contador

eliopinto
Curioso
Curioso
Registado: 04 dez 2019, 16:11

contador

Mensagem por eliopinto »

estou adquirir 1 imóvel, onde dentro da minha propriedade tenho o meu contador e o do vizinho inserido numa caixa perto do portão. Por sua vez vou ter de aumentar ao portão devida ao meu cão e para não me ter que me preocupar com a individuo que vem contar a luz estou a pensar colocar virado para o exterior.

A minha duvida é, tenho que avisar a EDP para o que vou fazer, ou basta entregar o trabalho a 1 electricista e ele trata de todo o processo (caixa para o contador, licença, etc....)?
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Re: contador

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Vai querer só alterar a posição do contador? Já tem a portinhola virada para a rua?

Cumps!
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Bom dia meu caro "eliopinto"

Tal como o colega "Gil82" o questionou, e muito bem deve:

1º - Preparar toda a parte de chegada (baixada).

Para esta situação deverá colocar quer a portinhola quer a caixa do contador, na face do muro virada para a via pública.

2º - Feita esta operação, deverá solicitar à EDPD local (serviços da AO = área operacional), a mudança dos equipamentos de proteção e contagem

Espero ter ajudado

CPtos

JAG
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Se não é habilitado para o efeito, o melhor é: "entregar o trabalho a 1 electricista e ele trata de todo o processo (caixa para o contador, licença, etc....)"
eliopinto
Curioso
Curioso
Registado: 04 dez 2019, 16:11

Mensagem por eliopinto »

Neste caso tenho que colocar tudo, julgo que não tem portinhola. Tenho mesmo que entregar tudo a um electricista, pois não sou habilitado para tal.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Muto bons dias meus caros!

Tenho uma dúvida que gostaria que os meus amigos pudessem comentar e esclarecer.

Aproveito este tópico para colocar a seguinte questão.

1º - Porque têm os contadores, analógicos e híbridos as respetivas ligações em Estrela e em Triângulo.

2º - Quando falta uma fase na média tensão, tendo o consumidor um contador digital, o que acontece aos equipamentos dos consumidores. E ao contador da digital da EDP.

espero que comentem esta minha dúvida, e me ajudem a perceber a questão que vos coloco?

CPtos

JAG
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Meus caros peço desculpa por não formular a pergunta convenientemente!

PS: quando me referi aos contadores analógicos e híbridos, queria referir-me aso contadores trifásicos para a contagem de energia activa e energia reactiva.

Muito obrigado pela vossa atenção e disponibilidade.

CPtos

JAG
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Faiante Escreveu: 07 mar 2020, 12:57 Muto bons dias meus caros!

Tenho uma dúvida que gostaria que os meus amigos pudessem comentar e esclarecer.

Aproveito este tópico para colocar a seguinte questão.

1º - Porque têm os contadores, analógicos e híbridos as respetivas ligações em Estrela e em Triângulo.

2º - Quando falta uma fase na média tensão, tendo o consumidor um contador digital, o que acontece aos equipamentos dos consumidores. E ao contador da digital da EDP.

espero que comentem esta minha dúvida, e me ajudem a perceber a questão que vos coloco?

CPtos

JAG

Boas,

a primeira coisa que acontece na BT é um abaixamento de tensão, reflectido nas três fases.

No consumidor vão ocorrer os problemas decorrentes de um abaixamento de tensão.

Entretanto irá ocorrer disparo na MT motivado pelo desequilíbrio de fases.

Ohmico
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Bons Dias meus caros participantes deste espetacular fórum de Eletricidade.

1º- Quero expressar o meu agradecimento e o meu bem haja a todos aqueles que dignaram ler os meus postes, a solicitar um pedido de ajuda.
2º - Agradecer em especial ao amigo "Ohmico" pela disponibilidade demonstrada em comentar e sugerir a questão relativa ao facto da falta de
fase na Média Tensão.

