Disjuntor unipolar vs bipolar
Re: Disjuntor unipolar vs bipolar
No caso em discussão o sistema é sempre trifásico e "sempre" desequilibrado.
O monofasico é apenas uma parte deste sistema trifásico.
Ora o neutro é suposto pôr ordem neste sistema.
Caso o mesmo faça acender o busca polos alguma coisa não está bem e tem que ser remediada.
Um abraço
O monofasico é apenas uma parte deste sistema trifásico.
Ora o neutro é suposto pôr ordem neste sistema.
Caso o mesmo faça acender o busca polos alguma coisa não está bem e tem que ser remediada.
Um abraço
Boa tarde.
Sugiro a leitura das RTIEBT, secção "473.3.2 Protecção do condutor neutro".
Cumprimentos.
Sugiro a leitura das RTIEBT, secção "473.3.2 Protecção do condutor neutro".
Cumprimentos.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
O sistema desequilibrado causaria uma elevação do potencial do neutro caso a secção do fio do neutro fosse pequena. Se tivesse um fio neutro com uma secção bastante grande, mesmo num sistema bastante desequilibrado, nunca poderia ter uma elevação de potencial. Correcto?
Se houvesse algum terminal solto ou oxidado, também poderia aumentar o potencial? Correcto?
A presença de harmónicos de terceira ordem também pode provocar este problema?
Desculpem lá estar a levantar este tópico de novo, mas na fábrica onde trabalho, detectei uma voltagem de 40V entre o neutro e o terra no quadro geral da empresa!
Cumps,
Bruno
O sistema desequilibrado causaria uma elevação do potencial do neutro caso a secção do fio do neutro fosse pequena. Se tivesse um fio neutro com uma secção bastante grande, mesmo num sistema bastante desequilibrado, nunca poderia ter uma elevação de potencial. Correcto?
Se houvesse algum terminal solto ou oxidado, também poderia aumentar o potencial? Correcto?
Desculpem lá estar a levantar este tópico de novo, mas na fábrica onde trabalho, detectei uma voltagem de 40V entre o neutro e o terra no quadro geral da empresa!
Cumps,
Bruno
Duzia12 Escreveu:Isso é capaz de ser fase á terra.
Ou inducção
Oa sistemas dequilibrados, não provoção elevação do potêncial do neutro!!
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva colegas,
Posso assumir que o que escrevi neste post está correcto? Podem confirmar-me estas ideias?
Obrigado,
Bruno
Posso assumir que o que escrevi neste post está correcto? Podem confirmar-me estas ideias?
Obrigado,
Bruno
BLima Escreveu:Viva,
Cumps,
Bruno
Ou inducção
Atentamente,
Bruno
Bruno
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Tudo o que disse, pode acontecer. Mas cuidado com estas afirmações, não as usar como regra. Cada caso é um caso.BLima Escreveu:Viva colegas,
Obrigado,
Bruno
BLima Escreveu:Viva,
Cumps,
Bruno
Ou inducção
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Bom dia,
De facto não existem verdades absolutas.
Obrigado,
Bruno
De facto não existem verdades absolutas.
Obrigado,
Bruno
Atentamente,
Bruno
Bruno
- mitos
- Velha Guarda
- Registado: 02 jul 2009, 15:37
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 17 times
Massapina Escreveu:Boa tarde!
No caso do busca-pólos eu concordo consigo, mas se o neutro acender ai eu desconfio como é óbvio.
Quanto ao voltimetro também sei que posso usar a terra, no fim das contas o neutro é terra. Mas já me aconteceu mais do que uma vez que ao usar a terra em vez do neutro para verificar a presença da fase, o interruptor diferêncial me ir abaixo.
Cumprimentos.
Saudações...
Caros colegas sempre me disseram que "busca-polos" não são ferramentas de electricistas... são para curiosos...
Da malas de ferramentas de qualquer electricista deve sempre fazer parte um aparelho de medida (multimetro) de boa qualidade e com pilha em condições (para evitar falsas leituras),
no meu caso ando sempre com um AVO (de guerra) para primeiras impressões e em casos mais complicados tenho um Fluke 179, ambos são de extrema confiança mas na presença de variadores de frequencia ou UPS o primeiro não é tão fiavel como o segundo... em relação aos aparelhos chinocas só posso dizer uma coisa - tenho um filho com dois anos e quero ver ele a casar lol...
Em relação aos busca polos eles são muito faliveis, mesmo em presença de tensão podem não fazer leitura (lampada queimada, pele demasiado seca e piso isolante etc...) alem de que podem dar passaguem o que não é agradavel (já me aconteceu com um quando ainda usava... é o que faz fazer manutenção de quadros de maquinas á chuva - foi a minha ultima utilização de um busca-polos ficou feito em M**** logo ali... )
Nos aparelhos de medida existe uma regra que é fazer primeiro um ensaio com o aparelho antes de qualquer verificação (nem que seja apenas um teste de continuidade entre as pontas de prova para ver se estão interrompidas)
tal como já alguem disse com este tipo de aparelhos de boa qualidade podemos fazer o teste de presença de tensão entre o nosso corpo e os diferentes condutores ou entre a estrutura de um quadro e os condutores...
já agora nunca disparei nenhum diferencial com um multimetro
A nossa segurança SEMPRE em primeiro lugar
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
MiToS
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Só há elevação do potencial do neutro no caso de fase à terra ou fuga para a terra, o circuito vai-se fechar pela terra da instalação e pelo neutro à terra do posto de transformação.
