A minha questão prende-se com o facto de ponderar trocar o disjuntor de 32A por um de 40A, uma vez que o ID do Q.Parcial é de 40A.lcmmonteiro Escreveu: 23 fev 2020, 18:34 Numa resposta indicou que o quadro parcial estava protegido por um disjuntor 32A. Agora indica que a secção e de 6 mm. Ate aqui tudo bem.
No entanto nesta última mensagem ja baralhou...
O circuito que alimenta o quadro parcial esta protegido no quadro geral. E neste que e garantida a protecção desse cabo. Se a seccao e 6 mm e o disjuntor 32A esta ok.
No quadro geral se tiver como indica um ID 40A como geral nao tem grande problema ate porque a proteccao dessde cabo nao e garantida no quadro mas sim na portinhola ou caixa de coluna (nao conheco a sua instalação).
Os disjuntores devem ser dimensionados de acordo com a seccao dos condutores por forma a garantir a sua seguranca.
Ja os IDs teem outra funcao garantir a seguranca de pessoas e bens. Nunca o cabo!
A questão dos cabos é porque responderam que as secções existentes estariam bem para as proteções aplicadas, só queria perceber se aumentando ficaria na mesma tudo bem.
E em relação às troca do Disjuntor e do ID do QG que são de 40A pelos modelos de 63A, com a secção de 10mm² entre o contador e o QG? Isto porque tenho uma potência contratada de 45A...