Necessito de Projecto ITED
-
- Curioso
- Registado: 27 jun 2008, 20:05
Re: Necessito de Projecto ITED
Então vai á câmara sem o projecto certificado que eles mandam-te dar uma volta.
Isso era antigamente, agora as câmaras estão a exigir que o projecto dê entrada certificado por uma entidade com capacidade para o efeito, ao estilo do que se está a passar no RCCTE.
È claro que um projectista pode muito bem, (estando habilitado para tal certificar um projecto ITED), não devendo como é obvio certificar os próprios projectos não é ???
Isso era antigamente, agora as câmaras estão a exigir que o projecto dê entrada certificado por uma entidade com capacidade para o efeito, ao estilo do que se está a passar no RCCTE.
È claro que um projectista pode muito bem, (estando habilitado para tal certificar um projecto ITED), não devendo como é obvio certificar os próprios projectos não é ???
- Borgas
- Curioso
- Registado: 17 jan 2008, 12:21
- Been thanked: 1 time
As câmaras não podem fazer isso, não existe certificação de projectos ited!!!
Ninguém é obrigado a fazer "certificação" de projecto, que na verdade é só uma análise, se pedirem "certificação" o técnico que passe uma declaração em que conste a legislação.
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=484069
Ninguém é obrigado a fazer "certificação" de projecto, que na verdade é só uma análise, se pedirem "certificação" o técnico que passe uma declaração em que conste a legislação.
Acho que isto não pode ser mais explícito!!!O regime aplicável às ITED não prevê a figura da aprovação ou da validação de projectos (nem por operadores públicos, nem por qualquer outro tipo de entidade).
O Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril não reconhece competência legal a técnicos projectistas, a instaladores ou a entidades certificadoras para a aprovação ou validação de projectos.
Os projectos ITED são da responsabilidade do projectista, que deve emitir um termo de responsabilidade, dispensando a aprovação prévia de projectos, nomeadamente pelas Câmaras Municipais, nos termos do artigo 8º do Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, certificação não existe!!!nostradamus Escreveu:Então vai á câmara sem o projecto certificado que eles mandam-te dar uma volta.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- Varejo
- Team Apoio
Boas, isto é um assunto muito debatido, mas mesmo assim, continua-se a falar do mesmo!!!Borgas Escreveu:As câmaras não podem fazer isso, não existe certificação de projectos ited!!!
Acho que isto não pode ser mais explícito!!!O regime aplicável às ITED não prevê a figura da aprovação ou da validação de projectos (nem por operadores públicos, nem por qualquer outro tipo de entidade).
O Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril não reconhece competência legal a técnicos projectistas, a instaladores ou a entidades certificadoras para a aprovação ou validação de projectos.
Os projectos ITED são da responsabilidade do projectista, que deve emitir um termo de responsabilidade, dispensando a aprovação prévia de projectos, nomeadamente pelas Câmaras Municipais, nos termos do artigo 8º do Decreto-Lei n.º 59/2000, de 19 de Abril.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 27 jun 2008, 20:05
Nunca disse que a responsabilidade não era do projectista, o mesmo se passa na energia, o projecto é analisado, mas a responsabilidade é sempre do projectista, acontece que á câmaras que estão a exigir que o projecto esteja analisado por uma entidade acreditada para o efeito, que não poderá ser o próprio projectista mesmo que esteja habilitado para tal, como se compreende, não fazia sentido eu estar a analisar um projecto meu.
E no meu entender devia ser obrigatório, assim muitos promotores, como é o caso do nosso colega não estariam a perder dinheiro por projectos mal feitos, bem como haveria muitos supostos "projectistas que deixaria de o ser".
E pelo que tenho ouvido falar o futuro passa por aí.
E no meu entender devia ser obrigatório, assim muitos promotores, como é o caso do nosso colega não estariam a perder dinheiro por projectos mal feitos, bem como haveria muitos supostos "projectistas que deixaria de o ser".
Boas!
Eu tenho visto projectos "analisados" a outros não, que são autênticas aldrabices para não dizer outra coisa.
Além do mais está um cliente a pagar por uma coisa que não é obrigatória e além do mais analisadores limitam-se a carimbar o projecto sem olhar para o mesmo com "olhos de ver"!
Cumprimentos.