Se o sistema de "impedâncias" for desiquilibrado, implica desiquilibrio de fases o ponto 0 da orige de fases desloca o potencial do neutro.
Mas este desquilibrio é entre as 3 tensões já que o potêncial do neutro é o mesmo em relação à terra. Se medir com voltimetro as fases teremos 400 V em cada e entre fase e neutro de 230 V.
Esse desiquilibrio é interno
Se o sistema de "impedâncias" for desiquilibrado, implica desiquilibrio de fases o ponto 0 da orige de fases desloca o potencial do neutro.
Mas este desquilibrio é entre as 3 tensões já que o potêncial do neutro é o mesmo em relação à terra. Se medir com voltimetro as fases teremos 400 V em cada e entre fase e neutro de 230 V.
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Viva,
Penso que devo ter mesmo um problema de terras pois entre as fases e o neutro tenho sempre a mesma tensão de 230V. Meço a tensão entre as fases e a terra e aí tenho aproximadamente 250V, 220V e 230V.
Alguém tem documentação sobre este efeito que o duzia12 referiu "de fase à terra ou fuga para a terra"?
Concordo com o que o mitos escreveu e usei para as medições um fluke 289. Com electricidade não se brinca. Ainda hoje, um colega meu soprou para as luvas a ver se estavam rotas e de facto estavam. O melhor foi quando começamos a ver os disjuntores e a respectiva cablagem, havia uma que estava descarnada! Um choque certo se não tivesse verificado as luvas!
Atentamente,
Bruno
Penso que devo ter mesmo um problema de terras pois entre as fases e o neutro tenho sempre a mesma tensão de 230V. Meço a tensão entre as fases e a terra e aí tenho aproximadamente 250V, 220V e 230V.
Alguém tem documentação sobre este efeito que o duzia12 referiu "de fase à terra ou fuga para a terra"?
Concordo com o que o mitos escreveu e usei para as medições um fluke 289. Com electricidade não se brinca. Ainda hoje, um colega meu soprou para as luvas a ver se estavam rotas e de facto estavam. O melhor foi quando começamos a ver os disjuntores e a respectiva cablagem, havia uma que estava descarnada! Um choque certo se não tivesse verificado as luvas!
Atentamente,
Bruno
Duzia12 Escreveu:Só há elevação do potencial do neutro no caso de fase à terra ou fuga para a terra, o circuito vai-se fechar pela terra da instalação e pelo neutro à terra do posto de transformação.
Atentamente,
Bruno
Bruno
* "Sistema trifásico desequilibrado": estarás a falar de trifásica sem neutro ligado (em 'estrela') ligando no chamado "neutro virtual".BLima Escreveu:Viva colegas,
A meu ver se o busca-pólos acende quando o encostamos ao neutro, parece-me a mim que podemos ter uma das seguintes situações:
- Um sistema trifásico desequilibrado para termos corrente pelo neutro
- Num sistema monofásico, a corrente é bastante elevada no neutro para que o potencial no ponto onde fazemos a medição esteja relativamente acima dos 0V (terra) para compensar a queda de tensão até ao PT.
Saudações,
BLima
* Não esquecer que os 'neons' dos busca-polos começam a acender acima dos 30V +/-! E têm uma resistencia interna' relativamente elevada. Isto é: acendem com 'pouca corrente'.
* "Compensar a queda de tensão até ao PT"... Compensação até ao PT? Que é isso?
A propósito de 'busca-polos': é um método expedito de de saberes onde está a fase, mas... pode ser uma 'indução' (fio desligado, encostado a uma fase num percurso longo, acende... Encosta a outra mão à parede, ou outra superfície condutora para ver se muda de intensidade luminosa!). Em ambientes críticos, se o busca-polos não acende, chanta fase-neutro, nem que seja com o alicate de pontas.
** A electricidade é gira mas perigosa.
mig666
-
- Curioso
- Registado: 15 dez 2008, 10:08
E nem existem muitas desculpas para não serem usados. Ocupam o mesmo espaço dos disjuntores unipolares, e custam relativamente pouco mais. Numa habitação, que normalmente não tem muitos circuitos, acaba por ser mais uns trocos.silva2008 Escreveu:ola
pois é verdade o bipolar oferece melhores e maiores garantias para um bom serviço
bom topico
Viva,
Caros colegas,
Como a electricidade é muito discreta o melhor é praticar hábitos seguros.
Atenção que electrocutado é a mesma coisa de ser morto/fulminado por corrente eléctrica...
Cump,
J. Vieira
Caros colegas,
Como a electricidade é muito discreta o melhor é praticar hábitos seguros.
Atenção que electrocutado é a mesma coisa de ser morto/fulminado por corrente eléctrica...
Cump,
J. Vieira