Trocar Interruptor
-
- Curioso
- Registado: 24 ago 2015, 12:10
Trocar Interruptor
Olá Amigos.
Tenho um interruptor duplo que um botão liga a luz da rua (pois está à entrada) e o outro botão faz comutação interior que é corredor.
Sabem como devo fazer a ligação nova?
penso q o novo seja Legrand niloé
https://gyazo.com/75c9a9a4fdf238000fd6418a3258c0f8
Conseguem dar uma ajuda a trocar isto e as suas ligações?
Tenho um interruptor duplo que um botão liga a luz da rua (pois está à entrada) e o outro botão faz comutação interior que é corredor.
Sabem como devo fazer a ligação nova?
penso q o novo seja Legrand niloé
https://gyazo.com/75c9a9a4fdf238000fd6418a3258c0f8
Conseguem dar uma ajuda a trocar isto e as suas ligações?
Re: Trocar Interruptor
O esquema de ligação em princípio será este em anexo. Recomendo que coloques algo a identificar cada um dos condutores pretos para o caso de te enganares nas ligações possas voltar atrás.
-
- Curioso
Já fiz a alteração para esse esquema de cores.
Mas fica trocado. Ou seja,
para ligar a luz deve-se pressionar o botao para cima e se for para desligar para baixo e está ao contrario.
Se virar o interruptor fica certo este ligar/desligar, mas troca o lado das luzes que ligam o botao do lado de dentro da casa liga a luz da rua e o botao q fica do lado de fora liga as luzes de dentro.
Como ficou:
Mas fica trocado. Ou seja,
para ligar a luz deve-se pressionar o botao para cima e se for para desligar para baixo e está ao contrario.
Se virar o interruptor fica certo este ligar/desligar, mas troca o lado das luzes que ligam o botao do lado de dentro da casa liga a luz da rua e o botao q fica do lado de fora liga as luzes de dentro.
Como ficou:
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas mude o fio preto que tem o quadrado azul claro para ao pé, do fio curto castanho, num dos furos, talvez fique bem cump
-
- Curioso
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Entenda que e um comutador de escada duplo ou seja um dos botoes nao tera posicao para acender e apagar uma vez que comuta com outro comutador de escada.
Visto serem 2 comutadores em so um equipamento tem que entender que a fase tem que ser partilhada ou seja vai alimentar os 2 lados do comutador.
1 dos fios que funciona como retorno de um circuito qual parece ser a luz da rua tera que sair num dos lados do. Comutador por forma a criar o interruptor para esse circuito.
Ja os restantes serao responsaveis pela comutacao com o outro comutador de escada.
Visto serem 2 comutadores em so um equipamento tem que entender que a fase tem que ser partilhada ou seja vai alimentar os 2 lados do comutador.
1 dos fios que funciona como retorno de um circuito qual parece ser a luz da rua tera que sair num dos lados do. Comutador por forma a criar o interruptor para esse circuito.
Ja os restantes serao responsaveis pela comutacao com o outro comutador de escada.
-
- Curioso
Exacto.
Então e consegue exemplificar com um esquema de cores para resolver esta situação?
cumps
Então e consegue exemplificar com um esquema de cores para resolver esta situação?
cumps
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
boas diga-me o anterior comutador estava correto? so o botão que acende a rua é que consegue por a acender para cima e desligar para baixo. por isso lhe disse para tirar o fio preto sinalizado a azul claro e liga-lo num dos furos que estão ao lado do fio castanho curto sinalizado com o circulo amarelo, cump
Se entendi bem o problema, é só seguir o novo esquema em anexo, as setas assinalam os pontos que foram alterados relativamente ao primeiro esquema.
-
- Curioso
Olá.
Fiz igual à ultima imagem, mas tb nao funcionou.
Tanto andei com os pretos de um lado para o outro que consegui resolver.
Acho que onde está o laranja coloquei o azul de um lado e verde no lugar do laranja.
Depois passei o laranja para o lugar do azul.
Acho que foi assim.
Agradeço imenso a quem dispôs do seu precioso tempo para me tentar ajudar.
Um bem haja
Fiz igual à ultima imagem, mas tb nao funcionou.
Tanto andei com os pretos de um lado para o outro que consegui resolver.
Acho que onde está o laranja coloquei o azul de um lado e verde no lugar do laranja.
Depois passei o laranja para o lugar do azul.
Acho que foi assim.
Agradeço imenso a quem dispôs do seu precioso tempo para me tentar ajudar.
Um bem haja