Corrente Max de Interruptor de Passagem
Corrente Max de Interruptor de Passagem
Boas,
Costumo comprar Interruptores de Passagem conforme o link abaixo.
https://mauser.pt/catalog/product_info. ... d=302-0708
Corrente máxima: 2A.
Se trabalho a 12V, isso significa que a potência máxima permitida seria 36W, pois 12V x 2A = 36W?
Se trabalho a 220V, isso significa que a potência máxima permitida seria 440W, pois 220V x 2A = 440W?
Agradecendo a atenção dispensada,
Se trabalho a 12V, isso significa que a potência máxima permitida seria 36W, pois 12V x 2A = 36W?
Se trabalho a 220V, isso significa que a potência máxima permitida seria 440W, pois 220V x 2A = 440W?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Corrente Max de Interruptor de Passagem
De uma forma simplista podemos assumir que o que concluiu está correto.pedipato Escreveu: 28 fev 2020, 09:54 Boas,
Mas...
12V DC ou AC?
220V já não é desde +/-1990. É 230V
A corrente eléctrica é mais difícil de cortar, se for em DC e se for AC, se ela for predominantemente indutiva. É aqui que começa a descambar os cálculos.
-
- Curioso
- Registado: 05 set 2018, 09:32
- Has thanked: 1 time
Boas,
O interruptor que indica no link é para 250VAC e uma corrente máxima de 2A. A conclusão a que chegou está correta mas tem de ter sempre atenção à tensão de emprego dos equipamentos.
O interruptor que indica no link é para 250VAC e uma corrente máxima de 2A. A conclusão a que chegou está correta mas tem de ter sempre atenção à tensão de emprego dos equipamentos.
Cumprimentos,
Ricardo Dias
Ricardo Dias
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Nelmindo ate poderia estar correto mas a multiplicacao falhou logo no Inicio 12 x 2 nao sao 36 mas sim 24nelmindo Escreveu: 28 fev 2020, 13:14De uma forma simplista podemos assumir que o que concluiu está correto.pedipato Escreveu: 28 fev 2020, 09:54 Boas,
Mas...
12V DC ou AC?
A corrente eléctrica é mais difícil de cortar, se for em DC e se for AC, se ela for predominantemente indutiva. É aqui que começa a descambar os cálculos.
Looll
Eu coloco a pergunta de outra forma qual o objetivo principal da utilização desse interruptor?
Agradeço o vosso retorno.
Ora se no interruptor diz max 2A 250V, não será a potência máxima 500W?
Trabalho em 12V DC e gostaria de saber qual a potência máxima que o interruptor aguenta...
Fico a aguardar o vosso parecer
Ora se no interruptor diz max 2A 250V, não será a potência máxima 500W?
Trabalho em 12V DC e gostaria de saber qual a potência máxima que o interruptor aguenta...
Fico a aguardar o vosso parecer

Não, o interruptor não é dimensionado em potência.
Os valores para DC, só o fabricante pode esclarecer isso, tudo o resto serão suposições.
Tens interruptores onde o fabricante, por exemplo, refere explicitamente 250 VAC e 2A (resistivo) ou 1A (indutivo), não fazendo referência a DC e como tal não devem ser usados em DC. Tens outros em que um modelo diz 15A - 250V AC e 15A - 12V DC e o modelo ao lado diz 15A - 250V AC e 15A - 30V DC, estes podem ser instalados em DC mas a tensão máxima DC é diferente, para a mesma corrente.
Os valores para DC, só o fabricante pode esclarecer isso, tudo o resto serão suposições.
Tens interruptores onde o fabricante, por exemplo, refere explicitamente 250 VAC e 2A (resistivo) ou 1A (indutivo), não fazendo referência a DC e como tal não devem ser usados em DC. Tens outros em que um modelo diz 15A - 250V AC e 15A - 12V DC e o modelo ao lado diz 15A - 250V AC e 15A - 30V DC, estes podem ser instalados em DC mas a tensão máxima DC é diferente, para a mesma corrente.
Bom dia meu caro " pedipato "!
Apenas estou a contribuir com a minha participação neste debate para lhe dizer que o amigo "joao-pt " tem toda a razão no que postou.
Deve olhar com atenção para a mensagem postada pelo "joao-pt ". Na postagem deixada por este amigo, ficou muito bem demonstrado o porquê da escolha do aparelho de comando.
Ai que saudades eu tenho das escolas Industriais, onde muito era ensinado e também onde muito se aprendia.
CPtos
JAG
Apenas estou a contribuir com a minha participação neste debate para lhe dizer que o amigo "joao-pt " tem toda a razão no que postou.
Deve olhar com atenção para a mensagem postada pelo "joao-pt ". Na postagem deixada por este amigo, ficou muito bem demonstrado o porquê da escolha do aparelho de comando.
Ai que saudades eu tenho das escolas Industriais, onde muito era ensinado e também onde muito se aprendia.
CPtos
JAG
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Nem tinha reparado que o produto estava mal efetuado... LOLlcmmonteiro Escreveu: 28 fev 2020, 19:18Nelmindo ate poderia estar correto mas a multiplicacao falhou logo no Inicio 12 x 2 nao sao 36 mas sim 24nelmindo Escreveu: 28 fev 2020, 13:14De uma forma simplista podemos assumir que o que concluiu está correto.pedipato Escreveu: 28 fev 2020, 09:54 Boas,
Mas...
12V DC ou AC?
Looll
Eu coloco a pergunta de outra forma qual o objetivo principal da utilização desse interruptor?
Agradeço os vossos comentários.
De facto o interruptor diz 2A 250V AC.
Qual será a potência máxima para 12V? Será que aguenta com 40W?
De facto o interruptor diz 2A 250V AC.
Qual será a potência máxima para 12V? Será que aguenta com 40W?
Boas tardes meu caro " pedipato"
Pela Lei de Ohm o amigo chega aos valores pretendidos rapidamente.
O interruptor tem definidas as suas características técnicas construtivas, pelo que deverá seguir as indicações fornecidas pelo fabricante da aparelhagem.
Caso pretenda informação sobre a intensidade suportável pelo dito aparelho basta-lhe fazer o seguinte:
I = Intensidade expressa Ampere - representa-se pela letra A
V = Tensão de serviço expressa em Volt - representa-se pela letra V
P = Potência elétrica expressa em Watts - representa-se pela letra P
Fórmula pela Lei de Ohm temos I = P/V isto porquê?
Porque P = Vx I ou P = I ao quadrado x R
Daqui se deduz que I = P/V retirado da fórmula supramencionada
CPtos
JAG
Pela Lei de Ohm o amigo chega aos valores pretendidos rapidamente.
O interruptor tem definidas as suas características técnicas construtivas, pelo que deverá seguir as indicações fornecidas pelo fabricante da aparelhagem.
Caso pretenda informação sobre a intensidade suportável pelo dito aparelho basta-lhe fazer o seguinte:
I = Intensidade expressa Ampere - representa-se pela letra A
V = Tensão de serviço expressa em Volt - representa-se pela letra V
P = Potência elétrica expressa em Watts - representa-se pela letra P
Fórmula pela Lei de Ohm temos I = P/V isto porquê?
Porque P = Vx I ou P = I ao quadrado x R
Daqui se deduz que I = P/V retirado da fórmula supramencionada
CPtos
JAG