Resistências eléctricas
Resistências eléctricas
Bom dia a todos.
Tenho uma caldeira de geração de vapor trifásica com 3 resistências tubulares de 1500W. Elas estavam ligadas cada uma delas a uma fase e o outro polo interligado entre as 3 e ligado ao terra. Funcionava bem.
Tive necessidade de trocar por resistências de 2000w e liguei da mesma forma. Tudo correu bem até toda a caldeira estar quente, altura em que o diferencial dispara sempre. '
Alterei a ligação mantendo cada polo ligado a uma fase e os outros ligados entre si. O terra passou a estar ligado ao corpo da caldeira. A caldeira aquece e o diferencial não dispara.
A minha dúvida é ter a certeza de que a instalação desta forma está em segurança, e tentar perceber o porquê do diferencial disparar quando ligado da primeira forma quando antes funcionava bem. Também tenho neutro disponível para efectuar a ligação se necessário.
Obrigado
Tenho uma caldeira de geração de vapor trifásica com 3 resistências tubulares de 1500W. Elas estavam ligadas cada uma delas a uma fase e o outro polo interligado entre as 3 e ligado ao terra. Funcionava bem.
Tive necessidade de trocar por resistências de 2000w e liguei da mesma forma. Tudo correu bem até toda a caldeira estar quente, altura em que o diferencial dispara sempre. '
Alterei a ligação mantendo cada polo ligado a uma fase e os outros ligados entre si. O terra passou a estar ligado ao corpo da caldeira. A caldeira aquece e o diferencial não dispara.
A minha dúvida é ter a certeza de que a instalação desta forma está em segurança, e tentar perceber o porquê do diferencial disparar quando ligado da primeira forma quando antes funcionava bem. Também tenho neutro disponível para efectuar a ligação se necessário.
Obrigado
- Duende
- Velha Guarda
- Registado: 03 set 2008, 16:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 13 times
Re: Resistências eléctricas
Boa tarde,
Tente medir o consumo (Pinça Anperimétrica) entre fases e verifique se não há desequilíbrio entre elas, que provoque o disparo do IDR.
Cumprimentos
Tente medir o consumo (Pinça Anperimétrica) entre fases e verifique se não há desequilíbrio entre elas, que provoque o disparo do IDR.
Cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
E verificou se ficou tudo bem selado e que nao passagens nem de agua ou vapores para fora da zona e aquecimento?
Nao partiu nenhum corpo da ceramica?
Nao partiu nenhum corpo da ceramica?
Ficou tudo bem selado. Não há qualquer fuga nem resistências danificadas.
Ter o neutro ligado no ponto comum ou o Terra não tem o mesmo efeito?
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
duarteb Escreveu: 20 fev 2020, 14:04 Ficou tudo bem selado. Não há qualquer fuga nem resistências danificadas.
Tem sim senhor. Sao exactamente iguais na sua finalidade...
E por essa razao o ID atua dentro da sua obrigação...
Ora cumpre o seu dever e. Protege a pessoa ora nao faz nada...
Ai ai ai...
Terra de serviço nao e igual a terra auxiliar.
Neutro e neutro
Terra e terra....
E por situações deste genero que por vezes nos banhos sentem formigueiros e algumas passagens capazes de causar danos físicos...
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Boas,lcmmonteiro Escreveu: 20 fev 2020, 14:51duarteb Escreveu: 20 fev 2020, 14:04 Ficou tudo bem selado. Não há qualquer fuga nem resistências danificadas.
Tem sim senhor. Sao exactamente iguais na sua finalidade...
E por essa razao o ID atua dentro da sua obrigação...
Ora cumpre o seu dever e. Protege a pessoa ora nao faz nada...
Ai ai ai...
Terra de serviço nao e igual a terra auxiliar.
Neutro e neutro
Terra e terra....
E por situações deste genero que por vezes nos banhos sentem formigueiros e algumas passagens capazes de causar danos físicos...
????????????????
Ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Contacto:
Ohmico se foi dirigido a mim esqueci me de colocar a ironia bem visivel....
Pois a minha vontade era responder outras coisas mas achei por bem nao. O. Fazer...
Creio que seria sensato dar este topico por terminado pois creio que o final sera desagradável.
Cumprimentos
Pois a minha vontade era responder outras coisas mas achei por bem nao. O. Fazer...
Creio que seria sensato dar este topico por terminado pois creio que o final sera desagradável.
Cumprimentos