Eu tenho visto projectos "analisados" a outros não, que são autênticas aldrabices para não dizer outra coisa.
Além do mais está um cliente a pagar por uma coisa que não é obrigatória e além do mais analisadores limitam-se a carimbar o projecto sem olhar para o mesmo com "olhos de ver"!
Cumprimentos.
Boas!
Eu li algures aqui neste tópico um colega nosso dizer que convém saber a zona do projectista, e eu concordo.
Imaginamos que um projectista que vive em Lisboa faz um projecto de uma obra em Faro, e depois surgem dúvidas em obra por parte do instalador, ou até alterações que convém o projectista ir ao local. Eu não estou a ver o projectista ir de Lisboa a Faro o mais rápido possivel para lá perder uma horita ou coisa que o valha.
Para quem não sabe, segundo o manual ITED o projectista tem de estar disponível para tirar dúvidas e ajudar o instalador no que for preciso, inclusive ir á obra.
Cumprimentos.
Eu li algures aqui neste tópico um colega nosso dizer que convém saber a zona do projectista, e eu concordo.
Imaginamos que um projectista que vive em Lisboa faz um projecto de uma obra em Faro, e depois surgem dúvidas em obra por parte do instalador, ou até alterações que convém o projectista ir ao local. Eu não estou a ver o projectista ir de Lisboa a Faro o mais rápido possivel para lá perder uma horita ou coisa que o valha.
Para quem não sabe, segundo o manual ITED o projectista tem de estar disponível para tirar dúvidas e ajudar o instalador no que for preciso, inclusive ir á obra.
Cumprimentos.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
Primeiro, eu trabalho numa câmara e não é obrigatório o projecto ited ser certificado, pois como o Varejo disse e já foi debatido aqui no forum, basta um pouco de pesquisa, a certificação de um projecto não é obrigatória, e no meu entender, quem certifica um projecto é porque não sabe o que está a fazer e pede uma segunda opinião para ver o se o que fez está bem.nostradamus Escreveu:Nunca disse que a responsabilidade não era do projectista, o mesmo se passa na energia, o projecto é analisado, mas a responsabilidade é sempre do projectista, acontece que á câmaras que estão a exigir que o projecto esteja analisado por uma entidade acreditada para o efeito, que não poderá ser o próprio projectista mesmo que esteja habilitado para tal, como se compreende, não fazia sentido eu estar a analisar um projecto meu.
Segundo, se por acaso uma câmara pedir um projecto ited certificado, basta adicionar uma folha A4 ao projecto a dizer, que de acordo com o decreto Lei..... bla bla bla bla bla bla.... os projectos ited não necessitam de certificação. As câmaras não se podem a recusar receber o projecto.
Mais uma vez digo, a certificação, só deve ser feita quando um projectista tem dúvidas do que fez, o que na maior parte das pessoas que pedem certificações dos seus projectos devem ter, ou então gostam de gastar dinheiro. Se quiserem também certifico projectos levo 500€ por cada um lol
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
- Varejo
- Team Apoio
Boas, voçês ouvem falar de muita coisa, ainda no final de junho tive no seminário da ANACOM sobre ITED, e falou-se nessas questôes de visar/analisar/certificar etc. e o que eles disseram foi que isso não existe e ponto final, nem se prevê que venha a exisitir, como eles disseram, nós não fazemos leis, só as mandamos cumprir!!!nostradamus Escreveu:Nunca disse que a responsabilidade não era do projectista, o mesmo se passa na energia, o projecto é analisado, mas a responsabilidade é sempre do projectista, acontece que á câmaras que estão a exigir que o projecto esteja analisado por uma entidade acreditada para o efeito, que não poderá ser o próprio projectista mesmo que esteja habilitado para tal, como se compreende, não fazia sentido eu estar a analisar um projecto meu.
p.s por acaso vi uns projectos visados pelo ISQ e IEP, e por acaso estavam uma maraviha, foram mal feitos, e certificados com esses erros, mas quem os levou lá veio com os bolsos mais vazios, mas ao menos tem 1 carimbos todos bonitos do ISQ e IEP, mas as não conformidades continuam lá na mesma!!!
isto é só rir!!!!

- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Concordo contigo, mas também no preço de um projecto temos de ter isso em conta. Claro que um projecto que seja longe da minha área de residência levo mais caroo, pois posso ter que ir lá. O preço do projecto não pode ser só os riscos, tem muitas coisas, os riscos, o papel, as deslocações, as chatices com certos donos de obras, as cópias (que são caras), o termo de responsabilidade..... Enfim, uma data de coisas.Massapina Escreveu:Boas!
Cumprimentos.
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Contacto:
Muitos dos que estão a certificar os projectos, são estagiários que nunca foram a uma obra nem fizeram projectos por conta própria. Estão ali para tapar buracos que ninguém quer fazer.Varejo Escreveu:Boas, voçês ouvem falar de muita coisa, ainda no final de junho tive no seminário da ANACOM sobre ITED, e falou-se nessas questôes de visar/analisar/certificar etc. e o que eles disseram foi que isso não existe e ponto final, nem se prevê que venha a exisitir, como eles disseram, nós não fazemos leis, só as mandamos cumprir!!!nostradamus Escreveu:Nunca disse que a responsabilidade não era do projectista, o mesmo se passa na energia, o projecto é analisado, mas a responsabilidade é sempre do projectista, acontece que á câmaras que estão a exigir que o projecto esteja analisado por uma entidade acreditada para o efeito, que não poderá ser o próprio projectista mesmo que esteja habilitado para tal, como se compreende, não fazia sentido eu estar a analisar um projecto meu.
p.s por acaso vi uns projectos visados pelo ISQ e IEP, e por acaso estavam uma maraviha, foram mal feitos, e certificados com esses erros, mas quem os levou lá veio com os bolsos mais vazios, mas ao menos tem 1 carimbos todos bonitos do ISQ e IEP, mas as não conformidades continuam lá na mesma!!!
isto é só rir!!!!
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- Borgas
- Curioso
- Registado: 17 jan 2008, 12:21
Não percebo onde é que está a dúvida:
Só "certifica" os seus projectos quem quer, pois não é obrigado a fazê-lo!!!! O resto é são fait-divers e "mama" para alguns que querem ganhar à conta dos mais distraídos e menos informados.
Este assunto já mais que debatido e rebatido, assim a situação dos diâmetros das tubagens que dá sempre muito que falar.
Só "certifica" os seus projectos quem quer, pois não é obrigado a fazê-lo!!!! O resto é são fait-divers e "mama" para alguns que querem ganhar à conta dos mais distraídos e menos informados.
Este assunto já mais que debatido e rebatido, assim a situação dos diâmetros das tubagens que dá sempre muito que falar.
Boa noite!
Além do mais já repararam, pelo menos dos projectos que eu já tive nas mãos, que as empresas que "certificam" os projectos consideram tal procedimento como uma análise ou apreciação de projecto. Estas empresas sabem que certificação de projectos é ilegal, mas fazem-no, só lhe mudam o nome de maneira a contornarem a lei! E o cliente sempre a pagar.
Cumprimentos.
Além do mais já repararam, pelo menos dos projectos que eu já tive nas mãos, que as empresas que "certificam" os projectos consideram tal procedimento como uma análise ou apreciação de projecto. Estas empresas sabem que certificação de projectos é ilegal, mas fazem-no, só lhe mudam o nome de maneira a contornarem a lei! E o cliente sempre a pagar.
Cumprimentos.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, como existem técnicos que fazem projectos, sem saber ao certo o que estão a fazer, então pagam e mandam "analisar/visar" e os que recebem a guita, limitam-se a por uns carimbos todos bonitos, e o projectista vem mais aliviado porque o seu projecto foi "certificado" e ele dorme mais descansado!!
p.s vou mandar fazer uns carimbos aqui do nosso forum, para "certificarmos" os projectos ITED de quem tenha duvidas do que assina, e depois com a guita vamos todos a 1 grande jantarada, á grande e á francesa!!!!

p.s vou mandar fazer uns carimbos aqui do nosso forum, para "certificarmos" os projectos ITED de quem tenha duvidas do que assina, e depois com a guita vamos todos a 1 grande jantarada, á grande e á francesa!!!!

Apoio inteiramente esta ideia. Já começa a ser tempo de fazer uma jantarada com o pessoal que não passa 24h sem ver o fórum. Parece-me uma boa forma de conseguirmos uma ainda melhor entre ajuda nos problemas que nos vão surgindo. Agora fica apenas uma questão. ONDE?????