutro mesmo nas habitações
outros não!

Se puderes faz a protecção dos circuitos para os candeeiros com 30mA, uma vez que ficam
no exterior.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Fernando
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Contacto:

Mensagem por Fernando »

A minha duvida era se existiria alguma obrigatoriedade de utilização, neste caso e por razões óbvias, tudo o que é exterior vai mamar com DPN's :)

amoreira, criei um sub-quadro com protecção a 30mA para comando e gestão das iluminações exteriores e do quadro da piscina.

Tks
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Aproveitando o tópico, permitam-me colocar a dúvida:

Um quadro para uma ETAR básica!!
- Leva 2 candeeiros de 80W e 1 medidor de caudal (consome pouco, 12v)
- potência contratada, chega de 1.15kVA, mas em principio será de 2.30kVa só para salvaguardar a ligação de equipamentos futuros

O quadro terá apenas 4 disjuntores:
- 1 x 10A para iluminaçaõ (cabo H07V-U 2x1.5)
- 1 x 10A para medidor caudal (cabo H07V-U 2x1.5)
- 2 x 16A tomadas uso gerais (cabo H07V-U 2x2.5)

Qual o diferencial a utilizar? Basta um de 25A/300mA não?
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Dúvidas”