Ajuda distribuição QE
-
- Curioso
- Registado: 08 jun 2014, 20:15
Ajuda distribuição QE
Boa tarde,
Tenho um quadro elétrico trifásico e uma potência contratada na edp de 6.9kv. No entanto não consigo ter mais que um eletrodoméstico ligado ao mesmo tempo que dispara o diferencial da edp, principalmente na cozinha. Basta ter por exemplo o forno ligado e ligar a placa que o diferencial dispara ligo, ou o cilindro e a máquina de café por exemplo.
A minha dúvida é se não estará tudo mal distribuido no quadro, estando a sobrecarregar as fases devido a um mau dimensionamento, deixo aqui umas imagens para me poderem ajudar pf.
Tenho um quadro elétrico trifásico e uma potência contratada na edp de 6.9kv. No entanto não consigo ter mais que um eletrodoméstico ligado ao mesmo tempo que dispara o diferencial da edp, principalmente na cozinha. Basta ter por exemplo o forno ligado e ligar a placa que o diferencial dispara ligo, ou o cilindro e a máquina de café por exemplo.
A minha dúvida é se não estará tudo mal distribuido no quadro, estando a sobrecarregar as fases devido a um mau dimensionamento, deixo aqui umas imagens para me poderem ajudar pf.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Re: Ajuda distribuição QE
No. Dcp ou limitador de potencia da edp marca 10A.
Se tem contrato de 6.9KVA confirme na sua fatura e contacte a edp pois o limitador marca 10A.
Logo o seu consumo nunca poderá ser superior a 10A e é essa a razao para quando liga o forno esse equipamento cortar acima dos 10A.
Edit.
Tem 10A por fase logo devera mudar para monofasico e alterar o. Quadro caso nao tenha nenhum equipamento trifasico.
Se tiver equipamento trifásico devera aumentar para pelo menos 15 ou 20 A por fase sujeito a analise a instalacao e aos equipamentos a usar.
Se tem contrato de 6.9KVA confirme na sua fatura e contacte a edp pois o limitador marca 10A.
Logo o seu consumo nunca poderá ser superior a 10A e é essa a razao para quando liga o forno esse equipamento cortar acima dos 10A.
Edit.
Tem 10A por fase logo devera mudar para monofasico e alterar o. Quadro caso nao tenha nenhum equipamento trifasico.
Se tiver equipamento trifásico devera aumentar para pelo menos 15 ou 20 A por fase sujeito a analise a instalacao e aos equipamentos a usar.
-
- Curioso
Pelo que percebo do quadro, eu acho que já está tudo em monofasico não? À excepção do fogão que é o unico que tem 3 fases e vai uma a cada uma das do diferencial.lcmmonteiro Escreveu: 29 mar 2020, 17:53 No. Dcp ou limitador de potencia da edp marca 10A.
Edit.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Repare no dcp que tem e trifasico.Montenegr0 Escreveu: 29 mar 2020, 18:00Pelo que percebo do quadro, eu acho que já está tudo em monofasico não? À excepção do fogão que é o unico que tem 3 fases e vai uma a cada uma das do diferencial.lcmmonteiro Escreveu: 29 mar 2020, 17:53 No. Dcp ou limitador de potencia da edp marca 10A.
Edit.
Repare no equipamento como corte geral e trifasico.
A distribuição sim sao 3 fases distribuidas em monofasico.
Com esse contrato nunca vai conseguir usar os equipamentos acima de 1500W.
Reveja a necessidade e corrija a potencia contratada.
-
- Curioso
Na edp para alterar para monofasico exigem uma declaração de um eletricista credenciado a informar que o quadro está apto para fazer essa alteração.
Penso que o mais pratico e rápido seria alterar para 10.35kva, e assim já aumentava o valor por linha e já resolvia o problema? será muita diferença em termos de custos?
Penso que o mais pratico e rápido seria alterar para 10.35kva, e assim já aumentava o valor por linha e já resolvia o problema? será muita diferença em termos de custos?
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Na minha opiniao não justifica pagar 3 x 15A se nao tiver equipamento trifasico.
Sai lhe mais barato alterar o necessário para o contrato monofasico e fica com maior margem. Pelo menos a medio longo prazo.
Contacte um eletricista certificado e solicite um orçamento.
Faça as contas ao que irá pagar de uma forma e de outra e compare por si próprio.
Sai lhe mais barato alterar o necessário para o contrato monofasico e fica com maior margem. Pelo menos a medio longo prazo.
Faça as contas ao que irá pagar de uma forma e de outra e compare por si próprio.