CPtos

JAG
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas Ohmico,
ohmico Escreveu: 08 mar 2020, 14:03
Ohmico
Olha que nem sempre há disparo, tive um caso à já muitos anos numa fábrica que recebia MT (ramal) e houve alguns motores a disparar pelo térmico, poucos mas havia. A tensão estava baixa, nos 380V.
Chamou-se o piquete, mediram e diseram a alta está um bocado baixa, mas dentro dos limites, podem é dar mais um ou dois pontos no transformador.
Deu-se dois pontos mas continuava baixa. Chama-se o piquete novamente, era outro e diz, da rede não é, é do vosso lado e foi-se embora.
Andava cá fora a olhar para a linha quando vejo o chicote de ligação da MT partido. Liga-se novamente para o piquete, aparece o mesmo, e pior que estragado diz, "já disse que é do vosso lado o que querem que faça" e aqui o artista diz se olhar para a vossa linha pode ver e não é necessário oculos para ver o chicote partido da MT do vosso lado. Nós andamos com esta situação desde manha, e já são 14horas e não almocei por vossa culpa. (foi até as 20 horas a repararem)

Os transformadores de MT na entrada normalmente é triangulo, e na baixa estrela (isto na rede publica).

"o artista fui eu"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu: 10 mar 2020, 18:56 Boas Ohmico,
ohmico Escreveu: 08 mar 2020, 14:03
Ohmico
Olha que nem sempre há disparo, tive um caso à já muitos anos numa fábrica que recebia MT (ramal) e houve alguns motores a disparar pelo térmico, poucos mas havia. A tensão estava baixa, nos 380V.
Chamou-se o piquete, mediram e diseram a alta está um bocado baixa, mas dentro dos limites, podem é dar mais um ou dois pontos no transformador.
Deu-se dois pontos mas continuava baixa. Chama-se o piquete novamente, era outro e diz, da rede não é, é do vosso lado e foi-se embora.
Andava cá fora a olhar para a linha quando vejo o chicote de ligação da MT partido. Liga-se novamente para o piquete, aparece o mesmo, e pior que estragado diz, "já disse que é do vosso lado o que querem que faça" e aqui o artista diz se olhar para a vossa linha pode ver e não é necessário oculos para ver o chicote partido da MT do vosso lado. Nós andamos com esta situação desde manha, e já são 14horas e não almocei por vossa culpa. (foi até as 20 horas a repararem)

Os transformadores de MT na entrada normalmente é triangulo, e na baixa estrela (isto na rede publica).

"o artista fui eu"

Cump.
Mário
Boas,

como percebeste a minha resposta é genérica não entra em grandes detalhes.

A distribuição hoje está mais protegida, o que não quer dizer que já se estenda a toda a rede.

Abraço

Ohmico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

É claro que está melhor (qualidade da energia agora tem peso), e o meu era ramal proprio, ainda por cima.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Boas tardes meus caros!

Relativamente à questão colocada, permitam-me que vos deixe neste espaço de informação/conhecimento, mais uma achega sobre o assunto solicitado.
1º Há alguns anos, ainda antes da qualidade de energia existir, as subestações eram dotadas de um dispositivo de pesquisa em relação às avarias existentes na rede média tensão.
Estes dispositivos recebiam o nome de pesquisadores de tensão.
Sempre que ocorria um disparo por máxima Intensidade numa linha MT, causando avaria nessa saída, acontecia que o dito pesquisador entrava em funcionamento. Este dispositivo ensaiava cada uma das celas de saída de uma subestação, deixando apenas a cela em avaria fora de serviço, enquanto as restantes se mantinham ligadas.
2º - Ainda antes da entrada em vigor deste regulamento, quer as subestações quer os postos de corte, eram dotados de:
Relés de máxima intensidade e
Relés de máxima tensão
E relés Homopolares
Na década de 90, muito das chamadas Direções de Rede, em especial a direcção de redes Sul, a qual era constituída pela região do Alentejo e Algarve
tinham instalados por linha ou saída da SE, diversos DARs, IARs e IATs.
O que significa cada uma destas siglas;- ora bem vejamos então o significado de cada uma delas:

DAR - Disjuntor Auto Religador.
IAR - Interruptor Auto Religador.
IAT - Interruptor Automático Teleacionado.

Estes aparelhos tinham uma filosofia de implementação tanto nas redes radiais como nas redes de interligação com outras SEs.
Hoje, a implementação destes equipamentos está fora de uso sendo colocados na rede MT os chamados OCRs- (Órgão de Corte de Rede).
Todavia, muitos dos equipamentos referidos anteriormente, foram reconvertidos para funcionarem como OCRs.

Relativamente aos disparos por proteção na Rede MT. Sempre que uma linha ou saída tem um arco aberto, ou linha partida, com o retorno no chão, funciona o relé homopolar ou então o chamado relé distância.
Quanto ao valor das tensões, permita-me que discorde do que atrás ficou dito e, passo a citar:
1º Uma das fases fica com o mesmo valor- 230 V
2º Outra fase fica com sobretensões - Aproximadamente 400 V
3 Quanto à terceira apresenta um valor próximo de 20 V ou seja uma subtensão.

CPtos

JAG
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª

Mensagem por Faiante »

Boas tardes.

PS: - Peço desculpa por Há pouco ter referido Pesquisador de tensão, quando deveria ter dito Pesquisador de Terras.

Obrigado pela vossa atenção.

CPtos

JAG
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Faiante Escreveu: 11 mar 2020, 13:49 Boas tardes meus caros!

Relativamente à questão colocada, permitam-me que vos deixe neste espaço de informação/conhecimento, mais uma achega sobre o assunto solicitado.
1º Há alguns anos, ainda antes da qualidade de energia existir, as subestações eram dotadas de um dispositivo de pesquisa em relação às avarias existentes na rede média tensão.
Estes dispositivos recebiam o nome de pesquisadores de tensão.
Sempre que ocorria um disparo por máxima Intensidade numa linha MT, causando avaria nessa saída, acontecia que o dito pesquisador entrava em funcionamento. Este dispositivo ensaiava cada uma das celas de saída de uma subestação, deixando apenas a cela em avaria fora de serviço, enquanto as restantes se mantinham ligadas.
2º - Ainda antes da entrada em vigor deste regulamento, quer as subestações quer os postos de corte, eram dotados de:
Relés de máxima intensidade e
Relés de máxima tensão
E relés Homopolares
Na década de 90, muito das chamadas Direções de Rede, em especial a direcção de redes Sul, a qual era constituída pela região do Alentejo e Algarve
tinham instalados por linha ou saída da SE, diversos DARs, IARs e IATs.
O que significa cada uma destas siglas;- ora bem vejamos então o significado de cada uma delas:

DAR - Disjuntor Auto Religador.
IAR - Interruptor Auto Religador.
IAT - Interruptor Automático Teleacionado.

Estes aparelhos tinham uma filosofia de implementação tanto nas redes radiais como nas redes de interligação com outras SEs.
Hoje, a implementação destes equipamentos está fora de uso sendo colocados na rede MT os chamados OCRs- (Órgão de Corte de Rede).
Todavia, muitos dos equipamentos referidos anteriormente, foram reconvertidos para funcionarem como OCRs.

Relativamente aos disparos por proteção na Rede MT. Sempre que uma linha ou saída tem um arco aberto, ou linha partida, com o retorno no chão, funciona o relé homopolar ou então o chamado relé distância.
Quanto ao valor das tensões, permita-me que discorde do que atrás ficou dito e, passo a citar:
1º Uma das fases fica com o mesmo valor- 230 V
2º Outra fase fica com sobretensões - Aproximadamente 400 V
3 Quanto à terceira apresenta um valor próximo de 20 V ou seja uma subtensão.

CPtos

JAG
Boas
Excelente explicação.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”