-
- Curioso
Conhece algum na zona de Matosinhos que possa aconcelhar?lcmmonteiro Escreveu: 29 mar 2020, 18:22 Na minha opiniao não justifica pagar 3 x 15A se nao tiver equipamento trifasico.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Sou da zona de lisboa e setubal...
Infelizmente nao tenho como recomendar.
Procure no Google e certifique se de que e certificado inscrito na dgeg e que emite termo de responsabilidade.
Infelizmente nao tenho como recomendar.
Procure no Google e certifique se de que e certificado inscrito na dgeg e que emite termo de responsabilidade.
uma sugestao
faça o somatorio da potencia que consome
esta a falar em cilindro , placa , forno , maquina de cafe
de certeza que tem equipamentos que gastam mais de 10A .....
agora se quer ligar tanta coisa ao mesmo tempo se calhar o trifasico ate da jeito
tem e de fazer contas e ver o custo de aumentar o diferencial trifasico da edp para o escalao de 15A
mas voce quer ter muitos equipamentos ligados ao mesmo tempo.
agora se quer ligar tanta coisa ao mesmo tempo se calhar o trifasico ate da jeito
tem e de fazer contas e ver o custo de aumentar o diferencial trifasico da edp para o escalao de 15A
-
- Curioso
Eu não quero ligar muitos ao mesmo tempo, apenas o básico de cada apartamento, eu nem consigo sequer ter 3 discos ligados ao mesmo tempo.. Eu mudei recentemente para esta habitação, não sei se já seria assim antes com o antigo proprietário.vsado1 Escreveu: 29 mar 2020, 19:28 uma sugestao
No entanto falei com a edp para alterar para monofasico e disseram o seguinte:
Para avançar precisamos de uma declaração
Informamos que para dar seguimento ao seu pedido precisamos que nos envie uma declaração passada por um técnico credenciado, na qual conste que foi observada a repartição de cargas pela coluna montante do edifício, uma vez que a sua instalação faz parte de um edifício coletivo.
Pelo que percebo eles não precisam da informação do meu quadro elétrico, se está ou não apto para monofasico, eles querem é a informação do quadro do prédio certo?
Tens de perceber se é possível pedires aumento, tendo em conta a coluna montante do edifício:
- caso seja possível poderás optar por uma de duas situações:
1 - Alteras o contrato para monofásico mantendo a potência atual de 6,9 kVA (vais ter de fazer pequenas alterações na tua instalação)
2 - Aumentas a potência para 10,35 kVA mantendo o contrato trifásico (é recomendável ainda fazeres uma melhor distribuição das cargas pelas 3 fases)
- caso não seja possível poderás optar por uma de duas situações:
1 - Fazes uma melhor distribuição das cargas pelas 3 fases (vai dar trabalho e vai exigir alguma disciplina)
2 - Projeto para coluna, etc. (custos elevados, idealmente seria algo distribuído pelos vários condóminos mas ...)
Quem fez as ligações da placa? Foi feita a ligação usando as 3 fases ou a ligação monofásica? Consegues saber a potência de cada disco ou em alternativa a marca e modelo da placa?
- caso seja possível poderás optar por uma de duas situações:
1 - Alteras o contrato para monofásico mantendo a potência atual de 6,9 kVA (vais ter de fazer pequenas alterações na tua instalação)
2 - Aumentas a potência para 10,35 kVA mantendo o contrato trifásico (é recomendável ainda fazeres uma melhor distribuição das cargas pelas 3 fases)
- caso não seja possível poderás optar por uma de duas situações:
1 - Fazes uma melhor distribuição das cargas pelas 3 fases (vai dar trabalho e vai exigir alguma disciplina)
2 - Projeto para coluna, etc. (custos elevados, idealmente seria algo distribuído pelos vários condóminos mas ...)
Quem fez as ligações da placa? Foi feita a ligação usando as 3 fases ou a ligação monofásica? Consegues saber a potência de cada disco ou em alternativa a marca e modelo da placa?
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Mete isso a monofásico!!! e ainda poderás concerteza diminuir a potencia para 5.75kVA
Quem cria renasce todos os dias...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
BoasMontenegr0 Escreveu: 29 mar 2020, 17:12 Boa tarde,
Com essa potencia contratada tem apenas 10A por fase = 2300W por fase x 3 fases
A solução passa por pedir aumento de potencia, isto se o seu local de consumo o permitir.
Se o seu local de consumo não o permitir, poderá pedir essa potencia que agora tem instalada 10A/400V/6.9Kvas para monofásico, e vai passar a ter 230V/30A = 6.9Kvas
Os 6.9Kvas em monofásico por norma dá para uma casa normal, e com um uso cuidado de equipamentos.
Cpts.
Energy
Energy